Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

DOIS JOVENS DE TERRAS DE BOURO LANÇAM PROJECTO MUSICAL EM DUO: “HEARTBREAKERS RUI & MARCOS”

São dois irmãos naturais de Terras de Bouro. O Marcos, com 25 anos, é Financeiro, e o irmão Rui, com 26 anos, é Engenheiro Informático. Costumam cantar juntos em bares, desfiles de moda, festivais da região. O maior sonho é ter uma carreira musical em conjunto. Têm um duo musical a que chamaram “Heartbreakers Rui & Marcos”.

Participamos em alguns programas de televisão como o Factor X 2013, The Voice Portugal 2015 e também tivemos uma breve passagem no X Factor UK em 2015.

Acabam de lançar o primeiro Single/Original chamado "HORA".

Fomos ouvi-los e gostámos!

DSC05109.jpg

PERCURSO ARTÍSTICO

O nosso percurso artístico começou desde muito cedo, desde festivais da canção a eventos da região, no entanto as coisas começaram a ficar mais sérias desde a nossa participação na 1ª edição do Factor X em Portugal. Começamos então a trabalhar de uma forma mais profissional, abrimos o nosso canal no YouTube, tivemos várias propostas para atuações, em bares, restaurantes, festivais, desfiles de moda, etc. Antes da nossa experiência no The Voice Portugal 2015, participamos no X Factor do Reino Unido, uma experiência única que nos enriqueceu muito enquanto artistas. Ainda em 2015 tivemos a oportunidade de cantar no Concerto de Encerramento da Tour Bailando do Mickael Carreira no MEO Arena. Foi uma experiência única que jamais pensamos ter, tão cedo, na nossa jovem carreira.

Pisar o palco de uma das maiores salas do país, e com lotação esgotada foi qualquer coisa de fenomenal! Foi uma descarga de adrenalina enorme e acima de tudo o realizar de um sonho.

DSC05248.jpg

PARTICIPAÇÃO NO "THE VOICE PORTUGAL" 2015

O nosso principal objetivo em participar no “The Voice Portugal” foi tentar mostrar ao público português todo trabalho e evolução que temos tido, sozinhos, ao longo dos anos, e ao mesmo tempo, o quanto queremos aprender cada vez mais! Este tipo de programas ajudam-nos sempre a evoluir enquanto pessoas e profissionais, pois exige um esforço e dedicação acrescido da nossa parte para tentar superar todos os desafios que nos vão surgindo. Temos excelentes profissionais que nos acompanham e nos ajudam e é muito gratificante trabalhar ao lado deles.

A verdade é que este tipo de programas de talentos ajudam-nos muito graças à sua popularidade e mediatismo, em grande parte por causa da internet e das redes sociais. 
Vemos esta oportunidade como uma ajuda para lançar a nossa carreira como cantores e músicos e ao mesmo tempo na esperança de alguém nos “ajudar” nesta caminhada, para a qual tanto trabalhamos e que é o nosso sonho, a nossa vida!

DSC05297.jpg

PROJECTOS

Lançámos finalmente o nosso primeiro trabalho do qual nos orgulhamos muito. Temos mais temas guardados na “gaveta” prontos para passar para estúdio, no entanto estamos de corpo e alma na promoção deste nosso primeiro trabalho para conseguir fazer chegar ao maior número de pessoas possível, e claro, fazer-se ouvir nos quatro cantos do mundo.

MENSAGEM AOS NOSSOS FÃS

A única coisa que nos vem à cabeça é um agradecimento profundo, pelas mensagens e comentários de apoio e de força. Lentamente, começamos a perceber que o que ganhamos nos últimos anos foi maior do que qualquer coisa e neste momento sentimos uma gratidão profunda. São eles que mantém o nosso ânimo e nos fazem continuar esta caminhada!

Obrigado mais uma vez, e mais um milhão de vezes se for preciso, pelo apoio incondicional! Sabemos que nunca estaremos sós!

MAIOR SONHO

O nosso maior sonho é mesmo viver da música. Trabalhar para que a música deixe de ser um hobbie e passe a tempo inteiro. Produzirmos o nosso álbum, cantar em grandes palcos, viajar e levar a nossa música a todo Mundo.

DSC05317.jpg

FAMALICÃO INTEGRA REDE EUROPEIA PARA CIDADES MAIS CIRCULARES

Plano de ação do projeto prevê a procura de soluções para um novo modelode gestão de resíduos

A cidade de Famalicão está integrada num novo projeto de partilha europeia que tem como objetivo incrementar uma rede de espaços que promovam o consumo sustentável e os circuitos produtivos circulares, para a diminuição da pegada ecológica da comunidade. Procuram-se novas opções na gestão de resíduos que sejam encarados como recursos e que mobilizem os cidadãos para novos negócios com vista ao crescimento coletivo e ao desenvolvimento urbano sustentável e integrado.

