Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PROGRAMA “MISSÃO C” – FIM DE SEMANA DE CAMPO

Numa parceria entre o Projeto School4All e o GAF – Gabinete Social de Atendimento à Família, com enquadramento nas atividades previstas no programa “Missão C”, decorreu, nos dias 6, 7 e 8 de abril, um fim de semana de campo para jovens.

Durante estes dias, numa lógica de promoção de comportamentos positivos, os participantes tiveram a oportunidade de treinar algumas competências como a responsabilidade, o respeito mútuo, o trabalho e espirito de equipa, o reconhecimento da autoridade e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Nesta iniciativa, contou-se com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção que, generosamente, providenciou o alojamento dos jovens e monitores, ficando a alimentação a cargo do restaurante situado no quartel dos bombeiros.

O planeamento e dinamização das atividades lúdicas e desportivas foram da responsabilidade da GNR de Monção, proporcionando, com dedicação e amabilidade, vários momentos enriquecedores que permanecerão na memória dos jovens participantes.

A todos, o Município de Monção e a equipa do School4All-Monção agradecem a disponibilidade e profissionalismo na concretização desta atividade. Muito obrigado pela recetividade e envolvimento.

Ação 1 – Integrado no Projeto “School4All”, promovido pelo Município de Monção, no âmbito do PIICIE, co-financiado pelo Norte 2020/FSE.

MONÇÃO FESTEJA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA

Muito concorrida por romeiros portugueses e galegos, a Festa em Honra à Nossa Senhora da Cabeça, em Cortes, realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de abril. O principal dia da festa é na terça-feira, dia 23, reservando aos fiéis os momentos mais solenes da festividade.

A entrada da Banda Musical de Monção tem lugar às 9h00, seguindo-se, pelas 11h00, missa solene com sermão, seguida de majestosa procissão acompanhada de quadros bíblicos e orquestrada pela Banda Musical de Monção.

Com a finalidade de melhorar as condições disponibilizadas aos visitantes e prevenir eventuais contratempos climatéricos, a festividade deste ano conta com uma área coberta de mil metros quadrados, onde se localizam os expositores comerciais e gastronómicos.

Além do seu aspeto festivo, com atuação de grupos populares e orquestras galegas, a celebração da Senhora da Cabeça, logo a seguir à Páscoa, assume-se, desde muitas décadas, como uma festa dedicada ao convívio e confraternização com famílias inteiras a fazerem o “merendeiro” nas zonas sombreadas próximas da capela.

Em tempos idos, quando Monção ainda tinha a estação de comboios em funcionamento, milhares de pessoas deslocavam-se, nestes dias, da sede do concelho até ao apeadeiro de Cortes, num percurso de três a quatro quilómetros. A afluência era tanta que a CP fazia horários especiais para cobrir as necessidades da procura.

Ao caráter festivo e confraternizador da festa, junta-se uma acentuada e sentida carga religiosa. O interior da capela está sempre lindíssimo, sendo habitual a presença de crentes no “pagamento” de promessas. Por tradição, adquirem uma cabeça de cera de Nossa Senhora e cumprem o prometido na procissão ou à volta da capela.

AQUAMUSEU DO RIO MINHO APRESENTA O SÁVEL E A TRUTA

Sável e truta-comum em destaque no Aquamuseu do rio Minho

Entre abril e junho, o Aquamuseu do Rio Minho volta a promover duas exposições que visam proporcionar à população em geral um conhecimento mais alargado sobre duas espécies presentes no rio Minho: o sável e a truta-comum.

EXPOSIÇÃO TRUTA COMUM.jpg

Pela sua importância a nível económico e também social, a mostra intitulada “O Sável do rio Minho” revela a distribuição, as características, os períodos e artes de pesca, os registos da pesca, assim como alguns testemunhos e termos utilizados pelos pescadores.

Não obstante, e igualmente muito apreciado pelas pessoas e pelos pescadores de pesca desportiva, a truta-comum também estará patente numa exposição distribuída por painéis informativos e fotográficos junto à entrada do Aquamuseu. O objetivo é dar a conhecer algumas das características gerais, reprodução, habitat e ameaças deste salmonídeo.

Fica o convite para uma visita ao Aquamuseu, complementada por estas duas sugestões.

BARCELOS LEVA OLARIA ÀS CALDAS DA RAINHA

Encontro com ceramistas assinala comemoração na Caldas da Rainha. Barcelos marca presença no 1º aniversário das Cidades e Vilas Cerâmicas

O Município de Barcelos estará representado hoje pela Vereadora da Cultura, Armandina Saleiro, nas Caldas da Rainha, no âmbito do 1º aniversário de existência da APTCVC (Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica). Na comemoração, estarão os catorze municípios cerâmicos portugueses que irão aproveitar para divulgar os seus objetivos junto de outros municípios candidatos à Associação.

Museu de Olaria (1).jpg

A representar Barcelos estarão também os oleiros Paulo César Silva (olaria vidrada) e Armando Braz (olaria fosca ) e o ceramista Joaquim Esteves ( figurado/ cerâmica contemporânea).

A APTCVC tem como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, todos com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial.

Bom Dia Cerâmica!

