Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PENAFIEL LEVA AO FOLKLOURES O TRADICIONAL “BAILE DOS PEDREIROS”

O Grupo Folclórico de Penafiel vai no dia 6 de Julho de 2019 trazer ao FolkLoures uma das tradições mais genuínas e pouco conhecidas da sua região – o Baile dos Pedreiros!

A próxima edição do FolkLoures decorre de 29 de Junho a 6 de Julho de 2019, e incluirá conferências, exposições, feira de produtos tradicionais e um festival de folclore a ter lugar no Parque da Cidade, em Loures. Trata-se de uma grandiosa iniciativa do Grupo Folclórico Verde Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loures.

CapturarPedreirosPenafiel

Perdem-se nos tempos as origens do “Baile dos Pedreiros”, aliás à semelhança de outras tradições do concelho de Penafiel como o “Baile dos Ferreiros” e o “Baile dos Pretos”. Estes bailes devem a sua existência ao Tombo das festas de Corpo de Deus em que cada corporação de artes e ofícios teria de apresentar, nas referidas festas, um baile bem constituído, bem trajado e com uma dança bem conseguida.

Descreve o escritor valenciano José Augusto Vieira, na sua obra “O Minho Pitoresco”, que no ano 1887, os Pedreiros vestiam de branco com faixa vermelha na cinta, barrete encarnado na cabeça, e traziam a tiracolo uma cabaça com bebida e a merenda. Sustentavam ainda numa das mãos um pico.

O mestre vestia de igual modo com excepção da casaca preta e de uma régua e de um esquadro que trazia nas mãos. A mestra vestia de lavradeira, o rapaz dos picos, do mesmo modo que os pedreiros. O meirinho, que era a figura da justiça naquela altura, vestia uma levita, cartola na cabeça, trazia uma bengala e empunhava uma arma…

Desfilavam pela cidade ao som de uma marcha, tocada por uma rebeca, instrumento pouco habitual hoje em dia, quando paravam encenavam uma dança em que o Mestre cumprimentava as entidades e relatava as obras que tinha realizado, desafiando os Pedreiros a dizer também.

A certa altura entre o Meirinho, o mestre e a mestra, desenrola-se uma pequena discussão, em que tudo acaba em paz.

Estes bailes correram o risco de se perderem. Porém, graças à Câmara Municipal de Penafiel e ao Grupo Folclórico de Penafiel, foram os mesmos reavivados, constituindo o FolkLoures’19 o palco privilegiado para destacar uma das tradições mais genuínas do povo português.

CapturarPRMarceloRS-FolKloures19.PNG

Layout 1

‘LAMAS SONS & VENTOS’ LEVA MÚSICA À PORTA DE LAMAS DE MOURO

Dia 6 de julho
No dia 6 de julho, a Porta de Lamas de Mouro, em Melgaço, recebe a segunda edição do “Lamas Sons & Ventos”, um espetáculo onde a música e a arte andam de mãos dadas. Será um momento único, de descoberta de sons e um ponto de encontro para os amantes da música no Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

Lamas sons e ventos (1).jpg

A sessão da abertura oficial acontece pelas 14h30, na Porta de Lamas de Mouro. Ao longo daquela tarde os participantes terão oportunidade de desfrutar de vários momentos musicais, protagonizados por diversos grupos: “A Jigsaw”, “West Coast Man” e “Minnemann Blues Band”.
Para quem estiver interessado em conhecer de perto a região e os seus costumes, durante a manhã, realizar-se-ão outras atividades, como um workshop de pão castrejo e uma pequena caminhada pela vila de Castro Laboreiro. Pelo meio, nã0 faltarão momentos de música e poesia. A paragem para o almoço acontece pelas 12h30, onde os participantes terão a oportunidade de degustar produtos regionais (é necessário realizar inscrição, no parque de merendas de Lamas de Mouro, sendo o custo de 10€ por pessoa).
Haverá ainda a possibilidade de apreciar arte, através da exposição de fotografia "Mulheres" (de Mercedes Vazquez Saavedra) e de assistir a momentos de pintura ao vivo, com os artistas Manuel Cunha e Paula Ribeiro - Pólen & Alua.
PROGRAMA
10h00 – Workshop de Pão castrejo e caminhada pela vila de Castro Laboreiro. Momentos musicais e poesia.
12h30 - Almoço volante com produtos regionais
14h30 - Sessão de abertura - Porta Lamas de Mouro
15h00 - Momento musical: “A Jigsaw”
16h30 - Momento musical: West Coast Man
18h00 - Momento musical: Minnemann Blues Band
19h30 - Jantar convívio (cachena assada 10€ por pessoa)
O evento é uma organização da empresa JUST NATUR- Events & Experiences in Nature, com o apoio da Câmara Municipal de Melgaço, da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro e do Hotel Castrum Villae.
As inscrições poderão ser feitas através do contacto 967 200 344.

