Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ALERTA COVID 19: DETETADO PRIMEIRO CASO EM MONÇÃO

Apela-se, mais uma vez, ao cumprimento das medidas de prevenção e contenção.

O novo coronavírus, Covid 19, está a alastrar-se pelo mundo, tendo Portugal conhecido, até ao momento, 169 infetados. Monção não está imune às consequências nefastas do vírus e, infelizmente, foi detetado o primeiro caso no nosso concelho.

A pessoa afetada está a ser devidamente acompanhada pelas autoridades sanitárias e as pessoas com quem manteve contacto estão a ser sinalizadas para, de acordo com o protocolado, procederem aos respetivos testes de despistagem do vírus e cumprirem o período de quarentena.

Sem alarmismo mas com a consciência que estamos perante uma situação bastante complexa, que urge a implementação de medidas exigentes e comportamentos rigorosos, torna-se urgente que cada monçanense interiorize a complexidade desta situação e adote todos os cuidados de prevenção e proteção. Fique em casa.

Nos últimos dias, foram tomadas várias medidas extraordinárias como resposta à situação epidemiológica, contudo, para minimizarmos o crescimento do vírus, importa que cada um de nós faça a sua parte, distanciando-se de aglomerações de pessoas e cumprindo, com rigor, as recomendações da Direção Geral de Saúde.

Temos de alterar os nossos hábitos do dia a dia, obrigando-nos a comportamentos responsáveis e cívicos, visando o cumprimento das medidas e orientações anunciadas. Quem não o fizer, estará a colocar em risco a sua própria vida e a dos outros, incorrendo em crime de desobediência.

Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil

Face ao evoluir da situação epidemiológica no nosso concelho e, também, às medidas anunciadas pela Junta Autónoma da Galiza, ontem, e do Governo Espanhol, hoje, a Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu esta tarde, na Biblioteca Municipal, tendo decidido a recomendação das seguintes medidas:

- Apelar ao Governo para avançar para a quarentena, no mínimo, até final do mês de março, seguindo o exemplo do governo espanhol que decretou, esta manhã, quarentena para todo o pais, por um período de 15 dias.

- Considerando o facto da Galiza ter avançado com o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais, apelar ao Governo para restringir a passagem na fronteira, apenas aos movimentos estritamente necessários.

 - Apelar à redução de horário ou encerramento de todos os locais que possam gerar aglomeração de população.

- Apelar ao Governo a criação de uma linha especial para a Proteção Civil.

- Proibir a população de efetuar queimas ou queimadas, de forma a garantir maior disponibilidade aos bombeiros voluntários para a situação epidemiológica.  - Aconselhar as empresas a utilizar o teletrabalho.

Estas medidas têm como objetivo conter a propagação do vírus, sendo preferível estarmos de quarentena, agora, por um curto período de tempo, do que arrastar esta situação por tempo indefinido, com as consequências negativas decorrentes desse facto.

A saúde de todos depende da atitude de cada um.

Seja responsável. Cumpra as recomendações da DGS. Fique em casa.