Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

AFETOS MARCAM DIA INTERNACIONAL DO IDOSO EM AMARES

Sorrisos, abraços, momentos partilhados e histórias de vida, marcaram a celebração do Dia Internacional do Idoso em Amares.

IMG_20181001_161746

Para assinalar a data e associando-se às diversas atividades dinamizadas um pouco por todo o concelho, a vereadora da Ação Social do Município de Amares, Cidália Abreu, e a provedora do idoso, enfermeira Gracinda Faustino, visitaram a Casa do Povo do Vale do Cávado, o Lar da Santa Casa de Misericórdia de Amares, o Centro Social e Paroquial de Lago, o Centro de Apoio aos Idosos de Bouro Santa Maria, o Centro Social e Paroquial de Lago, o Centro Social do Vale do Homem e Centro Social de Dornelas.

“O Município de Amares pretendeu homenagear os seniores do nosso concelho e uma vez que não conseguimos chegar a toda a população esta foi a forma que encontrámos de demonstrar o carinho, o respeito e a admiração que nutrimos por esta faixa etária da população. Fizemos questão de oferecer um bolo em jeito simbólico a cada uma destas instituições e partilhar com os nossos idosos um pedacinho do nosso tempo para que sintam o quanto são especiais para nós”, sublinhou Cidália Abreu.

“Aproveito esta ocasião para enaltecer, uma vez mais, o desempenho das IPSS´s do nosso concelho que fazem um trabalho extraordiário em prol desta população e deixar uma palavra de apreço a todos os dirigentes e colaboradores pelo empenho e carinho com que dedicam o seu dia-a-dia a cuidar destas pessoas”, acrescentou Cidália Abreu, que se mostrou “sensibilizada” pelas várias iniciativas preparadas pelas intuições para alegrar o dia dos utentes.

“Foi muito bom perceber o cuidado que todos tiveram para que este dia não passasse em branco. Desde a desfolhada, passando pela troca de experiências intergeracionais, até à música e trabalhos manuais, não faltaram motivos de alegria e de convívio para estas pessoas e isso é o mais importante”, concluiu.

Durante este périplo, que contou também com a presença da assistente social do Município de Amares, Ana Filipa Sousa, a provedora do idoso, endereçou palavras de carinho, reconforto e esperança a todos os utentes. “Vocês são o tesouro da sociedade, uma verdadeira enciclopédia de conhecimento” destacava Gracinda Faustino, reconhecendo a importante marca de cada sénior para a história de cada comunidade.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso comemora-se, anualmente no dia 1 de outubro, procurando sensibilizar a sociedade em geral para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar da pessoa idosa.

Há muito que, para a Câmara de Amares, o envelhecimento é uma área muito presente nas políticas municipais, que procura desenvolver um trabalho preventivo tendo em vista a promoção do envelhecimento ativo e o combate ao isolamento social, bem como procura disponibilizar um conjunto de apoios à população sénior do concelho. Recorde-se a este propósito o PAIMA - Projeto de Apoio a Idosos do Município de Amares, o 'Clic@r na melhor idade' e, ainda, o “Cartão Municipal Sénior”, o apoio à medicação e todas as parcerias criadas com várias IPSS´s do concelho.

IMG_20181001_105403

IMG_20181001_110121

IMG_20181001_113106

IMG_20181001_115358

IMG_20181001_143341

IMG_20181001_153311

IMG_20181001_154945