Lamas sons e ventos (24).jpg

Lamas sons e ventos (34).jpg

Lamas sons e ventos (36).jpg

Lamas sons e ventos (41).jpg

Lamas sons e ventos (47).jpg

Lamas sons e ventos (60).jpg

FAMALICÃO PROMOVE ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL

Município e Centro de Formação de Associação de Escolas promovem ação de formação

O Município de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, promove no dia 1 de julho a ação de formação de curta duração (seis horas) "De Famalicão para o Mundo: Contributos da História Local”.

DSC_6307 (1).jpg

A iniciativa decorrerá entre as 10h00 e as 16h30, na Casa do Território, no Parque da Devesa.

Pretende-se com esta ação reconhecer a importância da história local na preservação da memória e património locais e identificar as ligações da história local à história nacional e universal. Esta ação pretende também apresentar contributos para a reflexão e divulgação do desenvolvimento de projetos escolares relacionados com a “História/Património Local” realizados no ano letivo 2018/2019. Inscrições e mais informações no Portal da Educação de Famalicão, emwww.famalicaoeducativo.pt.

FAMALICÃO EXIBE DOCUMENTÁRIO ACERCA DA PRIMATÓLOGA JANE GOODALL

Ambientar-se exibe documentário sobre Jane Goodall

É já nesta sexta-feira, dia 21 de junho, que se realiza mais uma sessão do ciclo de cinema “Ambientar-se”.

transferirjane.jpg

O filme escolhido para a sessão deste mês da iniciativa foi “Jane”, um documentário realizado por Brett Morgen a partir de imagens inéditas guardadas nos arquivos da National Geographic, sobre a vida da primatóloga Jane Goodall, cuja pesquisa sobre chimpanzés revolucionou a nossa compreensão do mundo natural.

Jane Goodall ficou mundialmente famosa devido à investigação que desenvolveu sobre o comportamento de chimpanzés na Tanzânia. Foi investigadora, ativista, fundadora do Jane Goodall Institute, ‘Explorer-in-Residence’ da National Geographic desde 2000 e Mensageira da Paz das Nações Unidas.

A iniciativa terá lugar na Casa do Território, no Parque da Devesa, a partir das 21h30, com entrada livre. 

Recorde-se que o ciclo de cinema “Ambientar-se” é promovido pelo Município de Famalicão, através do Parque da Devesa, e pretende despertar a atenção dos famalicenses para as causas e consequências dos problemas ambientais que o planeta enfrenta.

ATIVIDADES DE VERÃO “ENRIQUECEM” CRIANÇAS DOS 3 AOS 6 ANOS DO CONCELHO DE MONÇÃO

As atividades de verão para crianças do Agrupamento de Escolas de Monção, com idades entre 3 e 6 anos, iniciam-se no dia 24 de junho, prolongando-se até 12 de julho, decorrendo na Escola Básica José Pinheiro Gonçalves e na Escola Básica do Vale do Mouro, entre as 9h00 e as 17h00, com intervalo para almoço, nas cantinas das escolas, das 12h00 às 14h00.

Capturarmonçverao (1).PNG

Promovidas pela Câmara Municipal de Monção com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Monção e diversas associações do concelho, as atividades de verão são gratuitas, dividindo-se em três semanas para “chegar” a todas as crianças do ensino pré-primário do concelho de Monção. A autarquia assegura também o transporte de ida e volta.

As atividades de verão permitem a ocupação saudável das crianças num período de pausa letiva, proporcionando-lhes o contacto com um conjunto de ações enriquecedoras sobre o ponto de vista emocional e social. Constituem igualmente o ponto de partida para a apetência dos jovens pela prática recreativa e desportiva.

Para a vereadora da Educação, Juventude e Recursos Humanos, Natália Rocha, “a concretização das atividades de verão responde favoravelmente aos anseios dos pais, os quais encontram muitas dificuldades para ocupar os filhos neste período, revelando-se muito importantes no processo de sociabilização das nossas crianças”.

