ALTO MINHO EM LISBOA: GUILHERME GALANTE, PROMOTOR DE PRODUTOS REGIONAIS – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
Nasceu na capital, mas subiu ao Norte, Ponte de Lima, para iniciar a sua vida académica na vertente de agropecuária; gostou da terra, fez amizades, clientes, e dedicou-se ao estudo dos seus produtos regionais, alargando contactos à região: Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Monção.
Começou por pequeno retalho vendas, agora é médio, mas a sua dedicação é ser um promotor do Alto Minho em Lisboa. Guilherme Galante é hoje uma referência como conhecedor de vinhos, enchidos, queijos, doces tradicionais, e de vez em quando promove degustações no seu espaço frente ao solar dos condes de Aurora com a sua Pipa de Sabores.
Dedicado na arte culinária, disponível para colaborar sempre que a profissão o liberta, o Guilherme, residente em Arcozelo, frente à sede do município, é um parceiro do nosso Clube de Gastronomia de Ponte de Lima. Nos últimos meses tem participado em algumas das nossas missões gastronómicas: em Bruxelas apresentou, a convite da nossa Confraria dos Vinhos de Portugal na Bélgica e seu embaixador Victor Alves Gomes, (foto2) o Loureiro biológico de Ponte de Lima – Stilla Pura – de Pedro Salvador, produzido na Gemieira, e os rosés da Adega Cooperativa de Ponte de Lima e do Sobrinho do Arcipreste, Viana do Castelo.
Depois, integrou a equipa coordenada pelo Chef Paulo Santos para confecionar o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima em Loures, a convite do Grupo Folclórico Verde Minho e autarquia; seguiu-se a responsabilidade da enoteca para o Bacalhau ao Gosto de Eça de Queirós, na Casa de Tomar, com elenco culinário ido da Ribeira Lima: Paulo Santos, Filipe Matos, Domingos Gomes e, João Leonardo Matos; voltou ao estrangeiro, desta vez á Suíça, novamente em missão gastronómica, Lausanne, onde também promoveu Loureiros e tintos maduros que comercializa.
Mas, o centro de suas atenções e abastecimento é a capital do país. Semanalmente, a viatura desce abastecida de néctares verdes e alvarinhos, de enchidos e fumados, para a clientela altominhota estabelecida no sector da restauração. A escolha do melhor do melhor é sua preocupação, pois gosta também de participar em provas e concursos vinícolas, aperceber-se das preferências do mercado de consumidores, e pretende agora possuir o seu espaço próprio para os petiscos molhados com vinhos selecionados.
Estamos assim perante um marketeer emprestado por Lisboa ao Minho e estimado por Ponte de Lima, pela sua dedicação e empenho no que há de bom por estas zonas, para os lisboetas saborearem e reconhecerem.