Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIZELENSES PASSEIAM A MONÇÃO E VALENÇA

Câmara de Vizela promoveu passeio com utentes do Desporto é vida! … e não tem idade

No âmbito da iniciativa ‘Desporto é vida! … e não tem idade’, e como forma de assinalar o final da época, a Câmara Municipal promoveu no dia 19 de junho, um passeio/convívio às cidades de Valença e Monção com o grupo de participantes naquela atividade.

passeio DVNTI.jpg

A atividade ‘Desporto é vida! … e não tem idade’  é um programa de atividade de carácter lúdico e desportivo que pretende motivar os idosos a adotar e manter um estilo de vida saudável, através da prática de atividade física regular e orientada. Funciona desde 2010 e apresenta-se como uma iniciativa que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

Este projeto promove a qualidade de vida dos munícipes com idade igual ou superior a 60 anos, contrariando o sedentarismo e o isolamento, através do estímulo à prática regular de atividade física, enquanto incentivo da autonomia funcional (estimulação motora) e sócio afetiva (integração social) dos seniores.

Atualmente, participam na atividade 140 idosos que se distribuem em duas aulas semanais, nas modalidades de ginástica funcional, realizada no pavilhão municipal e hidroginástica, no âmbito de uma parceria com o Ginásio Atual Fitness.

Numa idade tão assolada pelo isolamento, participar em atividades com outras pessoas é a melhor forma de abrir um novo capítulo na página da vida dos idosos, sendo por isso que a iniciativa “Desporto é vida! … e não tem idade” regressa já no próximo mês de setembro, pelo que se esperam novas pessoas a aderir à iniciativa.

PRÓXIMA REUNIÃO DE CÂMARA DESCENTRALIZADA DE MELGAÇO ACONTECE EM COUSSO

Amanhã, pelas 14h30

O executivo melgacense realiza amanhã, dia 26 de junho, a reunião de câmara descentralizada na freguesia de Cousso. A sessão, aberta ao público, decorrerá pelas 14h30 na sede da Junta de Freguesia.

reuniao-descentralizada-roussas (4).JPG

«Durante a reunião, a população poderá intervir e expor as suas dúvidas para que possamos, juntos, potenciar Melgaço», atenta o autarca Manoel Batista, considerando ser esta «uma excelente forma de o executivo estar ainda mais próximo dos seus munícipes, com o propósito de os envolver nas decisões políticas e na gestão do território».

As sessões têm acontecido bimestralmente, percorrendo as várias freguesias do concelho, garantindo, assim, a descentralização do funcionamento do órgão executivo municipal com o intento de envolver a população. Castro Laboreiro, Penso, Cristóval, Prado, Gave, Alvaredo, Paços, Parada do Monte e Roussas já receberam reuniões descentralizadas.

CADERNETA DE CROMOS E CONTO ILUSTRADO ESTIMULARAM A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS BARQUENSES

Foi na passada semana que o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho entregou, nas Escolas de Ponte da Barca, os prémios relativos ao Conto Ilustrado de Aventuras Saudáveis que tinha sido lançado pela autarquia aos alunos do primeiro ciclo, juntamente com uma caderneta de cromos distribuída aos aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas como um incentivo, de forma divertida, à prática de uma alimentação saudável.

Capturarcrom.PNG

Este projeto da Câmara Municipal, designado “Aventuras Saudáveis”, veio juntar-se ao programa do Regime de Fruta Escolar de distribuição gratuita de frutas e hortícolas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, 2 vezes por semana, durante 30 semanas, mas ao qual a autarquia barquense foi mais além: consciente dos benefícios do programa, este ano letivo, a autarquia estendeu-o aos alunos do pré-escolar, assumindo a totalidade dos custos.

Tanto a Caderneta de Cromos, que desafio os meninos e meninas a privilegiarem os alimentos mais saudáveis para o lanche escolar, o que lhes deu direito a vários cromos para preencher a caderneta, como o conto ilustrado que estimulou a imaginação e criatividade dos alunos na elaboração de uma história dos seus aventureiros Saudáveis e a respetiva ilustração, mereceram destaque, tendo sido premiados os melhores e entregues certificados de participação a  todos os alunos.