Nas atividades de verão, que acontecem pela segunda vez no concelho, estão previstas várias iniciativas de caráter pedagógico, lúdico, cultural e desportivo. Pede-se aos encarregados de educação que tragam as crianças com roupas confortáveis, de preferência desportiva, e calçado prático.

Nos dias de piscina e praia, é necessário toalha, chapéu, protetor solar e fato de banho. No dia da atividade “Vamos Pedalar” pede-se, caso seja possível, que tragam bicicletas para complementar as bicicletas disponibilizadas pela organização. As atividades terminam às 16h00 e a escola encerra às 17h00, solicitando-se aos encarregados de educação que recolham o seu filho naquele horário.

CERVEIRENSES VISITAM CHAVES

Familiaridade e animação marcam Passeio Sénior a Chaves

Mais um ano, e cerca de 800 Cerveirenses de todas as freguesias do concelho aderiram ao Convívio Sénior dinamizado pela Câmara Municipal. A cidade de Chaves foi o destino para um dia recheado de boa disposição e alegria entre os participantes que contou com a presença do executivo municipal e do Presidente da Assembleia Municipal.

Passeio senior 2.jpg

Destinado exclusivamente a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e/ou reformados recenseados no Concelho, o habitual Passeio/Convívio proporcionou uma visita completa a vários pontos de interesse da cidade de Chaves, nomeadamente o Centro Histórico, a bonita Praça Camões, e o forte cariz religioso com diversos templos. A importância do artesanato tem-se mantido ao longo dos séculos, com destaque para trabalhos em barro preto, a cestaria de Vilar de Nantes e as Mantas de Soutelo.

Chegada a hora do almoço, os cerca de 800 Cerveirenses recuperarem energias desfrutando da gastronomia local numa quinta flaviense, seguindo-se uma tarde animada com música e muita conversa. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e os Vereadores Vítor Costa e Aurora Viães, assim como o Presidente da Assembleia Municipal, António Machado, comprovaram in loco todo este convívio salutar entre os conterrâneos.

A organização do Passeio/Convívio Sénior de Vila Nova de Cerveira contou, uma vez mais, com o empenho das juntas de freguesia e, na divulgação, com o apoio das paróquias do Arciprestado do Concelho.

INATEL ORGANIZA EXCURSÕES ÀS FESTAS DA SENHORA DA AGONIA

A romaria da Senhora da Agonia, nasce de uma tradição muito antiga que remonta ao ano de 1772, da devoção dos homens do mar. A tradição religiosa e a fé das gentes do mar, preenchem as ruas com cor, alegria e festa.

Capturaragoniainatel19.PNG

1º DIA - CIDADES DE ORIGEM | VIANA DO CASTELO

Saída pela manhã em direção a Viana do Castelo. Almoço no INATEL de Santa Maria da Feira. Chegada a Viana do Castelo para assistência ao desfile da Mordomia (inicio previsto às 16H00). O desfile da Mordomia, um dos pontos mais altos dos festejos, com duração de mais de duas horas. Todas as localidades em volta da "Princesa do Lima" trazem à cidade uma mostra do que produzem, desde as Sargaceiras de Carreço, passando pelos teares de Perre, aos cestos floridos de Alvarães, artesanato com a famosa loiça de Viana, pintada à mão e assinada pelo artista, o ouro de família ao peito das mordomas, lavradeiras e as deslumbrantes noivas de Viana, nada falta a este deslumbrante cortejo. Check-in em hotel de *** em Viana do Castelo. Jantar em restaurante. Alojamento.

2º DIA - VIANA DO CASTELO | VILA NOVA DE CERVEIRA | VIANA DO CASTELO

De manhã, saída para passeio a Vila Nova de Cerveira, incluindo subida ao miradouro do Cervo, em autocarro. O miradouro mais conhecido de Vila Nova de Cerveira, com uma emblemática escultura, uma popular obra em ferro da autoria do escultor José Rodrigues. Localizada numa colina denominada Alto do Castro, é uma homenagem ao símbolo da vida onde, antigamente, abundavam veados. Daqui poderá vislumbrar grande parte do rio Minho, desde a passagem por Valença até à foz, em Caminha. Almoço no INATEL Cerveira Hotel****. Regresso a Viana do Castelo. Tarde livre para assistir às festividades previstas, o cortejo Histórico Etnográfico. Jantar em restaurante. Assista às festividades programadas para esta noite (Desfile "Vamos para o Festival", Festival Folclórico...). Alojamento.