O programa “Bom Dia Cerâmica” será também apresentado, no âmbito desta comemoração. Este ano terá lugar a 18 e 19 de maio em toda a Europa, para chamar a atenção do público e das autoridades nacionais para este produto e material ligado aos primórdios da civilização e que até hoje constitui um testemunho da criação humana e da criação de valor e de emprego.

O Município de Barcelos, através do pelouro da Cultura, tem preparado um programa conjunto com o “Bom dia Cerâmica” e as comemorações do “Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus. Para o dia 18 de maio, no Museu há visitas guiadas (manhã e tarde) e oficina de conto para famílias (tarde). À noite, na Noite Europeia dos Museus, há lugar para o concerto "perhaps only as a memory” - Barcelos Cidade Criativa, Projeto de Criação Artística de Frederico Dinis.

No dia 19 de maio, o “Bom dia Cerâmica” proporciona visitas guiadas - cerâmica nos espaços públicos de Barcelos; ”Olaria e Gastronomia” com uma mostra da gastronomia local tradicional, confecionada em objetos cerâmicos (campo 5 de Outubro); uma peça de teatro "Argila", pelo Teatro da Didascália, às 15h00,  no Teatro Gil Vicente; visitas guiadas ao Museu de Olaria; visita à exposição ABORDAGENS, da autoria do ceramista barcelense Joaquim Esteves; e oficinas de modelagem para o público em geral.

No início de maio, com a comemoração do Dia Nacional do Azulejo (6 maio), há visitas para grupos, com marcação prévia, para conhecer a rota do azulejos, em Barcelos.

BARCELOS COMEMORA 25 DE ABRIL

Comemoração do 25 de Abril: Inaugurada Pintura Mural alusiva às ‘Três Marias’

‘Cerveira, Vila das Artes’ vê nascer mais uma intervenção artística ao ar livre, veiculadora de uma mensagem forte em torno da liberdade de expressão associada à causa feminista. Para assinalar o 45º aniversário do 25 de Abril, o Município de Vila Nova de Cerveira inaugura a Pintura Mural de homenagem às ‘Três Marias’ (80m2), da autoria de um reconhecido artista plástico, o brasileiro Elton Hipólito, e que enaltece os valores da dignidade, coragem e liberdade plasmados no julgamento de três escritoras portuguesas durante o antigo regime. Programa comemorativo contempla ainda música, recital de poesia e uma exposição.

CARTAZ FINAL 25 ABRIL 2019.jpg

Arte e música voltam a ser a forma de expressão escolhida por Vila Nova de Cerveira para manter viva a ‘Revolução dos Cravos’, data histórica e emblemática para todos os portugueses, símbolo da liberdade e democracia. Neste sentido, a Câmara Municipal propõe uma programação cultural gratuita ao longo de dois dias.

Para o dia 24 de abril, às 17h30, no Fórum Cultural de Cerveira, está agendada a inauguração da exposição intitulada “25 de Abril sempre Mulher e sempre Liberdade” que homenageia 14 escritoras e artistas residentes, no feminino, apresentando alguns dos seus trabalhos e obras; seguindo-se à noite o recital “A Poesia é uma arma carregada de futuro”, com criação e interpretação de Pedro Lamares, às 21h30, no Cineteatro. Gabriel Celaya dá o mote a um recital que vem de Gil Vicente e Camões aos autores contemporâneos, com os olhos bem fincados no nosso tempo, em busca de futuro. Com algum humor e uma lógica de conversa, abre-se um espaço de diálogo com o público.

As comemorações do dia 25 de Abril arrancam com o hastear da Bandeira Nacional, com guarda de honra do corpo de Bombeiros Voluntários, e ao som do Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, sob direção musical da maestrina Cíntia Pereira. No período da tarde, a Câmara Municipal convida a população a assistir ao concerto e recital de poesia da Banda do Exército do Porto, pelas 15h00, no Cineteatro de Cerveira, um espetáculo que percorre o universo musical e poético da designada música de intervenção.

O encerramento do programa de comemoração do 45º aniversário do 25 de Abril em Vila Nova de Cerveira apresenta-se como um momento artístico único da perpetuação da liberdade de expressão associada à afirmação feminista. Após o sucesso da Pintura Mural de homenagem ao Mestre José Rodrigues, visível na fachada do Cineteatro de Cerveira, o artista plástico brasileiro Elton Hipólito propõe-se a uma segunda intervenção artística alusiva ao 25 de Abril, com referência ao último caso de perseguição de escritores por parte do regime ditatorial de Salazar, e que ficaria internacionalmente conhecido como ‘Três Marias’.

Corria o ano de 1971, quando as autoras Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa lançaram a obra ‘Novas Cartas Portuguesas’, que revelava ao mundo a existência da discriminação contra a mulher em Portugal. Acusadas pelo Estado português de terem escrito um livro pornográfico e atentatório da moral pública e bons costumes, as ‘Três Marias’ ficariam conhecidas em todo o mundo pelas repercussões deste julgamento, classificado como a primeira causa feminista internacional. O julgamento não chegou ao fim porque surgira, entretanto, a Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974.