48313929611_e110e5354f_o.jpg

Este projeto intiulado “Urban Resource Center” foi aprovado pelo programa URBACT para a dinamização de Redes de Planeamento de Ação e abrange outras 8 cidades europeias, sendo liderado pela cidade de Den Haag (Holanda), tendo por parceiros as cidades de Mechelen (Bélgica), Patras (Grécia), Cáceres (Espanha), Ciudad Real (Espanha), Zagreb (Hungria), Oslo (Noruega), Urzad Miasta Opola (Polónia), Vila Nova de Famalicão (PT), Bucharest 3rd District (Roménia).

As 23 redes aprovadas no passado dia 25 de junho envolvem 26 países europeus, 203 parceiros de 157 cidades, sendo 20 portuguesas. Cada uma destas redes reúne até 10 parceiros.

Dentro do ciclo de vida das Redes de Planeamento de Ação, todos os parceiros irão produzir um Plano de Ação Integrado. Também terão a oportunidade de testar algumas soluções de pequena escala nas suas cidades, desenvolvendo competências, reunindo as partes interessadas locais e construindo parcerias transnacionais. Em setembro realiza-se uma reunião de lançamento para os parceiros líderes dos projetos e peritos temáticos, em Paris, organizada pelo Secretariado URBACT.

Na mesma semana em que foi aprovado este novo projeto, o Município de Vila Nova de Famalicão participava em dois encontros de projetos internacionais de cooperação em curso.

De 24 a 29 de junho, teve lugar na cidade de Fort Collins (Colorado, Estados Unidos), o 2º Learning Exchange, no âmbito do projeto City-to-City Fort Collins-Famalicão, com o apoio do programa da International Urban Cooperation. Técnicos do Município de Vila Nova de Famalicão e técnicos de Fort Collins desenvolveram um extenso programa de troca de experiências e de aprofundamento de ações em curso no quadro das prioridades da cooperação urbana focadas na mobilidade, economia circular e alterações climáticas.

Do programa fez parte a participação no evento “Bike2workday”, durante o qual se incentivou a população a bicicleta nos trajetos para o trabalho.

De 25 a 27 de junho 2019, teve lugar em Kavala na Grécia , a 2ª Reunião Transnacional  da Rede de Transferência “Making Spend Matter”, no âmbito do programa URBACT. Técnicos do Município aprofundaram e exploraram os diversos instrumentos e ferramentas para a aplicação da boa-prática para analise das compras públicas, que inclui o estudo e caraterização das despesas efetuadas por contratação pública, identificação do seu potencial para o impacto local e as medidas e ações que podem ser implementadas e melhoradas.

O Município de Vila Nova de Famalicão constituiu, em conjunto com Preston (Reino Unido), Pamplona (Espanha), Bistrita (Roménia), Kavala (Grécia), Schaerbeek (Bélgica) e Koszalin (Polónia) esta rede de transferência.

O Município conta ainda com o suporte de um Grupo de Apoio Local, composto por diversas entidades locais e regionais relevantes, que acompanham e avaliam o projeto, divulgam e disseminam os resultados e os impactos alcançados.

O “Urban Resource Center” é mais um projeto desenvolvido no âmbito da politica municipal de internacionalização, uma aposta estratégica do executivo de Paulo Cunha.

Neste momento, o Município participa em cerca de 7 projetos internacionais e 8 redes de cooperação, mantendo relações de cooperação com cerca de 80 cidades de 27 países.

48314057307_fcfdc00172_o.jpg

CERVEIRA E VALENÇA CRIAM PRIMEIRO CENTRO INTERMUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL DO PAÍS

Já foi legalmente constituída a AMAMINHO - Proteção Civil - Associação de Municípios do Alto Minho - Proteção Civil Municipal, que será instalada no Aeródromo do Alto Minho - Cerval. Trata-se do primeiro Centro Intermunicipal de Proteção Civil do país e agrega, numa primeira fase, os municípios de Vila Nova de Cerveira e Valença.

Cerveira e Valença criam primeiro Centro Intermunicipal de Proteção Civil do país.jpg

O processo de escritura pública foi realizado ontem em Valença pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e pelo presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes. Agora com personalidade jurídica, a AMAMINHO tem como objetivos principais prevenir os riscos coletivos, socorrer e assistir pessoas e outros seres vivos em perigo e a criação do Centro Intermunicipal de Proteção Civil do CERVAL.