3º DIA - VIANA DO CASTELO

Dia e almoços livres para assistência aos festejos. De tarde, oportunidade para assistir à procissão solene em honra à N. Senhora da Agonia pelas ruas da cidade. Jantar em restaurante. Noite livre, sugerimos que assista à Festa do Traje. Alojamento.

4º DIA - VIANA DO CASTELO 

Dia e almoços livres para assistência aos festejos previstos. Inibrie-se com as festas minhotas. Jantar em restaurante. Nesta noite preparam-se nas ruas da Ribeira os tapetes floridos. Alojamento.

5º DIA - VIANA DO CASTELO | REGRESSO 

Check-out no Hotel. Almoço livre. De tarde, oportunidade para assistir à Procissão do Mar, um dos momentos altos da romaria. Regresso com jantar livre em circuito.

Mínimo 35 participantes.

NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL, o programa poderá sofrer alterações.

TERRAS DE BOURO REALIZA SEMANA CULTURAL DA GEIRA NO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO CAMPO DO GERÊS

Semana Cultural da Geira de 25 a 28 de junho no Núcleo Museológico do Campo do Gerês

Decorrerá de 25 a 28 de Junho,  no Núcleo Museológico do Campo do Gerês,  uma semana cultural que terá como objectivo a valorização cultural da Geira “Via Romana”, com a recriação, em vários momentos, do Mundo Romano.

Semana Cultural da Geira_page-0001.jpg

O evento é organizado pelo Município de Terras de Bouro e englobado no Projeto Gerês/Xurês, Reserva da Biosfera Tranfronteiriça, sendo que, irá caracterizar-se por diversas atividades ao longo dos quatro dias, nomeadamente, percepções de técnicas de construção das vias e meios de transporte, peças teatrais, uma actividade intergeracional através do Projeto Bem Envelhecer, workshops e recriação da formação e vivência militar romana, entre outras.

De sublinhar ainda, a realização nos dias 28, 29 e 30 de três caminhadas sob o lema “À Descoberta do PNPG”, incluídas no Programa Anual das Caminhadas Guiadas da Associação Gerês Viver Turismo.

Semana Cultural da Geira_page-0002.jpg

VIZELA PAVIMENTA RUA DAS PEREIRINHAS

Concluída obra de pavimentação da Rua das Pereirinhas

No seguimento da reconstrução e recuperação da rede viária municipal implementada por este Executivo, está concluída a obra de pavimentação e repavimentação da Rua das Pereirinhas – S. Miguel.

Rua Pereirinhas.JPG

A obra foi executada numa parceria entre a Câmara Municipal de Vizela e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João.

A cargo da Câmara Municipal esteve a pavimentação e repavimentação da via na sua extensão, bem como alargamento da concordância da Rua de S. Bento com a Rua das Pereirinhas, para além do levantamento à cota do pavimento das caixas existentes. Da responsabilidade da junta de freguesia esteve a execução do muro de suporte confinante com a via pavimentada.

De realçar que a Rua das Pereirinhas sofreu ainda obras de intervenção da Vimágua, nomeadamente a colocação de infraestruturas de água e saneamento na rua.

O objetivo desta intervenção é assegurar a mobilidade e a segurança de quem diariamente circula naquela via, recuperando e melhorando as condições de acessibilidade de uma via cuja utilização se tem intensificado ao longo dos últimos tempos.

VIZELA ARBORIZA PARQUE DAS TERMAS

Vizela iniciou primeira fase da plantação no Parque das Termas

Depois da instalação do sistema de rega e a operação de marcação e piquetagem das plantações, iniciou ontem a plantação das primeiras árvores na antiga zona de “monte” do Parque das Termas.

PT plantação.jpg

As árvores a plantar, nesta primeira fase, serão pinheiros mansos, ciprestes, sobreiros, carvalhos e medronheiros. Após a plantação destas árvores iniciar-se-á a aplicação de hidrossementeira na zona de plataforma e nos taludes.

