Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ABELHAS FAZEM COLMEIA EM FAMALICÃO PARA PROMOVEREM O MEL

Famalicão promove Feira da Abelha com venda de mel e muitas atividades. Evento insere-se no Dia Mundial da Abelha que se assinala na segunda-feira, dia 20 de maio

Uma Feira da Abelha com venda de mel e os seus derivados é uma das iniciativas mais atrativas das comemorações do Dia Mundial da Abelha, que o município de Vila Nova de Famalicão vai assinalar na próxima segunda-feira, 20 de maio, com um conjunto de atividades.

Mel atrai para a Feira da Abelha.jpg

O evento que vai decorrer na Praça D. Maria II, entre as 10h00 e as 17h00, vai contar com a presença de vários produtores locais de mel, apicultores e vendedores de plantas aromáticas. Paralelamente, irão decorrer vários workshops e ateliers, onde se vai ensinar a utilizar o mel na culinária, mas também a construir abrigos para abelhas solitárias e onde se vai explicar como se extrai o mel das colmeias, entre outros. Ao longo do dia, mais de 250 crianças das escolas do concelho irão participar nas diversas atividades.

No auditório da Fundação Cupertino de Miranda vai-se debater o tema “As abelhas, a polinização e a nossa alimentação”, com a presença de Tiago Moreira da APICAVE (Associação de Apicultores do Cávado e do Ave). Segue-se a temática da “importância das abelhas solitárias no ecossistema” com a presença do biólogo Vasco Cruz.

Entretanto, nos dias 20, 21 e 22 de maio estará patente nos jardins da Praça D. Maria II uma exposição de abelhas realizada pelo projeto Eco Escolas do concelho.

As comemorações do Dia da Abelha são promovidas pelo município através do Gabinete de Sensibilização Ambiental e têm como objetivo consciencializar a população em geral e a comunidade escolar em específico para a importância das abelhas.

Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem dos polinizadores. A polinização das abelhas é fundamental para garantir a produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas. Por isso se compreende a necessidade de proteção a todos os diversos tipos de polinizadores existentes na natureza.

Dia Mundial da Abelha

Programa

20 de Maio – Segunda-feira

10h às 17h – Praça Dona Maria II - Feira da Abelha

Venda de mel e seus derivados

Venda de plantas

10h e 14h30 – Auditório da Fundação Cupertino de Miranda - Colóquio

“AS ABELHAS, A POLINIZAÇÃO E A NOSSA ALIMENTAÇÃO” (O mundo das abelhas e a sua importância a nível global) - Tiago Moreira – APICAVE (Associação de Apicultores do Cávado e Ave)

“ABELHAS SOLITÁRIAS” (Importância das abelhas solitárias no ecossistema) - Vasco Cruz

11h e 15h30 – Praça Dona Maria II – Workshops, Ateliers

Workshop de Culinária (Utilização do mel na culinária) – Ana Monteiro

Workshop de Construção de Abrigos para Abelhas Solitárias (Construção de abrigos) – Vasco Cruz

Workshop APICAVE (Extração de mel) - Tiago Moreira

Atelier de Pintura (Decoração dos abrigos construídos) – Gabinete de Sensibilização Ambiental

20, 21 e 22 de Maio – Exposição de Abelhas realizadas pelas Eco Escolas do Concelho, nos jardins da Praça D. Maria II