Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Dia Internacional do Livro Infantil celebrado na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima com muita diversão, jogos e histórias

Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil (que anualmente se assinala a 2 abril), a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima abriu as portas aos aventureiros mais novos e promoveu um serão intitulado “Entre livros e histórias: uma noite na Biblioteca”, no dia 5 de abril, das 21h00 às 23h00, comemorando, desta forma, uma das efemérides mais importantes associada à literatura infantil.

fotofeirlivinf (1).png

Quando a noite caiu sobre a vila as crianças foram convidadas a explorar a vida secreta da biblioteca e a usufruírem de uma aventura repleta de novas experiências, numa viagem única pelo universo dos livros, das histórias, dos jogos, das oficinas e da música, com muita alegria e animação.

Esta iniciativa contribuiu para fomentar nas crianças o gosto pelo livro e pela leitura, estreitando simultaneamente os laços entre as famílias e a biblioteca.

Sobre o Dia Internacional do Livro Infantil

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

 A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

fotofeirlivinf (2).png

EXPOVEZ É A FEIRA DO ALTO MINHO

EXPOVEZ 2019 – Feira do Alto Minho

3, 4 e 5 de Maio no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez

Anselmo Ralph atua no dia 4 pelas 22h30. As entradas são livres!

A EXPOVEZ 2019 – Feira do Alto Minho volta a realizar-se em Arcos de Valdevez de 3 a 5 de maio. Esta iniciativa, que já vai na sua 20ª edição, é organizada numa parceria entre a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras em parceria, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a ARDAL –  Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima.

Cartaz - A3 - IMPRESSÃO.jpg

O evento tem como objetivo promover a região, mostrando a dinâmica que o tecido empresarial possui, assim como a sua importância no contexto económico e sociocultural, reunindo no mesmo espaço cerca de 150 expositores, dedicados à promoção e valorização do comércio e serviços, da indústria, com maior ênfase nos três Parques Empresariais do Município, da agricultura, do artesanato, da gastronomia e dos produtos locais.

O interior do Centro de Exposições será um espaço destinado à promoção e valorização do comércio, serviços e indústria. Na parte exterior estarão em exposição os produtos locais, o artesanato e o turismo. O setor agrícola também marcará presença com a exposição da quinta pedagógica, a qual contará com a participação de vários produtores, exibindo diversas raças bovinas, ovinos, caprinos e galinhas autóctones, haverá ainda hortos e a exposição de maquinaria agrícola.

O certame conta também com um espaço dedicado à gastronomia, onde estarão presentes várias tasquinhas que servirão os petiscos e os excelentes vinhos verdes desta região.

Da programação farão parte vários momentos de animação musical, um Festival Folclórico, atuações de rusgas, sendo de destacar também a atuação de ANSELMO RALPH, no sábado, dia 4 de maio, pelas 22h30 com entrada livre.

O dia da mãe não será esquecido, estando prevista a entrega de flores a todas as mães presentes, no domingo à tarde.

A dinamização das atividades económicas do concelho é um dos objetivos desta iniciativa, assim como a promoção do concelho e da sua oferta, nomeadamente, o turismo de natureza com o nosso vasto património cultural e ambiental (PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês, Reserva Mundial da Biosfera declarada pela UNESCO).

A EXPOVEZ constitui uma aposta do concelho na promoção das suas empresas, dos seus produtos e serviços, com vista ao desenvolvimento, fazendo do Alto Minho um território cada vez melhor para viver, investir e visitar.

Programa

3 DE MAIO  |  Sexta - feira

17H00 - Abertura “EXPOVEZ” 2019 - Feira do Alto Minho

17H30 - Sessão Inauguração Oficial EXPOVEZ 2019 – Feira do Alto Minho

22h00 – Momento Musical

00H00 - Encerramento da Exposição

4 DE MAIO  |   Sábado

11H00 - Abertura da Exposição
15H00 – 19h00 – Atuação de Rusgas Populares
22H30 - Concerto “Anselmo Ralph” (entrada livre)
00H00 - Encerramento da Exposição
5 DE MAIO  |  Domingo

11HOO - Abertura da Exposição

15H00 - Comemoração DIA DA MÃE | Entrega de Flores às Mães

15H30 - XVII Festival de Folclore do Rancho Folclórico de S. Paio

17H00 - Sessão Oficial Encerramento da EXPOVEZ 2019

20H00 - Encerramento da Exposição

ARCOS DE VALDEVEZ AFIRMA A SUA MARCA NA REGIÃO E NO PAÍS

O Município de Arcos de Valdevez voltou a surpreender pela positiva na avaliação do estudo “Portugal City Branding Ranking© 2019”, no alcance da 3ª posição no ranking distrital (10 Municípios) e da 80ª posição no ranking nacional (308 Municípios), contribuindo para estes resultados, uma evolução positiva nas dimensões Investimento (Negócios) e Talento (Viver).

jn_arcos-02.jpg

É com grande satisfação que a Câmara Municipal vê reconhecido o trabalho levado a cabo pelo Município, por todos seus parceiros e pelos arcuenses na promoção do concelho e das suas potencialidades.