De destacar que as obras que se encontram decorrer no Parque das Termas incluem novos arruamentos pedonais e uma plataforma para a realização de concertos e para a colocação, sempre que necessário, de um palco amovível, libertando os locais onde habitualmente se realizavam os concertos, de forma a preservar o Parque durante a realização destes eventos.

De realçar também que ao longo dos últimos anos, o Parque das Termas não sofreu qualquer tipo de intervenção com vista ao seu desenvolvimento ou até mesmo à sua manutenção, sendo que o local da intervenção se encontrava totalmente degradado e que este abandono a que o Parque das Termas foi votado deu origem a vários incidentes no local relacionados com droga, prostituição e violência.

Neste sentido, decidiu este Executivo Municipal efetuar um projeto de fundo para a maior revitalização do Parque das Termas de Vizela das últimas décadas, em conjunto com a Companhia de Banhos de Vizela e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, no sentido de devolver aquele espaço a Vizela e aos Vizelenses.

PONTE DE LIMA DEBATE CINEGÉTICA

XI Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima. Colóquio da FENCAÇA “Compatibilização da Atividade Cinegética com as Atividades Turísticas Emergentes no Mundo”

No âmbito da XI Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima, a realizar este fim-de-semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, a FENCAÇA - Federação Nacional das Zonas de Caça Associativas, entidade que colabora com o Municipio na realização deste evento promove na sexta-feira, dia 21, às 16H30 um colóquio subordinado ao tema “Compatibilização da Atividade Cinegética com as Atividades Turísticas Emergentes no Mundo Rural”.

Colóquio.jpg

Oradores:

Dr.ª Margarida Duarte – Investigadora do INIAVE

Francisco Álvares - CIBIO-InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Port

Miguel José Correia Branco- Chefe da Seção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA)

Arq. Sandra Sarmento - Diretora da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte

Jacinto Amaro – Presidente da Federação Portuguesa de Caça

Victor Mendes – Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, aposta novamente na promoção e divulgação de todos os serviços e atividades ligadas ao setor da Caça, da Pesca e do Lazer, como também aos recursos cinegéticos do concelho.

CORO SENIOR DE ESPOSENDE APRESENTA-SE EM CONCERTO NO PORTO

A convite do Orfeão de Paranhos, o Coro Sénior de Esposende vai apresentar-se em concerto, no próximo sábado, dia 22 de junho, pelas 17h00, no salão da Cripta da Igreja de Paranhos, no Porto. O coro esposendense interpretará temas variados do tradicional e contemporâneo português, estando também prevista a exibição do coro anfitrião.

_DSC4431 (1).JPG

Este concerto representa a estreia do Coro Sénior fora do território concelhio, traduzindo-se em mais um reconhecimento deste projeto desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende e que é resultado do empenho e esforço de um conjunto de parceiros. Trata-se, efetivamente, de um projeto de inclusão e intervenção social através de uma prática artística, que procura, além da inclusão social e bem-estar dos coralistas, a promoção de uma longevidade bem-sucedida e saudável.

Este projeto repercute-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, no que concerne ao ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

O Coro Sénior de Esposende iniciou atividade em 2016, sob a direção da maestrina Ana Carolina Capitão e conta atualmente com cerca de 120 coralistas, que têm possibilitado o enriquecimento deste projeto com os seus contributos, saberes e vivências, contribuindo para uma longevidade bem-sucedida e saudável. Recorde-se que o Coro Sénior de Esposende foi agraciado com uma Menção Honrosa do Prémio BPI Seniores 2016, destinado a apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo.

O Orfeão de Paranhos teve a sua estreia a 6 de setembro de 2014 e conta com 75 elementos de todos os grupos etários, que integram os diferentes naipes musicais no Canto Coral. Ao longo destes cinco anos de existência, tem tido como coordenadora Diana e Silva, e como maestro e diretor musical, Sérgio Sousa Martins.

Está marcado para o próximo dia 5 de julho, às 21h30, no escadório Pe. Joaquim Lima, em Forjães, a realização do 3.º Festival de Coros Seniores, que contará com a participação do Coro Sénior de Esposende, do Grupo Coral da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e do Coro da Universidade Autodidata de Esposende. Este evento pretende promover e valorizar o trabalho que é desenvolvido em ambiente não formal e que visa o desenvolvimento emocional e social, nomeadamente o fortalecimento das relações interpessoais, a integração e a inclusão social. As vivências destes momentos tornam-se promotores do desenvolvimento individual e coletivo, e exercem uma função social e cultural.