Com inauguração prevista para as 16h15, a Pintura Mural ‘Três Marias’ vai surpreender junto ao Baluarte de Santa Cruz, pelos seus 80m2 e pela mensagem a transmitir.

COMUNICADO TRANSDEV PORTUGAL

GREVE DOS MOTORISTAS DE TRANSPORTE DE MATÉRIAS PERIGOSAS

Matosinhos, quarta-feira, 17 de abril de 2019

Face às crescentes dificuldades no abastecimento de combustíveis que, em função da greve dos motoristas de matérias perigosas, estão a afetar de forma generalizada todo o território nacional, a Transdev Portugal informa que, nos próximos dias, poderá ser forçada a realizar alterações à oferta dos serviços de transporte rodoviário de passageiros.

Embora alheia a esta situação, a Transdev Portugal apresenta desde já as desculpas aos seus utentes pelos incómodos que possam vir a ser causados pelo impasse na resolução desta situação.

A Transdev Portugal compromete-se a, atempadamente e sempre que tal se justificar, informar os seus utentes sobre eventuais alterações que possam ocorrer nos serviços.

PRESENÇA DO MUNICÍPIO DE PONTE DA BARCA EM NANTERRE COM UM BALANÇO MUITO POSITIVO

O Município de Ponte da Barca voltou a marcar presença na Feira de Nanterre, um hino aos produtos genuinamente portugueses, não fosse este certame, para os emigrantes portugueses residentes em Paris e nos seus arredores, um ponto de encontro, de convívio e de aproximação às raízes.

Capturarbbbbbbb.PNG

”Ponte da Barca tem um lugar muito especial e a equipa barquense é sempre muito bem recebida e acarinhada”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, aquando do seu discurso, dando nota também do plano que está a ser empreendido pelo Município para o desenvolvimento económico de Ponte da Barca, sendo que para tal tem contado desde o inicio com o apoio da diáspora barquense, os melhores embaixadores de Ponte da Barca.

Durante a estadia em terras gaulesas, o autarca barquense  teve ainda oportunidade para dar entrevistas à Rádio Alfa, estação de rádio parisiense e lusófona, e à Lusopress Tv, órgãos de informação dirigidos à comunidade portuguesa de França, onde pôde dar nota do forte investimento em parques empresariais que está a ser traçado no nosso concelho de modo a criar mais e melhores condições, oportunidades de investimento e de regresso às origens dos muitos emigrantes barquenses que assim o desejarem.

Dias de forte envolvimento e forte mobilização humana foi o que o autarca de Ponte da Barca salientou deste fim de semana e desta feira onde o município teve oportunidade de promover os produtos gastronómicos regionais como o vinho, os enchidos, o mel, a doçaria, mas também o artesanato local.

bbbbararra (1).jpg

bbbbararra (2).jpg

bbbbararra (3).jpg

MUNICÍPIO DE PONTE DA BARCA CONTINUA A PROMOVER AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A PROBLEMÁTICA DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA

O Presidente da CPCJ de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, deslocou-se hoje à Biblioteca Municipal onde decorria mais uma atividade no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Capturarbbbvbbv.PNG

Depois de assistirem à história "João, não sejas rufião", as crianças do ATL da Santa Casa da Misericórida foram convidadas a escrever o que para elas significa a violência a a colocar as definições de cada um num laço azul gigante, símbolo usado na sensibilização desta problemática.

pppbbbar (1).jpg

pppbbbar (2).jpg

pppbbbar (3).jpg

FAMALICÃO LANÇA PRÉMIO DE ARQUITECTURA

Câmara lança segunda edição do Prémio de Arquitetura Januário Godinho

Depois da edição de estreia em 2017, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão lança este ano a segunda edição do Prémio de Arquitetura Januário Godinho, voltando assim a galardoar a melhor reabilitação de edifício no concelho.

A reabilitação do Palácio da Igreja Velha foi a obra vencedora da primeira edição do prémio (1).jpg

De periodicidade bianual, o Prémio Januário Godinho tem um valor pecuniário de 7 mil euros, cabendo 2 mil euros ao promotor da obra e 5 mil à equipa projetista.  

O prazo de entrega das candidaturas ao prémio decorre até 11 de junho e apenas serão admitidas a concurso as obras concluídas entre 2017 e 2018.

Podem apresentar candidatura todas as entidades privadas que tenham promovido obras de reabilitação em qualquer edifício localizado nas áreas de reabilitação urbana do concelho ou, no caso das restantes áreas do território famalicense, em edifícios com idade igual ou superior a 30 anos.

Promover a salvaguarda e valorização do património edificado, bem como valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas e construtores são os principais objetivos do Prémio de Arquitetura Januário Godinho.  

A reabilitação do Palácio da Igreja Velha, em Vermoim, foi a obra vencedora da primeira edição do prémio.

Mais informações em www.vilanovadefamalicao.org/_premio_januario_godinho

FAMALICÃO PROMOVE PRÉMIO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Inscrições para o Prémio de História Contemporânea decorrem até 5 de julho

O Prémio Victor Sá de História Contemporânea, promovido pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho com o apoio, entre outros, do Município de Famalicão, tem inscrições abertas até 5 de julho.

