Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO ARCUENSE COMPARTICIPA PASSES ESCOLARES

Transportes escolares gratuitos em Arcos de Valdevez do pré-escolar ao 12º ano

A Educação e o apoio às famílias são uma prioridade do Município, por isso são implementadas anualmente medidas por parte da Câmara que visam a plena inserção das crianças e jovens na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

Na última reunião de Câmara, tendo em consideração que o ensino secundário está atualmente inserido na escolaridade obrigatória e que, nesse sentido, os alunos deverão ter garantidas de forma igualitária todas as condições de acesso à educação; Considerando que as Autarquias locais têm, nos termos da Lei, atribuições que respeitam os interesses próprios, comuns e específicos das respetivas populações, designadamente no que concerne à educação, ao ensino e formação profissional; Considerando que o direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, consagrado constitucionalmente, constitui um objetivo fundamental da política educativa, que as autarquias locais, no âmbito das suas atribuições, devem concretizar; e tendo em conta as dificuldades manifestadas por muitos dos alunos do ensino secundário no pagamento dos passes escolares, foi aprovado autorizar a comparticipação dos passes escolares de todos os alunos até ao ensino secundário.

 O custo previsto com a aplicação desta medida estima-se em cerca de 30.000,00€.

Estes apoios são articulados com o Agrupamento de Escolas, pretendendo-se promover o sucesso escolar e a integração dos jovens na sociedade.

EPATV CONCILIA DIFERENÇAS CULTURAIS EM PROJETO ERASMUS+ NA POLÓNIA

A EPATV participou numa reunião do projeto "Our Cultural Differences are Wealth of Hummanity"(2018-1-RO01-KA229-049600), decorrida entre 8 e 12 de abril, na Polónia e que integrou, além de Portugal, Turquia, Polónia e Roménia.

1554980046875.jpg

A mobilidade acercou os alunos das diversas escolas participantes em diversas atividades de conhecimento e de partilha cultural, designadamente icebreaking, um workshop intercultural e uma atividade de resolução de problemas Nestas, formaram grupos de trabalho que integraram um elemento de cada nacionalidade, promovendo, em consequência, a interculturalidade e a cooperação. Posteriormente os alunos participaram num Workshop de Arte e, ainda numa visita interpretada à cidade de Zamosc.

O programa incluiu, também, visitas a:

- Visita ao Museu do Arsenal da cidade de Zamosc - neste museu houve oportunidade de assistir a apresentações Multimédia que percorreram a história da ocupação e invasão da cidade e da região;

- Visita ao Museu Nacional do Campo de Concentração de Majdanek - esta visita revelou-se de particular importância, uma vez que este projeto pretende acentuar a tónica da tolerância e aceitação entre povos e nações e, neste sentido, nada como uma visita guiada a um campo de concentração consegue ilustrar como num passado recente, que quase destruiu a Europa, a discriminação e o extermínio tiveram lugar e ceifaram milhões de vidas, mostrando o caminho a seguir no futuro que cimentou o projeto europeu.

- Uma reunião com a Vereadora da Culrura e Educação do Município de Zamosc, em que se discutiram diversos aspetos relativos à riqueza cultural local e das experiências enriquecedoras que projetos internacionais trazem aos seus participantes.

A reunião terminou os trabalhos perspetivando a preparação da próxima mobilidade, a decorrer na Roménia em Setembro de 2019.

IMG_20190409_114312.jpg

PÁSCOA EM FAMÍLIA É NO RIO PARK

Abertura do Supermercado Roque trouxe mais motivos para visitar este empreendimento que tem, no próximo dia 21 de abril, boa música com Tommy Hogg.

Comunicado de Imprensa - Páscoa em Família é no Rio Park (1).jpg

Foi no passado dia 12 de abril que Monção recebeu um novo supermercado, o Roque Supermercados, que criou novos postos de trabalho no concelho. A chegada do supermercado ao Rio Park trás ainda uma cafetaria interior.

Comunicado de Imprensa - Páscoa em Família é no Rio Park (2).JPG

Nos próximos meses vai ter ainda mais notivos para visitar este espaço comercial com novas lojas. A celebrar três anos de existência, esta é a terceira loja do grupo Roque Supermercados, sendo o seu primeiro supermercado no distrito de Viana do Castelo.

A localização privilegiada do Rio Park, face à proximidade com Espanha, é um dos motivos pelos quais a escolha recaiu na cidade de Monção, com a oportunidade de apresentar a qualidade e variedade de produtos e serviços do Roque Supermercados a novos públicos.

Com uma área de vendas de 800 m² e áreas bem definidas será possível encontrar as secções de frescos: talho, peixaria, charcutaria e frutaria.