_DSC4527.JPG

PONTE DE LIMA ABRE FEIRA DA CAÇA

XI Feira da Caça, Pesca e Lazer, 21 a 23 de junho, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, aposta novamente na promoção e divulgação de todos os serviços e atividades ligadas ao setor da Caça, da Pesca e do Lazer, como também aos recursos cinegéticos do concelho.

programa-fcpl-net-01.jpg

O concelho limiano dispõe de um numeroso conjunto de recursos de caça e pesca, que juntamente com o lazer formam um forte alvo de investimento e de procura. Assim, diversas empresas e associações dedicam-se a estas atividades e temáticas, promovendo o desenvolvimento do concelho. Desta forma, o evento pretende constituir-se como um fator de dinamização destes sectores, promovendo os recursos cinegéticos, as potencialidades para a pesca desportiva de água doce e o património natural e cultural do concelho associada à divulgação das diversas componentes turísticas do território.

Esta edição é feita em moldes semelhantes ao ano anterior, visto que tem respondido às exigências e às necessidades dos setores envolvidos, potenciando o seu encontro, com vantagens recíprocas.

A XI Feira da Caça, Pesca e Lazer tem assinatura do Município de Ponte de Lima, contando com a colaboração das Federações de âmbito nacional, de Associações do concelho, e de vários sectores que vão além da Caça e da Pesca, à Apicultura, Desporto, Floresta, Recreação, e Lazer, acrescentando novas dinâmicas ao certame.

Neste contexto, convidamos o Vosso Órgão de comunicação para a abertura oficial, na sexta-feira, às 17 horas.

Confira o programa da XI Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima, a realizar de 21 a 23 de junho, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima:

21 Sexta-feira

16h00 - Colóquio da Fencaça | “Compatibilização da Atividade Cinegética com as Atividades Turísticas Emergentes no Mundo Rural”

17h00 - Cerimónia de Inauguração

18h00 - Apresentação Pública de Novos Produtos de Artesanato

20h00 - Animação Musical

20h30 - Festa do Caçador (mediante inscrição prévia)

21h00 - Prova de Vinhos “A Casta Loureiro na Sub-região do Lima”

21h30 - Animação Musical

22h00 - Concerto - Sons do Minho

00h00 - Encerramento

22 Sábado

10h00 - Abertura da Feira

            Concurso de Pesca do Rio Lima

            Exposição de Matilhas

11h00 - Corrida de Galgos

12h00 - Animação Musical

14h30 - Concurso de Beleza de Podengos de Matilha

            Corrida de Galgos

15h30 - Showcooking: “À Caça do Codorniz”, com o Chef Daniel Pinheiro do Restaurante Casa do Provedor

16h00 - Concurso de Beleza de Cães de Presa

17h00 - Entrega de Prémios

17h30 - Demonstração de Traje Juvenil, Feminino e Masculino

18h00 - Concurso de Toque de Búzio

            Harmonização do Vinho Verde e Mel com a Pastelaria Limiana

20h00 - Animação Musical

21h00 - Prova de Vinhos Loureiro de Ponte de Lima

23h00 - Concerto - Andrea Pousa

00h30 - Encerramento

23 Domingo

07h00 - VI Troféu de Santo Huberto (Concentração na Expolima)

10h00 - Abertura da Feira

11h00 - Reunião de Esclarecimento | “Legislação e Importância das Matilhas de Caça Maior” - APMCM

12h00 - Animação Musical

15h00 - Concurso de Beleza de Cães de Rasto

            À Descoberta do Vinho Verde com Chocolate

15h30 - Concurso de Cães de Parar

16h00 - Concurso de Beleza do Podengo Português

            Concurso de Mel

16h30 - Entrega de Prémios

19h00 - Encerramento

programa-fcpl-net-02.jpg

programa-fcpl-net-03.jpg

programa-fcpl-net-04.jpg

VIZELA ESTÁ EM FESTA!

Quinta do Bill com Banda Filarmónica Vizelense marcam edição 2019 do Vizela em Festa

A Câmara Municipal de Vizela promove no próximo dia 21 de julho, a iniciativa “Vizela em Festa”, no Parque das Termas e Marginal Ribeirinha, entre as 10h e as 19h.

cartaz vizela em festa.jpg

De realçar que este evento será uma continuidade do realizado nos anos anteriores, mas com mais-valias no que diz respeito ao conteúdo, sendo que nesta edição está prevista a dinamização de oito zonas temáticas: zona do ambiente, zona de crianças, zona dos animais para adoção, zona dos jogos tradicionais, zona de desporto, zona de exposições, zona saúde e bem-estar e zona artesanato.