Considerado o principal galardão nacional para jovens investigadores da área, o Prémio Victor Sá tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos no âmbito da História Contemporânea de Portugal a jovens investigadores cuja idade não ultrapasse os 35 anos, e um valor pecuniário de 3500 euros.

As candidaturas devem ser entregues sob registo postal ou contra recibo de apresentação no Conselho Cultural da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga.

Recorde-se que o Doutor Victor de Sá (1921-2004), antigo Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doou à Universidade do Minho um conjunto significativo de documentos de natureza histórica, política e literária, resultante da sua atividade de investigação e intervenção pública, textos memorialísticos ainda inéditos bem como os direitos de autor relativos às obras que constituem a sua vasta bibliografia. Essa documentação encontra-se depositada na Biblioteca Pública de Braga, onde está a ser objeto de tratamento, de modo a permitir a sua rentabilização científica e a continuidade dos trabalhos do Prof. Victor de Sá.

Mais informações em www.uminho.pt.

FAMALICÃO PROMOVE PRÉMIO DE ENSAIO EDUARDO PRADO COELHO

Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho com candidaturas abertas

Decorre até ao dia 15 de maio, o prazo para apresentação das candidaturas ao Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho com candidaturas abertas.jpg

Com o valor monetário de 7500 euros, o prémio destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro, em primeira edição, no ano anterior ao da sua entrega.

Assim, os concorrentes com livros publicados em 2018 devem enviar cinco exemplares, até à data limite, para a Associação Portuguesa de Escritores, sita na Rua de São Domingos à Lapa, 17, 1200-832 Lisboa.

Refira-se que o Prémio já consagrou vários autores, desde 2010, como Vítor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo, José Gil, Manuel Frias Martins, José Carlos Seabra Pereira, Isabel Cristina Rodrigues e Helder Macedo.

O regulamento pode ser consultado no portal oficial da Biblioteca Municipal de Famalicão, em www.bibliotecacamilocastelobranco.org.

TERRAS DE BOURO EXPÕE SOBRE O CORTEJO DA BURRINHA

Exposição “Burrinha, Um Cortejo Singular” na Câmara Municipal de Terras de Bouro até dia 30 de abril

No dia 16 de abril foi inaugurada, no edifício da Câmara Municipal de Terras de Bouro, a exposição alusiva à quadra pascal, “Burrinha, Um cortejo Singular”.

20190416_112650.jpg

Da autoria do fotógrafo Alberto Queirós, este acervo fotográfico que ficará entre nós até dia 30 de abril, explana, de uma forma perfeita, um importante acontecimento da Semana Santa da cidade de Braga, que sai para as ruas na noite de quarta-feira e onde, “através de várias imagens, o fotógrafo nos convida a percorrer os episódios mais emblemáticos do Antigo Testamento através da força das expressões vividas na Procissão da Burrinha, enquanto sinal de aliança”.

Sendo possível visitar no horário normal de funcionamento dos serviços municipais, a mostra é da responsabilidade do Município de Terras de Bouro e da Junta de Freguesia de S. Vítor a quem, naturalmente deixamos o nosso agradecimento.

20190416_112655.jpg

20190416_112709.jpg

20190416_113216(0).jpg

20190416_113307.jpg

20190416_113706(0).jpg

20190416_1137061.jpg

20190416_1137062.jpg

20190416_1137063.jpg

AMARES É TERRA SABOROSA

No passado sábado vieram até à praça os produtos mais saborosos e frescos da terra. Às 9h00, no Largo Dom Gualdim Pais, em Amares, recebemos, o décimo terceiro mercado tradicional de produtos locais, onde todos os consumidores puderam adquirir fruta, hortaliça, broa, compotas, mel entre outros produtos locais.

ammmaresss (1).jpg

ammmaresss (2).jpg

ammmaresss (3).jpg

ammmaresss (4).jpg

ammmaresss (5).jpg

ammmaresss (6).jpg

ammmaresss (7).jpg

ammmaresss (8).jpg

ammmaresss (9).jpg

ammmaresss (10).jpg

ammmaresss (11).jpg

ammmaresss (12).jpg

ARCOS DE VALDEVEZ PREVINE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Prevenção de incêndios florestais: 150.000,00€ de apoio aos Sapadores Florestais

Na última reunião de Câmara foi aprovada a celebração de protocolos com as equipas de Sapadores Florestais, nomeadamente com a Associação Florestal Atlântica, a Associação Florestal do Lima e as Assembleias de Compartes dos Baldios das Freguesias de Cabreiro, Gavieira e Soajo, no valor de € 30.000,00 para cada uma das entidades.

Os referidos Protocolos tem como principal objetivo a prevenção de incêndios florestais, através da realização de ações de silvicultura preventiva, nomeadamente a criação de faixas de gestão de combustíveis, ações de fogo controlado, vigilância das áreas rurais, assim como ações de primeira intervenção, apoio ao combate e às subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio. Neste sentido, as equipas de Sapadores Florestais estão integradas no dispositivo operacional municipal, conforme o definido no Plano Operacional Municipal (POM), parte integrante do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).