Este é um estudo de periodicidade anual, desenvolvido pela empresa Bloom Consulting que, tem vindo a medir desempenho e eficácia da marca dos 308 Municípios Portugueses na captação de novos investimentos, na atração de turistas e na fixação de novos residentes.

Para o Presidente da Câmara, João Manuel Esteves “este resultado é o reconhecimento de um trabalho em parceria com as instituições e os arcuenses e um incentivo ao reforço do investimento na melhoria da qualidade de vida dos arcuenses e na promoção da competitividade e da atratividade do território, para continuar a criar emprego e rendimento e fixar, atrair e incentivar o regresso de pessoas para viver, visitar, trabalhar e investir em Arcos de Valdevez."

PONTE DA BARCA - TERRA NATAL DE FERNÃO DE MAGALHÃES - PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE O NAVEGADOR

Ponte da Barca acolhe Seminário "Viagem de Circum-navegação e Ciência - Diálogos à volta do Mundo"

É já no próximo Sábado, dia 27 de abril, dia em que se assinala o 498º aniversário do falecimento do navegador Fernão de Magalhães, que Ponte da Barca recebe um painel de oradores que demonstrarão o contributo da viagem de circum-navegação para o conhecimento cientifico global naquele que é o Seminário "Viagem de Circum-navegação e Ciência - Diálogos à volta do Mundo".

Capturarbarcmag.PNG

Ao longo de todo o dia (09h30 às 18h), no auditório da Casa da Cultura,será discutido o contributo da viagem de circum-navegação para o conhecimento científico global, pelas vozes dos investigadores José Manuel Garcia, Joaquim Alves Gaspar, Carlos Fiolhais e Nuno Ferrand e com a moderação de Manuel de Magalhães Sant'Ana.

Ficha de inscrição e programa detalhado em www.cmpb.pt

FAMALICÃO REALIZA QUINZENA DA EDUCAÇÃO

Quinzena da Educação arranca segunda-feira com inúmeras iniciativas. Dinâmica educativa municipal de 29 de abril a 17 de maio

É já na próxima segunda-feira, 29 de abril, que arranca em Vila Nova de Famalicão mais uma edição da Quinzena da Educação, uma iniciativa que decorre até 17 de maio com uma série de atividades, algumas em estreia, que envolverá os principais agentes educativos e toda a comunidade, cruzando vivências e mostrando a dinâmica educadora municipal.

Mostra de Teatro Escolar é um dos pontos altos da iniciativa.jpg

A programação da Quinzena da Educação inclui ações que vão desde o teatro, à oferta de saídas profissionais, formação e qualificação, debate de ideias e convívio.

A Feira de Formação é uma das grandes iniciativas que terá lugar nos dias 8 e 9 de maio, num espaço do Lago Discount, em Ribeirão. Nesta oportunidade, toda a comunidade é convidada a tomar contacto com toda a rede de ensino e qualificação de Vila Nova de Famalicão, bem como com dezenas de empresas, que apresentarão as ofertas formativas e de emprego existentes, facilitando-lhes a escolha de um futuro profissional.

Outra das atividades que mais mobiliza a comunidade na Quinzena da Educação é a Mostra de Teatro Escolar (MOTE). De 29 de abril a 17 de maio, é esperada uma dezena de espetáculos teatrais, nos palcos da Casa das Artes (pequeno e grande auditórios) e do Centro de Estudos Camilianos, executados por centenas de alunos de escolas da rede de ensino concelhia.

“Social Innovathon” é uma estreia na programação da Quinzena da Educação. A realizar nos dias 6 e 7 de maio, na Casa da Juventude e na Didáxis Vale S. Cosme, esta será uma maratona de inovação e empreendedorismo social, com o objetivo de desenvolver ideias e soluções para uma necessidade específica na área social e/ou empresarial. O objetivo passa por sensibilizar e envolver os jovens em atividade de promoção e desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Será dada a oportunidade de networking entre jovens, empresas e empreendedores.

Às 14h00 do dia 3 de maio, realiza-se a Assembleia de Estudantes, nas instalações do Agrupamento de Escolas D. Sancho I.

Os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e o Parque da Devesa são os espaços que vão acolher, no dia 4 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, a iniciativa “Há histórias na cidade”.

O Ciclo de Conferências em Educação promove, no dia 10 de maio, às 21h00, a conferência “Libertem as crianças, mais risco, mobilidade, autonomia e participação”, com Carlos Neto, no auditório da CESPU. No seguimento desta conferência, no dia 11 de maio, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, acolhe entre as 9h30 e as 12h30, um workshop para técnicos.