Os Quinta do Bill acompanhados pela Banda Filarmónica Vizelense será o concerto que irá marcar a edição deste ano do Vizela em Festa, num espetáculo que será com certeza memorável e que irá juntar milhares de pessoas na marginal ribeirinha.

O evento irá integrar dois PALCOS: o palco principal – Palco Ribeirinha, onde terá lugar o concerto dos Quinta do Bill, acompanhados pela Banda Filarmónica Vizelense; e o palco secundário – Palco Parque, onde se realizarão atividades desportivas e culturais. No palco secundário irão atuar os grupos da terra, a saber, SEDARF, Grupo Folclórico de Santa Eulália, Rancho Folclórico de Tagilde, Cavaquinhos da Casa do Povo e Grupo de Amigos das Concertinas de Vizela.

O Vizela em Festa conta ainda com muita animação de rua, de onde se destaca o grupo de animação Fita Cola, e duas praças de restauração.

Com a organização do “Vizela em Festa”, a Câmara Municipal aposta na qualidade e na diversidade social e cultural, esperando atrair milhares de visitantes ao nosso Concelho.

Vizela em Festa é um evento de todos e para todos.

Traga a família e venha à festa!

POETA AVELINO COSTA RODRIGUES APRESENTA EM VIEIRA DO MINHO O SEU LIVRO "POESIAS DO QUINTO IMPÉRIO"

Apresentação pública do Livro “Poesias do Quinto Império”

A Casa Museu Adelino Ângelo vai acolher, sábado, dia 22 de Junho, pelas 17h00 a sessão pública de apresentação do livro “ Poesias do Quinto Império”, de autoria de  Avelino Costa Rodrigues (IbnViterbo).

casa-lamas.jpg

Trata-se de um livro que já mereceu a atenção quer do Papa Francisco, quer do Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vieira do Minho convida os Vieirenses a participar nesta sessão inteiramente dedicada à poesia.

TERRAS DE BOURO REÚNE ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Assembleia Municipal de Terras de Bouro reunirá no dia 24 de Junho

No próximo dia 24 de junho, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro irá realizar, pelas 20h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sua  terceira sessão ordinária de 2019 e que contemplará a seguinte ordem de trabalhos:

1.Apreciação da atividade do Município, bem como da situação financeira do mesmo, nos termos definidos na alínea e) do n.º 1, do art.º 53, do Decreto – Lei nº169/99 de 18 de Setembro;

2.Contrato de delegação de competências – Proposta de Gestão de posto de abastecimento de combustíveis - Centro Náutico de Rio Caldo;

  1. Análise e votação da terceira Revisão aos Documentos Previsionais para o ano de 2019;
  2. Análise e votação da Proposta – Programas Estratégicos de Reabilitação Urbana;
  3. Análise e votação do Reconhecimento da Prescrição de Dívidas.

foto da Câmara Municipal de Terras de Bouro. (2).JPG

PONTE DA BARCA REQUALIFICA PISCINAS MUNICIPAIS

Requalificação das Piscinas Municipais de Ponte da Barca em fase de conclusão

O Presidente da Câmara, Augusto Marinho esteve, recentemente, em visita às obras de requalificação e beneficiação das Piscinas Municipais exteriores que já se encontram em fase de conclusão. A empreitada que a autarquia de Ponte da Barca está a levar a cabo incide, essencialmente, ao nível de substituição de tubagem, filtros e pastilha, e na substituição da relva na área envolvente.

65179893_1831421103625531_910551462096928768_o.jpg

“Trata-se de uma intervenção necessária e importante que resulta da falta de manutenção na infraestrutura durante um longo período de tempo” disse na ocasião o autarca barquense, acrescentando que “visa melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Município aos utilizadores daquela infraestrutura”.

Adjudicada pelo valor de 108.108,30€, a empreitada tem no dia 01 de Julho o prazo de conclusão, mas devido às condições climatéricas que se têm verificado, poderão ocorrer atrasos.