Para além das atividades referidas, o Protocolo estabelece a limpeza de estradas e caminhos municipais numa extensão de aproximadamente 40 km.

Considerando ainda que os Sapadores Florestais são agentes de proteção civil, em caso de situações meteorológicas adversas deverão estar preposicionados, de forma a responder rapidamente a situações como queda de árvores, pequenos deslizamentos de terras, entre outras situações.

MELGAÇO: REUNIÃO DE CÂMARA DESCENTRALIZADA NA FREGUESIA DE ROUSSAS

Amanhã, pelas 14h30

Amanhã, dia 17 de abril, o executivo melgacense desloca-se à freguesia de Roussas para a reunião de câmara descentralizada. A sessão decorrerá pelas 14h30, na antiga sede da Junta de Freguesia de Roussas.

PARADA-DO-MONTE-MELGACO (1).jpg

As sessões têm acontecido bimestralmente, percorrendo as várias freguesias do concelho, garantindo, assim, a descentralização do funcionamento do órgão deliberativo municipal com o intento de envolver a população, proporcionando-lhes assim uma maior possibilidade de participação na gestão do território. ‘Esta é uma excelente forma de estarmos ainda mais próximos da população. Os presentes têm a oportunidade de intervir e expor as suas dúvidas para que possamos, juntos, potenciar Melgaço’, considera o autarca Manoel Batista.

Castro Laboreiro, Penso, Cristóval, Prado, Gave, Alvaredo, Paços e Parada do Monte já receberam reuniões descentralizadas.

BARCELOS ESTÁ NA MODA

Moda Barcelos reserva a Praça do Município para os dias 28 e 29 de junho. Abertas as inscrições para o Moda Barcelos 2019

O período de inscrições para a edição de 2019 do Moda Barcelos, promovido pelo Pelouro da Juventude do Município de Barcelos, decorre até ao dia 17 de maio.

ModaBarcelos19.jpg

Os participantes podem concorrer às categorias de manequim, criação e apresentação de coleções, tendências de cabelo de maquilhagem e lojistas na área da moda. Os concorrentes a manequim terão que passar por um casting, a decorrer dia 24 de maio, às 18h00, na Casa da Juventude. Os concorrentes selecionados integrarão uma ação de formação de manequins. A inscrição é gratuita.

No dia 28, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos por designers de moda e pela indústria têxtil e, no dia 29, os trabalhos dos lojistas. A mostra de tendências de cabelo e maquilhagem acontecerá nos dois dias do evento, assim como a festa de encerramento de cada noite que terá lugar no Paço dos Condes de Barcelos.

Os criadores poderão ainda candidatar-se a dirigir um Ateliê de Moda, que decorrerá entre setembro de 2019 e junho de 2020, na Casa da Juventude. As propostas devem ser enviadas até quatro semanas antes da realização da atividade.

As inscrições podem ser feitas na Casa da Juventude (Rua da Madalena, n.º 37, Barcelos), pelo telefone 253 814 307 ou 253 814 308, fax: 253 814 309 ou email: casadajuventude@cm-barcelos.pt

Mais informações em www.cm-barcelos.pt

ARCOS DE VALDEVEZ REÚNE EXECUTIVO MUNICIPAL

REUNIÃO ORDINÁRIA DE 10 DE ABRIL DE 2019

            PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA:

  • No Período Antes da Ordem do Dia o Sr. Presidente ofereceu aos Srs. Vereadores o livro “Uma Escrita antes da escrita”, com textos e fotografias de António Martinho Baptista, que retrata a arte rupestre dos Montes do Gião. Um livro editado no âmbito do projeto Vozes das Pedras - promoção e valorização da Área Megalítica do Mezio/Gião;
  • Também informou a Câmara das Comemorações do Centenário da morte de Teixeira de Queiroz, as quais contemplarão, entre outras ações, a realização, no dia 18 de maio, na Casa das Artes, de um Colóquio Teixeira de Queiroz (1919-2019): Literatura, Medicina e Cidadania;
  • Também agradeceu a todos os envolvidos na organização do desfile dos Bois da Páscoa, o qual devido às mas condições climatéricas não pode sair à rua, no entanto, avançou que a exposição dos animais manteve-se, bem como a atuação das rusgas populares;
  • Também proferiu uma palavra de congratulação pela organização do evento Alto Minho Digital Minds, o qual superou todas as expectativas e deixou a certeza de que o mesmo se voltará a realizar em março de 2020;
  • O Sr. Presidente também deu conta à Câmara da programação da Páscoa, a qual para além das atividades religiosas também contempla a realização de concertos e cinema alusivo à época;
  • De igual modo informou da realização do Peneda Geres Trail Adventure, organizado pela Carlos Sá, o qual contou com passagem por Arcos de Valdevez nos dias 15 e 16 de Abril;
  • Também informou que a Câmara iria participar na Feira de Nanterre e quem iria representar a Autarquia seria o vice-presidente, Helder Barros;
  • O Sr. Presidente também informou que, devido à tradição enraizada em Arcos de Valdevez, na segunda-feira de Páscoa iria ser concedida tolerância de ponto;
  • Por último deu conta à Câmara da programação das cerimónias de comemoração do 25 de Abril, as quais terão início pelas 9h30 na Praceta dos Combatentes do Ultramar, com uma deposição de flores junto ao monumento que honra a memória dos mesmos; às 10h00 decorrerá o hastear das bandeiras na Praça Municipal; às 10h30, um concerto pela Banda da Sociedade Musical arcuense na Casa das Artes.

