Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO TEM NOVA DIREÇÃO

Eduarda Alves foi ontem, 13 de junho, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa empossada Diretora do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. Uma cerimónia emotiva que levou a uma transformação completa da direção do Agrupamento.

_DSC7482

“Herdo um lugar de rigor e responsabilidade” disse a nova diretora do Agrupamento de Escolas, Eduarda Alves, durante o discurso de tomada de posse. A nova diretora do Agrupamento de Escolas disse que tem “consciência plena que ser diretora de uma unidade orgânica deste âmbito exige um rigoroso conhecimento das múltiplas realidades que a compõem e dos 18 atuais estabelecimentos de ensino e, antes de anunciar medidas e revelar propostas, farei todos os esforços para fazer o melhor em defesa do interesse público” disse. A nova diretora acrescentou três objetivos concretos ao seu programa de ação para os 4 anos de mandato que se seguem. “É objetivo melhorar a equidade e diminuir as desigualdades escolares, promover a qualidade da aprendizagem e a modernização da instituição e obter ganhos e eficiência na gestão dos recursos educativos. O projeto que assumo assenta no projeto educativo anterior que é “Com Celorico Educar e Inovar”. De facto, é objetivo “promover uma instituição pública que se renova, que se reinventa com um papel interventivo na sociedade”. Eduarda Carvalho Alves agradeceu o bom trabalho que tem vindo a ser promovido pela direção do Prof. Mota e do Prof. Ernesto referindo que neste novo projeto, nesta nova direção “ninguém se pode considerar dispensado de se pronunciar, todos são importantes, todos são necessários. É fundamental um agrupamento comprometido e consciente de que juntos podemos fazer mais e melhor”.

_DSC7422

A cerimónia de tomada de posse contou com uma série de individualidades nomeadamente com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto que valorizou as palavras da atual diretora atribuindo-lhe uma responsabilidade acrescida tendo em conta o trabalho desenvolvido pelas anteriores direções. “Este é também um momento de memória, que deve lembrar e enaltecer o trabalho desenvolvido pelo professor Mota e pelo Professor Ernesto, com quem lidei ao longo dos anos, e que sempre trabalharam de forma leal e comprometida pelo progresso da educação. Foram direções que sempre primaram pela responsabilidade, pelo trabalho conjunto, profícuo e positivo o que acresce uma dose de responsabilidade para a nova diretora do Agrupamento de Escolas. Mas, apesar do muito que foi feito, ainda há muito a fazer e tenho a certeza de que a nova diretora continuará no caminho do progresso porque apresenta características de liderança e sabe que a sua equipa de trabalho são todos os que fazem parte do sistema educativo, um dos segredos fundamentais para fazer o que realmente conta, criar condições para melhorar o ensino e aprendizagem” salientou o autarca.

Joaquim Mota e Silva disse que o Município continuará o seu trabalho colaborando ativa e diariamente com o Agrupamento de Escolas, “de forma franca e leal, trabalharemos para que tudo corra em conformidade”. O edil recordou as obras de requalificação que as várias escolas têm vindo a sofrer fruto do trabalho de parceria entre o Município, Ministério da Educação e Agrupamento, criando melhores condições de trabalho para a nova direção. Terminou a intervenção dizendo que “a educação é, de facto, central numa comunidade. Uma comunidade que se preze tem que apostar claramente na educação, uma comunidade que se preze tem que respeitar todos os que trabalham no sistema educativo. E estou certo de que, o trabalho que temos pela frente será extremamente positivo” concluiu.

A tomada de posse foi conduzida pelo Presidente do Conselho Geral, João Varejão e contou com a presença do Delegado Regional da Dgest Norte, José Mesquita, para além de outras individualidades locais.

A nova direção do Agrupamento de Escolas é assim composta por Eduarda Alves, como Diretora, Paulo Loureiro, como Sub-Diretor, as adjuntas da direção são Eva Lopes, Carla Silva Nunes e Helena Pinto. A coordenadora da Escola Básica da Mota é Anabela Peixoto, a coordenadora da Escola Básica da Gandarela é Carina Vasconcelos, a coordenadora do Centro Escolar de Celorico de Basto é Maria José Carvalho, o coordenador do Centro Escolar da Gandarela é o António Barroso e o Coordenador do Centro Escolar de Fermil é António Pinto.

_DSC7497

_DSC7552

_DSC7555