VENCEDORES:

1º ano

Nome: Adele Vancherschaver

Escola: Centro Escolar de Crasto

Turma: 1

2º ano

Nome: Beatriz Alpoim Fernandes

Escola:Escola Básica Diogo Bernardes

Turma: 2ªB

3º ano

Nome: Sofia Abreu Silva

Escola: Escola Básica Diogo Bernardes

Turma: 3ºA

4º ano

Nome: Maria João Pereira

Escola: Escola Básica Diogo Bernardes

Turma: 4ºB

crom (1).jpg

crom (2).jpg

crom (3).jpg

ARCOS DE VALDEVEZ APOIA ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez entregou 42 Bolsas de Estudo para o ensino superior

Este ano a Câmara Municipal duplicou o número de bolsas atribuídas aos alunos do ensino superior, tendo entregue 42 bolsas, no valor global de 24 800,00€.

IMG_9724.JPG

O município empenha-se em ajudar aqueles que pretendem seguir com os seus estudos através da atribuição de bolsas de estudo, estando atenta ao sucesso escolar e às dificuldades dos alunos do concelho.

Neste momento o Presidente da Câmara Municipal referiu a importância de se formação e querer ir mais além profissionalmente, voltando a frisar que o Município estará sempre disponível para apoiar a educação dos jovens do concelho.

BARCELOS VOLTA A PARTICIPAR NA FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO

Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira estará em destaque

O Município de Barcelos estará representado, pela 14.ª vez consecutiva, na Feira Internacional de Artesanato – FIA, em Lisboa, de 29 de junho a 7 de julho. A FIA é um certame de referência na Península Ibérica no âmbito da promoção do artesanato português e estrangeiro.

Bordado de Crivobarcel.JPG

A imagem do stand de Barcelos consistirá num conjunto de várias produções artesanais locais, ao nível tradicional e contemporâneo, com especial destaque para o Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira, que se encontra em processo de certificação, já inscrito no Registo Nacional de Produções Certificadas, desde 29 de junho do ano passado. Trata-se de uma produção tradicional de qualidade excecional com características muito próprias e diferenciadoras de produções congéneres e com muita notoriedade no mercado de Lisboa.

Barcelos, enquanto Cidade Criativa da UNESCO, assume maior responsabilidade relativamente à promoção, preservação e valorização do artesanato barcelense em certames desta magnitude, no sentido de tornar realidade a sua internacionalização e promover o desenvolvimento  sustentável deste setor económico que promove a empregabilidade de dezenas de famílias.

A participação na FIA integra-se na estratégia de promoção do turismo criativo com artes tradicionais, registo no qual Barcelos se quer posicionar também como referência a nível nacional.

O Município espera ainda envolver a comunidade artesanal neste evento transformando-o num palco de divulgação da excelência do artesanato produzido em Barcelos.

FIABarcelos.jpg

VIMARANENSES DANÇAM NO FOLKLOURES’19

Rancho do Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos vai a Loures participar na próxima edição do FolkLoures – Encontro de Culturas

Rancho do Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, de Guimarães, vai no próximo dia 6 de Julho participar no FolkLoures’19 – Encontro de Culturas, uma grandiosa iniciativa de cariz tradicional organizada pelo Grupo Folclórico Verde Minho em colaboração com a Câmara Municipal de Loures.

CapturarMConegos

Moreira de Cónegos é uma freguesia situada na zona sul do Concelho de Guimarães, situada na zona de transição entre este concelho e o de Santo Tirso, integrando ambos os concelhos uma região que do ponto de vista histórico e geo-etnográfico corresponde à antiga Comarca d’Entre-o-Douro e Minho.

Com base em recolhas e informações relacionadas com as vivências do povo de Moreira de Cónegos, o Rancho do Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos representa com o maior rigor possível o modo de vida dos finais do Séc. XIX e início do séc. XX.

O Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos foi fundado em 1983 com um Rancho Infantil.

Dois anos mais tarde, foi fundado o Rancho Adulto, que permitiu que as crianças e jovens do Rancho Infantil, à medida que fossem crescendo, transitassem para o Rancho adulto, dando continuidade à defesa e preservação das tradições, usos e costumes da nossa terra. O Rancho Adulto fez a sua primeira atuação em público em 23 de Novembro de 1986.

É composto por cerca de 45 elementos desde dançadores, a cantadores, elementos do coro e tocata.

Apresenta uma variedade de trajes representativa de diversas classes sociais à época como o Traje de Domingar, Traje de Lavradeira Rica, Traje de Festa, Traje de ver Deus, Traje de Noivos, Traje de Trabalho, Traje de Feira e Traje de Eira.

Do vasto repertório, destacam-se danças típicas como Malhões, Viras, Canas Verdes, Chulas e Vareiras.

O Rancho do Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos é Sócio da INATEL e Sócio Efetivo da Federação de Folclore Português.

CapturarPRMarceloRS-FolKloures19.PNG

Cartaz-2019 (23).jpg