Ainda no âmbito das comemorações, no dia 24 de abril, pelas 22h00, na Casa das Artes, decorrerá o concerto “José Afonso: 20819 Dias”, pelo Coral Himalaya, da freguesia arcuense de Cendufe, e no dia 27 de abril, pelas 22h30,um concerto do artista Júlio Pereira, também na Casa das Artes concelhia.

DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO DE 2018:

Foi deliberado aprovar os presentes documentos de prestação de contas, relativos ao ano de dois mil e dezoito, incluindo a proposta de aplicação de resultados, sendo o Resultado Líquido do Exercício do ano que ascendeu a 57.067,40(cinquenta e sete mil e sessenta e sete euros e quarenta cêntimos): De Resultados Transitados 54.214,03 € (cinquenta e quatro mil duzentos e catorze euros e três cêntimos); e de Reservas Legais 2.853,37 € (dois mil oitocentos e cinquenta e três euros e trinta e sete cêntimos), para serem presentes à Assembleia Municipal, para efeitos de apreciação e votação daquele Órgão, nos termos do disposto na alínea i) do nº 1 do artigo 33º, e do artigo 25º, nº 2, alínea l), ambos do Anexo I à Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, e no nº 1 do artigo 76º da Lei nº 73/2013, de 3 de setembro.

PROJETO DA 1ª REVISÃO AO ORÇAMENTO E 2ª ALTERAÇÃO AO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS PARA 2019: foi aprovado o projeto da 1ª Revisão ao Orçamento Municipal e a 2ª Alteração ao Plano Plurianual de Investimentos para 2019, com um valor global de 1.290.874 euros, elaborada nos termos do ponto 8.3.1 do POCAL, bem como remeter o mesmo à Assembleia Municipal, nos termos do disposto no nº 1, alínea c) do art.º 33º, e nº 1, alínea a), do art.º 25º, do Anexo I à Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, para efeitos de aprovação por aquele órgão deliberativo.

EDUCAÇÃO

Proposta de atribuição de comparticipação dos passes escolares dos alunos do ensino secundário: foi autorizada a comparticipação dos passes escolares a todos os alunos até ao ensino secundário. O custo previsto com a aplicação desta medida estima-se em cerca de 30.000,00€.

Instalação de Estação de promoção turística do património histórico e cultural associado ao itinerário cronológico “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” - Fornecimento de equipamentos de projeção e vídeo, Fornecimento de equipamentos de suporte, Fornecimento de maquete e Desenvolvimento, produção e realização de um filme para estação de promoção turística do património histórico e cultural associado ao itinerário cronológico “Alto Minho 4d – viagem no tempo”: foi autorizada a abertura de um procedimento para assegurar no âmbito da Instalação da Estação de promoção turística do património histórico e cultural associado ao itinerário cronológico “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, da CIM Alto Minho, o fornecimento de equipamentos de projeção e vídeo, de equipamentos de suporte, de maquete e desenvolvimento, produção e realização de um filme, no âmbito do projeto.

Pelo valor base de 55.214,00 Euros, acrescido de Iva à taxa legal em vigor e um prazo contratual de 240 dias.

PROJETO DE REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE INCENTIVO FISCAL À AQUISIÇÃO DE HABITAÇÃO POR JOVENS NO CONCELHO DE ARCOS DE VALDEVEZ foi aprovada a minuta do projeto de Regulamento em epigrafe, para efeitos de decisão de abertura de um período de consulta pública para recolha de contributos, nos termos do artigo 101º do Código do Procedimento Administrativo.

PROTOCOLOS:

Protocolos Sapadores Florestais – 2019: a Câmara deliberou aprovar a celebração de protocolos de apoio para as equipas de sapadores florestais para o ano de 2019, com as Assembleias de Compartes dos Baldios de Cabreiro, Soajo e Gavieira, com a Associação Florestal do Lima e com a Associação Atlântica, no valor de € 30.000,00 para cada uma das entidades.

PROTOCOLOS DE APOIO FINANCEIRO ÀS FREGUESIAS: foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro de € 33.174,00 para a realização das obras e para a limpeza e conservação de caminhos vicinais da freguesia.

MINUTA DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARCOS DE VALDEVEZ NAS FREGUESIAS, PARA LIMPEZA DE VIAS MUNICIPAIS E OUTROS ESPAÇOS PÚBLICOS: foi aprovada a proposta de celebração de contrato interadministrativo de delegação de competências para limpeza de vias municipais e outros espaços públicos, com a União das Freguesias de Eiras e Mei, sendo o valor da transferência a efectuar calculado tendo em conta os quilómetros de rede viária municipal existente na freguesia, à razão de € 300,00 por quilómetro de via a limpar duas vezes por ano, no valor de € 6.512,00.