No espaço haverá ainda à disposição uma ampla garrafeira, um espaço dedicado à mercearia, produtos de higiene e beleza, além das zonas de refrigerados e congelados. Poderá também desfrutar do espaço Sandes e Baguetes, do grupo Esteves Padaria & Pastelaria, com mesas para o consumo no momento de produtos de padaria, pastelaria e cafetaria. Tommy Hogg irá encantar no dia de Páscoa

No dia 21 de abril o Rio Park recebe o músico Tommy Hogg. Durante a tarde o cantor irá animar todos os visitantes do espaço comercial e encantar todos os que venha visitar as lojas.

As pessoas podem contar com mais surpresas e com a melhor qualidade de sempre.

No Rio Park encontra lojas como a De Borla, Sportzone, Rádio Popular, Seaside, Espaço Casa, Perfumes & Companhia e Burger King, entre outras.

Tommy Hogg  21 de Abril 2019.png

MUNICÍPIO DE BRAGA PROMOVE ENSINO PROFISSIONAL

2ª edição do ‘PROFISSIONALIZA-TE!’: Terça-feira, dia 23 de Abril, pelas 14h30, no Altice Forum Braga

O Município de Braga promove a segunda edição do ‘PROFISSIONALIZA-TE!’, iniciativa que terá lugar na próxima Terça-feira, dia 23 de Abril, com início às 14h30, no Altice Forum Braga.

A abertura estará a cargo da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, e da presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Filipa Jesus.

A sessão de encerramento, prevista para as 16h30, contará com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

‘PROFISSIONALIZA-TE!' é um programa de promoção do Ensino Profissional e da Qualificação, com o objectivo de apresentar o Ensino Profissional como uma opção formativa de qualidade, orientada para a qualificação dos respectivos alunos e a sua inserção em contextos profissionais, permitindo, simultaneamente, a continuidade da frequência académica. O ‘PROFISSIONALIZA-TE!’ permite ainda expor e clarificar conceitos relativamente ao Programa QUALIFICA, através da intervenção dos coordenadores dos cinco Centros QUALIFICA de Braga.

Nesta 2ª edição será assinada a Carta de Compromisso da Rede de Centro QUALIFICA do Concelho de Braga, alicerçado na colaboração em prol do território que administra e da qualificação dos seus munícipes, liderando os trabalhos conducentes à criação da referida Rede.

VIEIRA DO MINHO ATRIBUI BOLSAS DE ESTUDO

Município vieirense atribuiu 82 Bolsas de Estudo no valor de 50 mil euros

O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, procedeu hoje, dia 18 de abril, à entrega de bolsas de estudo, correspondentes ao ano letivo 2018/2019, a 82 alunos universitários do concelho. Uma medida que representa um investimento na formação académica dos candidatos num montante que ultrapassa os 50 mil euros.

DSC_4316.JPG

Apoiar a continuação da formação dos estudantes finalistas do ensino secundário oriundos de famílias economicamente carenciadas, cujas disponibilidades financeiras não lhes permitem fazê-lo apenas pelos seus próprios meios, bem como colaborar na formação de quadros técnicos superiores residentes no concelho de Vieira do Minho são os objetivos principais desta medida.

Tendo em consideração que um dos principais fatores que contribui para o abandono escolar são as dificuldades económicas das famílias, o Executivo Vieirense apresentou, em 2018, propostas de alteração ao Regulamento Municipal para atribuição de bolsas de estudo que permitiram que alunos de mestrado e doutoramento também pudessem usufruir desta medida.

Este ano verificou-se um acréscimo do número de Vieirenses a frequentar o ensino superior, o que também pode ser comprovado pelo número crescente de alunos que solicitaram a bolsa de estudo ao Município de Vieira do Minho.

Este ano letivo foram atribuídas 82 bolsas de estudo, mais 32 do que no ano passado.

Vieira do Minho assume-se como um dos Municípios que mais apoia e investe na educação, desde o pré-escolar até à inserção dos estudantes no mercado de trabalho. É, por isso, com enorme satisfação e sentido de responsabilidade que o Município aumenta o valor destinado ao pagamento de bolsas universitárias de 30 mil para 50 mil euros, de modo a permitir a frequência com sucesso do ensino universitário aos alunos Vieirenses com maiores dificuldades económicas, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e de igualdade de oportunidades.

Perante os estudantes, pais e encarregados de educação, o presidente do Município, António Cardoso, fez saber que, desde 2013, o Executivo por si liderado tem vindo a fazer “uma aposta clara na educação”, quer em infraestruturas, quer em recursos humanos e materiais”, salientando que “a educação é a base estruturante da nossa sociedade”.

António Cardoso apelou aos jovens estudantes para que estes compensem com o seu esforço a continuação deste benefício que o Município atribui às famílias Vieirenses.

António Cardoso terminou a cerimónia desejando aos presentes votos de uma Santa e Feliz Páscoa.

DSC_4331.JPG