Nas palavras do edil cerveirense, Fernando Nogueira, "este é um acordo pioneiro no que toca à preservação e proteção da floresta contra incêndios, tendo como propósito a partilha de meios e recursos na prevenção da floresta e na segurança das populações".

“Valença vai continuar disponível para cooperar com todos aqueles que possam trazer desenvolvimento sustentável, segurança e qualidade de vida aos seus cidadãos. Valença e Vila Nova de Cerveira têm muito a ganhar com esta cooperação, espero que, no futuro, possamos continuar a encontrar soluções comuns para melhorar a vida dos nossos munícipes”, sustentou o autarca de Valença, Jorge Mendes.

Numa segunda fase, para além dos municípios de Vila Nova de Cerveira, Valença, pretende-se abranger o concelho de Paredes de Coura. Em cima da mesa está uma candidatura conjunta a fundos comunitários com um investimento de 1,2 milhões de euros para o Centro Intermunicipal de Proteção Civil, no local onde se encontra instalado o Aeródromo do Alto Minho - Cerval.

Recorde-se que o projeto de arquitetura do edifício-sede foi apresentado no passado mês de março, na presença do Estado da Proteção Civil, José Artur Neves. O projeto prevê a melhoria das condições do aeródromo e a criação de um edifício dotado de uma área de armazém e parque de viaturas, zona de apoio aos agentes da proteção civil, sede dos Gabinetes Técnicos Florestais (GTF) dos municípios, gabinete de crise e sala de formação.

PIQUENIQUE JUNTA VÁRIAS GERAÇÕES DE VIEIRENSES

Município de Vieira do Minho promoveu piquenique Intergeracional

O Município de Vieira do Minho promoveu, hoje, dia 18 de julho,  um piquenique Intergeracional. A atividade realizou-se no Parque  dos Moinhos e contou com a presença de cerca de 200 utentes dos Centros de Convívio e Lazer, de Soengas, de Soutelo, Caniçada, Cantelães e  dos jovens do Projeto Jovens ao Leme.

DSC_6741.JPG

Tratou-se de um dia de festa pautado por um clima de muita animação, convívio e confraternização entre os participantes, estreitando-se, assim, laços de amizade entre os seniores e os jovens do concelho.

O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, que aproveitou o ensejo para sublinhar a importância destas ações que constituem momentos fundamentais de aproximação e de convívio entre as gerações do concelho.

ANIMAÇÃO DE VERÃO A 19 DE JULHO NA VILA DE TERRAS DE BOURO

Inserido no programa da Animação de Verão, que decorre até dia  13 de Setembro para turistas e população local, terá lugar no dia 19 de julho, pelas 21h, na Praça do Município, vila de Terras de Bouro, a atuação de “Zé Laustibia”.

A agenda da programação cultural que complementa a oferta turística do concelho de Terras de Bouro, pode ser consultada em www.geres.pt, sendo a mesma da responsabilidade da associação empresarial Gerês Viver Turismo, com apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro.

Capturarlaustubia.PNG

AMARES DISTINGUE OS ALUNOS PELOS SEUS MÉRITOS

Agrupamento de Escolas de Amares encerrou ano letivo com entrega de diplomas aos alunos

Centenas de alunos do ensino básico (2º e 3º ciclo) da Agrupamento de Escolas de Amares foram agraciados, na noite de ontem, com prémios e diplomas de mérito, excelência, humano e desportivo, relativos ao ano letivo 2018/2019, numa cerimónia que marcou o encerramento do respetivo ano letivo. Esta distinção é feita, anualmente, como forma de reconhecer o desempenho dos alunos que se destacaram em diversos domínios e conta com o apoio de várias entidades, entre elas o Município de Amares que contribuiu com os prémios de excelência.

VIT_4901.jpg

“As centenas de alunos de alunos que foram distinguidos representam bem aquilo que é, no geral, o corpo de alunos do nosso concelho, que estudam, trabalham e lutam pelos seus objetivos, alcançando resultados meritosos não apenas a nível académico mas também em muitas outras áreas que se cruzam com o ensino”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manel Moreira, endereçando uma palavra aos alunos que não foram distinguidos mas que têm “igual mérito”.

MRA_0680.jpg

Lembrando que a educação é um dos principais vetores estratégicos do Município de Amares, o presidente da Autarquia congratulou-se, ainda, com a qualidade do ensino no do concelho. “Tenho dito várias vezes que Amares tem um ensino de excelência e isso é fruto de um agrupamento de escolas com gente muita dedicada e competente que, diariamente, contribuiu para a formação académica e pessoal das crianças de jovens do concelho. É um orgulho ser representante de um concelho que prima pela excelência da educação”, sublinhou.

