ACADEMIA DO BACALHAU DE BRUXELAS ORGANIZA TERTÚLIA DO LEITÃO E BACALHAU… SEM ESPINHAS! – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
A Academia do Bacalhau de Bruxelas, organiza no Sábado 23 do corrente mês de Novembro, uma Tertúlia onde o “rei das mesas de Portugal” estará acompanhado do seu amigo, Leitão á moda da Bairrada. O encontro será o convívio dos membros da instituição que promove a iguaria, presidida por Amândio Maia, e de confrades da Confraria dos Vinhos de Portugal na Bélgica, dirigida por Cecília Vidigal.
Com inscrições limitadas, o restaurante português em Bruxelas, propriedade do amigo Miranda, acolherá assim apreciadores e entendidos na tradição de Bom comer, longe de casa, mas com o tal sabor e as receitas tradicionais cumpridas. A tertúlia será o motivo deste encontro jantante a quase dois mil quilómetros da sua origem, e para além de portugueses também haverá participantes belgas e de outras nacionalidades.
Quanto ao receituário selecionado, o prato matriz será o Leitão assado em forno de lenha á Moda da Bairrada, cujos bichos para o banquete já foram selecionados! Como entrada, o entretém específico, será elaborado á base do dito, apreciado e benquisto peixe: espinheta de bacalhau, que alguns corromperam em tempos com outro nome de pu …, mas cujo registo, antiguidade de designação é de espinheta, pois o acepipe tem de ser servido – sem espinhas – aos comensais.