PROTOCOLOS DE APOIO FINANCEIRO ÀS FREGUESIAS: foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro de € 32.713,00 à Junta de Freguesia de Ázere, para a realização das obras e conservação de caminhos vicinais da freguesia.

MINUTA DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARCOS DE VALDEVEZ NAS FREGUESIAS, PARA LIMPEZA DE VIAS MUNICIPAIS E OUTROS ESPAÇOS PÚBLICOS: foi aprovada uma proposta de celebração de contrato interadministrativo de delegação de competências para limpeza de vias municipais e outros espaços públicos, com a Junta de Freguesia de Ázere, nos termos do disposto na alínea k) do nº 1 do artigo 25º do Anexo I à Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, e na alínea b) do nº 2 do artigo 38º da Lei nº 50/2018, de 16 de agosto, sendo o valor da transferência a efetuar calculado tendo em conta os quilómetros de rede viária municipal existente na freguesia, à razão de € 300,00 por quilómetro de via a limpar duas vezes por ano, no valor de € 3.162,00.

Parque Biológico da Porta do Mezio: Foi aprovado apoiar a ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, através de protocolo no valor de 126.130,14, para ajudar a fazer face aos custos com a execução da segunda fase do Parque Biológico da Porta do Mezio.

BENEFICIAÇÃO DO PAVIMENTO DO C.M. 1308-3 EM PAÇO VELHO – PAÇÔ: - foi aprovado o auto de consignação relativo à empreitada referida em epígrafe, adjudicada à firma HABIMONÇÃO – Construções, Lda., pelo valor de 45.655,15 €, e prazo de execução de trinta dias.

RENOVAÇÃO DE PAVIMENTOS EM VIAS MUNICIPAIS (2018/2019) LOTE 1: foi a provado o auto de consignação relativo à empreitada referida em epígrafe, adjudicada à firma DST – Domingos Silva Teixeira, SA, pelo valor de 273.705,81 €.

RENOVAÇÃO DE PAVIMENTOS EM VIAS MUNICIPAIS (2018/2019) LOTE 2: -foi aprovado o auto de consignação relativo à empreitada referida em epígrafe, adjudicada à firma Duque & Duque, Terraplanagens, Lda., pelo valor de 194.731,57 €.

PAVIMENTAÇÃO DO CAMINHO DE ACESSO À HABITAÇÃO SOCIAL – GUILHADEZES: foi aprovado o auto de consignação relativo à empreitada referida em epígrafe, adjudicada à firma Sebastião da Rocha Barbosa, Lda., pelo valor de 21.615,00 €.

APOIOS

  • Foi aprovado atribuir um apoio financeiro de 1.000,00€ à Associação Desportiva e Cultural de Soajo, para comparticipar a realização do programa do “Mercado de Primavera”, nos dias 13 e 14 de abril, corrente, e que tem como principal objetivo a dinamização cultural, através da promoção do comércio de produtos locais – artesanato, produtos biológicos ou feitos á mão, pintura – da realização de atividades infantis, de campanhas de sensibilização contra o lixo e o desperdício, bem como de animação cultural que estimule a visita ao mercado.
  • A Câmara deliberou aprovar a atribuição do apoio financeiro proposto de € 6.500,00, à ARDAL, mediante a formalização de protocolo de colaboração, para apoiar a despesa inerente ao desfile dos Bois da Páscoa.

Execução da Instalação elétrica pra ligação de rede de abastecimento de energia e de iluminação exterior com reposição de equipamentos: foi autorizada a abertura de um procedimento de contratação pública pelo valor Base de 39.321,42 euros, sem iva e um prazo contratual da empreitada de 30 dias, a contar da data da sua celebração.

OBRAS MUNICIPAIS

REQUALIFICAÇÃO DA EB 2,3/S DE ARCOS DE VALDEVEZ: foi aprovada a conta final da empreitada no montante de 2 879 294,30 euros (com IVA: 3 052 051,93 euros)

Empreitada de requalificação da eb 2,3/s de arcos de Valdevez – revisão de preços: _ foi aprovado o valor PROVISÓRIO da revisão de preços dos autos de medição n.º 1 a 19 da obra supracitada no montante de 60.074,54 euros (seis mil quatrocentos e setenta euros e setenta e nove cêntimos), ou seja, valor a ser pago ao empreiteiro.

RECONSTRUÇÃO DE MURO DA RUA HENRIQUE OLIVEIRA CODEÇO: foi aprovada a conta final da empreitada no montante de 11.391,30 euros (com IVA: 12.074,78 euros)

 PARQUE DA VILA - REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE INFANTIL: foi aprovada a conta final da empreitada no montante de 131 037,99 euros (com IVA: 138 900,27 euros)

 Ampliação de Saneamento na EN 202-2 (Paço de Giela): a Câmara deliberou homologar o presente auto de vistoria, bem como autorizar a liberação parcial da caução.

Ampliação da Rede de Saneamento a Parada (SoalheiraS/Casal): a Câmara deliberou homologar o presente auto de vistoria, bem como autorizar a liberação parcial da caução.

Ampliação da Rede de Saneamento a Giela (Secas/Rochinha): a Câmara deliberou homologar o presente auto de vistoria, bem como autorizar a liberação parcial da caução.