64578609_1831420956958879_2058865171169804288_o.jpg

VIZELA APOSTA NA REGENERAÇÃO URBANA

Câmara de Vizela aposta na Regeneração Urbana Sustentável para atrair pessoas ao centro da cidade

No seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela, a Câmara Municipal apresentou o RUS - Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável, que integra um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, potenciando a sua atratividade e reforçando a identidade do centro, para que esta não se perca ou sofra descaracterizações, dando uma nova vida a esta área, ao mesmo tempo que potencia a intervenção dos privados.

rus.jpg

Neste Plano de Ação destaca-se a obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, mas também de todas as artérias adjacentes, tal como a Rua Doutor Abílio Torres, a Av. dos Bombeiros Voluntários, a Rua Doutor Pereira Caldas (Rua da Rainha), a Rua Joaquim Pinto, a Rua Ferreira Caldas, a Av. Eng. Sá e Melo, o parque de estacionamento no Fórum Vizela e ainda a Casa da Cultura.

De destacar que este Plano iniciou com a já inaugurada requalificação da Rua das Termas e criação de uma pequena praceta de acesso ao estabelecimento termal, assim como as obras de requalificação da Rua Doutor Pereira Caldas, mais conhecida por Rua da Rainha, em execução neste momento.

O Presidente da Câmara destacou que a Câmara não poderia efetuar a requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria sem alargar às artérias adjacentes, afirmando que ‘tudo vai nascer do coração da cidade e vai espalhar-se ao longo de todas as artérias circundantes’.

Na vertente mais sustentável, este Plano integra ainda a requalificação do Parque das Termas, um projeto de fundo para a maior revitalização do Parque das Termas de Vizela das últimas décadas, em conjunto com a Companhia de Banhos de Vizela e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, no sentido de devolver aquele espaço a Vizela e aos Vizelenses; a requalificação das margens e leito do Rio Vizela, no seguimento do contrato assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente; e a criação de uma ciclovia, que fará a ligação da Freguesia de Infias à Marginal Ribeirinha.

Victor Hugo Salgado destacou ainda a vertente mais económica do RUS, realçando que, apesar de ser da Autarquia a capacidade de promover a reabilitação e revitalização dos espaços públicos, é também importante o envolvimento dos comerciantes e dos moradores, de modo a atrair novos consumidores e habitantes e, dessa forma, criar uma nova vida nos espaços intervencionados.

Assim, o Edil destacou dois mecanismos de incentivo criados pela Autarquia: as “Lojas Com História”, que tem como objetivo o reconhecimento de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, e que atribui um prémio monetário no valor de 3,000,00€ por ano aos primeiros 10 estabelecimentos; e o Prémio Municipal de Reabilitação Urbana – “Vizela Reabilita”, que tem como objetivo promover e incentivar as intervenções de reabilitação urbana e restauro do património edificado, e que vai distinguir as três melhores iniciativas de promoção de reabilitação e regeneração urbana, com três prémios de 4000,00€, 2000,00€ e 1000,00€.

Este Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável - RUS integra assim um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, num investimento de cerca e 3,5M€, sendo investimento próprio de 1M€, e que irá tornar irreconhecível o centro urbano de Vizela.

TERRABOURENSES FORAM A SALTO FAZER TIRO AOS PRATOS

7ª Prova do Circuito Interclubes de Tiro aos Pratos

No dia 16 de junho, na 7ª prova do Circuito Interclubes de Tiro aos Pratos que decorreu em Salto, Montalegre, a equipa de Tiro Desportivo do Clube CPE de Terras de Bouro contou com a participação de dois elementos que são referências históricas do tiro aos pratos concelhio, inscrevendo, pela 1ª vez, uma representação na categoria de Super-Veteranos.

1 - Salto.jpg

O maior destaque, no entanto, não vai para os mais experientes, que, desta vez, não atingiram o alvo da excelência, mas para o atleta mais jovem, cujo resultado o guindou ao 2º lugar do pódio na categoria de Sub25.

2 - Salto.jpg

3 - Salto.jpg

4 - Salto.jpg

5 - Salto.jpg

6 - Salto.jpg

7 - Salto.jpg

7ª Prova do Circuito Interclubes de Tiro aos Pratos.odt

8 - Salto.jpg

9 - Salto.jpg

10 - Salto.jpg

11 - Salto.jpg

12 - Salto.jpg

13 - Salto.jpg

14 - Salto.jpg