Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

A TRADIÇÃO JÁ NÃO É O QUE ERA: ACABARAM AS JANEIRAS, COMEÇAM AS “FEVEREIRAS”!

Era outrora costume, desde o início do ano até à Epifania que ocorre a 6 de janeiro, pequenos grupos de pessoas percorrerem as ruas cantarolando de porta em porta, anunciando o nascimento de Jesus e desejando feliz ano novo.

img287

Levavam esses grupos consigo alguns instrumentos musicais tradicionais como a viola, a flauta, o bombo e a pandeireta e entoavam cantigas apropriadas pedindo as sobras das festas natalícias. No final, o grupo partilhava as oferendas recebidas. Trata-se da tradição do cantar das Janeiras, assim denominadas por terem lugar no mês de janeiro.

Com o decorrer do tempo e a sua entrada em desuso, os grupos folclóricos e outras associações culturais encarregaram-se de reanimar tais tradições, tocando e cantando e recolhendo as “sobras” que entretanto, passaram na maior parte dos casos a ser em dinheiro. E como tais entidades se debatem frequentemente com falta de recursos financeiros, eis que encontraram neste costume uma excelente forma de se financiarem, prolongando a “tradição” até aos finais do mês de janeiro e prevendo-se que a mesma num futuro próximo venha a estender-se… até ao carnaval!

Os grupos e associações ligadas ao folclore têm por missão preservar e divulgar a nossa cultura tradicional e não utilizá-la de forma mercantil, adulterando a sua verdadeira razão de ser.

Carlos Gomes / http://www.folclore-online.com/