Outra das novidades da programação desta edição da Quinzena da Educação prende-se com a realização de um “bootcamp”, no dia 11 de maio, no Parque de Sinçães, das 10h00 às 18h00, como forma de efetivar o Encontro Concelhio das Associações de Pais com um programa de alto impacto.

Programa da Quinzena

MOTE

29 abril – 19h00 – Pequeno Auditório CA – Peça ACE

29 abril – 21h00 – Grande Auditório CA – Peça AE D. Sancho I

02 maio – 14h30 – Centro Estudos Camilianos – Peça AE Pedome

06 maio – 14h30 – Grande Auditório CA – Peça Ass. Palco do Ave

06 maio – 21h00 – Pequeno Auditório CA – Peça AE Gondifelos

07 maio – 14h30 – Grande Auditório CA – Peça INA

08 maio – 21h00 – Grande Auditório CA – Peça AE D. Maria II

13 maio – 14h30 – Grande Auditório CA – Peça CIOR

13 maio – 21h00 – Grande Auditório CA – Peça Duques e Cenas AE Ribeirão

17 maio – 21h00 – Centro Estudos Camilianos – Peça OLE AEPBS

Assembleia de Estudantes – 03 de maio – 14h00 – AE D. Sancho I.

Social InnovAthon – 6 e 7 de maio - Casa da Juventude e Didáxis Vale S. Cosme

Feira de Formação – 08 e 09 de maio – Lago Discount

“Há histórias na cidade” – 04 de maio – das 10h00 às 18h00 – Paços do Concelho, Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Parque da Devesa

Ciclo de Conferências em Educação – 10 de maio – 21h00 – CESPU | 11 maio – 09h30 – AE D. Sancho I

Bootcamp – 11 de maio – 10h00 às 18h00 – Parque de Sinçães

CÂMARA DE BARCELOS LEVA NOVA ARU E ECOVIA DO CÁVADO À ASSEMBLEIA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Barcelos deliberou por unanimidade, em reunião ordinária de 17 de abril, remeter à Assembleia Municipal a proposta de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) Barcelinhos Poente.

CMB.jpg

A criação desta ARU resulta da alteração da delimitação da ARU Barcelos Nascente Dois, conforme deliberação tomada pelo executivo municipal em 22 de fevereiro passado, que deu origem à referida ARU Barcelinhos Poente, a ARU’s Barcelos Nascente Dois e a ARU Barcelos Nascente 3. O objetivo desta alteração prendeu-se com a necessidade de ajustar a ARU Barcelos Nascente Dois às dinâmicas diversas que a compõem tendo em vista a adoção de estratégias mais eficientes na atuação dos agentes no seu território.

Também na mesma reunião, o executivo municipal deliberou por unanimidade a remessa à Assembleia Municipal da proposta de aprovação da nota descritiva, bem como planta geral do projeto relativo à “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, para efeitos de declaração de Reconhecimento de Interesse Público, tendo em vista a construção desta estrutura na margem esquerda do Rio Cávado.

Apoios à cultura e ao desporto

Ainda na reunião ordinária de 17 de abril, o executivo municipal aprovou diversos acordos de colaboração com associações culturais e dois contratos de desenvolvimento desportivo.

Os acordos de colaboração foram estabelecidos com o Centro Cultural de Barcelos, com o Círculo Católico de Operários de Barcelos, com 16 grupos folclóricos não federados do concelho de Barcelos, com a Fábrica da Igreja Paroquial de Areias de Vilar e com a ACOBAR – Associação de Colecionismo de Barcelos. Estes acordos prevêem comparticipações financeiras do Município no valor global de 59.700,00€, podendo essa comparticipação aumentar em relação aos grupos folclóricos se estes promoverem festivais ou participarem em festivais internacionais.

Ainda na área cultural regista-se a aprovação de um subsídio de 5.000,00€ à Feira da Isabelinha e um subsídio de 3.000,00€ à Associação dos Amigos de D. António Barroso e à Postulação da Causa da Canonização de D. António Barroso.

Quanto aos contratos de desenvolvimento desportivo, foram aprovados dois e contam com uma comparticipação financeira global do Município, no valor de 98.500,00€. Um com a Federação Portuguesa de Natação, tendo em vista a divulgação e prática da natação; outro com a Sociedade Columbófila do Souto, para a modalidade da columbofilia.

Outros apoios

O executivo aprovou, também, um conjunto de subsídios a cinco freguesias, no valor global de 54.748,00€, referentes a comparticipações em obras de vias e equipamentos públicos e transporte de alunos.

No âmbito social, destaca-se o apoio ao arrendamento habitacional de 40 agregados familiares.