Substituição da ETAR na E:B: de Távora (Monte Aval): a Câmara deliberou homologar o presente auto de vistoria, bem como autorizar a liberação parcial da caução.

Reabilitação Funcional de Edifício na Margem Esquerda do Rio Vez: foi aprovada a prorrogação do prazo até 30 de abril de 2019, a título gracioso.     

Construção de PT na Rua Dr. Germano Amorim: a Câmara deliberou homologar o presente auto de vistoria, para efeitos de receção definitiva da empreitada, bem como autorizar a liberação da caução.

Ampliação e Requalificação do PE das Mogueiras - Desvio de InfRAESTRUTURAS Higráulicas – RepARAÇÃO DA Conduta de AbastECIMENTO DE Água/INCÊNDIOS: a Câmara deliberou homologar o presente auto de vistoria, para efeitos de receção definitiva da empreitada, bem como autorizar a liberação da caução.

AMPLIAÇÃO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO SISTEMA NASCENTE (MEZIO) - CABANA MAIOR: foi aprovado o auto de vistoria para efeitos de receção provisória, relativo à empreitada referida em epígrafe, adjudicada à empresa HABIMONÇÂO CONSTRUÇÕES, LDA.

CONSTRUÇÃO DE MURO DE SUPORTE À RUA B DO PARQUE EMPRESARIAL DE PAÇÔ: foi aprovada a prorrogação de prazo da obra por 71 dias.        

REMODELAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL: foi aprovado o valor final da empreitada no montante de 524.709,45 euros       

Ampliação da Rede de Abastecimento de Água - Freguesia da Miranda - Zona Alta: foi aprovada a conta final da empreitada no montante de 503.665,63 Euros

Ampliação da Rede de Saneamento a Guilhadeses (Mó da Lomba / Fontão Covo): foi aprovada a conta final da empreitada no valor de 205.875,64 Euros

PEDIDOS DE PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES: foram aprovados diversos pedidos de pagamento de faturas da água em prestações.

PEDIDO DE TRANSFERÊNCIA DE LOTE DA FEIRA QUINZENAL: foi autorizada a cedência do direito de ocupação entre familiares, neste caso do marido para a esposa.

FAMALICÃO CONTA HSTÓRIAS DO CINEMA

Dias 10 e 11 de maio, na Casa das Artes: Close-UP abre Episódio 3.3 a pensar na nova temporada

TextoNos dias 10 e 11 de maio, a terceira e última réplica do terceiro episódio do Close-Up (Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão) já tem no horizonte a nova temporada que irá vir à tela da Casa das Artes em outubro.

Sobre Tudo Sobre Nada.jpg

Nesta, o enquadramento promove o cruzamento e o encontro de vários públicos, com três propostas: percurso diarístico por locais e emoções de Dídio Pestana em “Sobre Tudo Sobre Nada”, um portal no tempo de aventura e fantasia em “Mirai”, numa sessão para famílias e o fecho das Histórias do Cinema do gigante Mizoguchi, que foi olhado desde outubro, com “A Mulher de Quem se Fala”.

10.Mai – 21h30 (PA) – SOBRE TUDO SOBRE NADA de Dídio Pestana – comentado por Tânia Leão;

11.Mai – 15h00 (PA) – MIRAI de Mamoru Hosoda;

11.Mai – 17h30 (PA) – A MULHER DE QUEM SE FALA de Kenji Mizoguchi.

Bilheteira Sessão para Famílias

Geral: 2 euros

Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euro

Bilheteira Sessões

Geral: 2 euros | Cartão quadrilátero: 1 euro | Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Mais Informações em www.casadasartes.org | https://closeup.pt/blog/post/trespontotres/

Mirai (1).jpg

A Mulher de Quem Se Fala (1).jpg

VIZELA PARTICIPA NA FEIRA IBÉRICA DE TURISMO

Vizela na FIT – Feira Ibérica de Turismo

No seguimento da nova estratégia de consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela como destino turístico privilegiado, a Câmara Municipal vai participar na 6ª edição da FIT – Feira Ibérica de Turismo.

Vizela Segredos de um Vale.png

A 6ª edição da FIT – Feira Ibérica de Turismo terá lugar de 2 a 5 de maio de 2019 na cidade da Guarda e é considerado o maior certame de turismo do Interior do país.

Em 2018, na sua 5ª edição, a FIT registou a maior participação de sempre com 35 mil visitantes, mais de 500 entidades representadas e a maior área coberta de sempre, correspondendo a 10.000 metros quadrados.

Assim, e dando cumprimento ao previsto no Plano Municipal de Turismo, que considera de enorme importância a promoção de Vizela, através da participação em feiras temáticas de âmbito turístico, olhando para fora, para potenciar a captação de público e de turistas, a Câmara Municipal de Vizela estará presente nesta feira com stand próprio para promover o Concelho enquanto destino turístico.

Com a participação nesta Feira, a Câmara Municipal pretende potenciar dinâmicas de reforço que permitam a consolidação da nova imagem e identidade do Concelho de Vizela, como destino turístico privilegiado, experienciando os segredos de um vale recheado de saberes, sabores, prazeres e tradições caraterísticas.