De destacar, de entre as distinções, a de mérito humano que enaltece as atitudes e comportamentos dos alunos no seio da comunidade educativa.

Considerando que esta é uma das noites “mais importantes” do Agrupamento de Escolas de Amares para a comunidade educativa, que junta todos os atores da escola, a diretora do Agrupamento de Escolas de Amares, Flora Monteiro, congratulou-se com o facto de Amares ter na sua opinião um agrupamento de “excelência”. “O reflexo dessa qualidade é a centena de alunos que receberam prémios de mérito”, acrescentou.

“O crescimento, a educação e o futuro de Amares só consegue ter sucesso com a colaboração de todos”, salientou, agradecendo, a todas as pessoas envolvidas na festa e ao calor humano vivido com a presença de tantos pais e familiares dos alunos.”

A festa de encerramento contou com a atuação do grupo de Bombos “ESCOLAABOMBAR” e com momentos musicais protagonizados pela AFA e professora Filomena e, ainda, por um grupo musical composto por quatro professores e dois alunos. Durante a noite teve lugar o tradicional churrasco proporcionando um momento de convívio entre os presentes.

VIT_4881.jpg

TERRABOURENSES DISPUTAM TORNEIO CONCELHIO DE FUTSAL

Torneio Concelhio de Futsal na reta final

No dia 13 de julho decorreram as meias-finais do torneio concelhio de futsal, ficando apuradas para a final as equipas dos Motard’s Só Fumo e ADRC Terras de Bouro em masculinos, sendo que, a final do torneio feminino será disputada entre as atletas da Deburicis e do Núcleo Rio Homem. Nos restantes jogos para a disputa dos  3º e 4º lugares, teremos  Deburicis – Grupo Desportivo do Gerês em masculinos e Ermida – Grupo Desportivo de Valdosende  em femininos.

Os jogos serão disputados no próximo dia 20 de julho, no Pavilhão Municipal de Terras de Bouro a partir das 20 horas.

20190713_212729.jpg

20190713_212735.jpg

20190713_212740.jpg

20190713_212941.jpg

20190713_213017.jpg

20190713_213035.jpg

20190713_221533.jpg

20190713_223249.jpg

20190713_224829.jpg

20190713_232945.jpg

20190713_233015.jpg

20190713_233056.jpg

20190713_233254.jpg

CABECEIRAS DE BASTO TEM GENTE NOVA!

Presidente da Câmara entregou mais 13 apoios à natalidade

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, entregou ontem à tarde, dia 17 de julho, mais 13 apoios de incentivo à natalidade no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, num total de 6.500 euros.

Presidente da Câmara entregou mais 13 apoios à natalidade.JPG

Acompanharam o presidente da Câmara nesta cerimónia vereadores e presidentes de Juntas de Freguesia.

O incentivo à natalidade traduz-se num apoio financeiro no valor de 500 euros, sempre que ocorra o nascimento ou a adoção de uma criança. A verba de 250 euros é entregue de imediato e os restantes 250 euros serão entregues mediante a apresentação de documentos de despesa realizada com os bebés.

Este apoio surge em consequência da crescente intervenção do município no âmbito das políticas de ação social com vista à melhoria das condições de vida dos estratos sociais mais carenciados ou dependentes, fomento à natalidade e à fixação da população.

PONTE DE LIMA PARTICIPOU NO CONGRESSO EUROPEU DE ENOTURISMO

Município de Ponte de Lima no Congresso Europeu de Enoturismo “Cultura, Património e Vinho”

O Município de Ponte de lima foi convidado a participar no Congresso Europeu de Enoturismo que decorreu nos dias 27 e 28 de junho, em Torres Vedras.

65198065_605148136661870_4957946505169207296_n.jpg

O congresso, organizado pela Associação Internacional do Enoturismo - AENOTUR, contou com a participantes oriundos de Portugal, Itália, Espanha e Brasil.

O Município de Ponte de Lima é, atualmente, a primeira e única sede em Portugal do Itinerário Cultural do Conselho de Europa – ITER VITIS – Os Caminhos da Vinha. Por essa razão, coube-lhe a apresentação das ações estratégicas que estão a ser planeadas no âmbito desse projeto e que pretendem afirmar o enoturismo como uma prioridade para o desenvolvimento turístico sustentável a nível local.

Durante o evento foi ainda dado a conhecer a alteração da designação da Associação Internacional do Enoturismo – AENOTUR para Associação Mundial de Enoturismo – AMETUR, cuja presidência, até então a cargo de Ivane Fávero (Brasil), passou para José Arruda (Portugal).