Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ESPOSENDE CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE COM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

O Município de Esposende associa-se às comemorações do Dia Internacional da Juventude, que se assinala amanhã, 12 de agosto, e que no concelho integram uma ação de sensibilização sobre sustentabilidade ambiental e limpeza de praia, uma caminhada Interpretativa de Natureza orientada pelo Parque Natural Litoral Norte e atividades Desporto Natureza.

ecoviaespossende.jpg

Sob o tema “Envolvimento Jovem para a Ação Global”, a edição deste ano visa sensibilizar a juventude para a sustentabilidade ambiental, pelo que o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e com a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), vai promover a recolha de lixo em 35 praias, costeiras e fluviais, por grupos de 10 elementos, num total de mais de 700 jovens.

Em Esposende, numa ação conjunta da Câmara Municipal, Esposende Ambiente, Esposende 2000 e Associação de Defesa do Ambiente - Rio Neiva, a efeméride será celebrada na praia da Foz do Neiva, na freguesia de Antas, com uma ação de sensibilização sobre sustentabilidade ambiental e limpeza de praia, seguida de uma caminhada Interpretativa de Natureza orientada pelo Parque Natural Litoral Norte, finalizando com atividades Desporto Natureza (Kayak & Paddle) de acesso gratuito a todos os participantes.

Atendendo aos atuais desafios da sociedade e à necessidade de realçar a importância dos jovens como agentes de transformação social, o Dia Internacional da Juventude assume um importante papel na afirmação e valorização dos jovens como o verdadeiro motor de um país com futuro. Por esta via, pretende-se dar continuidade à disseminação de uma mensagem importante que tem estado no centro das preocupações da juventude, a preservação ambiental, e, simultaneamente, auscultar os jovens sobre qual gostariam que fosse o seu compromisso para com a ação climática.

As ações comemorativas do Dia Internacional da Juventude no concelho de Esposende estão em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que o Município verteu para o seu plano de ação.

Juventude 2020.jpg

limpeza praias_.jpg

limpeza praias_.jpg_1.jpg

VAI O FOLCLORE CONTINUAR DE QUARENTENA NO PRÓXIMO ANO?

Há semelhança do que este ano acontece, em 2021 não deverá haver festivais de folclore, festas e romarias

Anuncia-se já a invevitabilidade de um novo surto de coronavírus a partir do próximo mês de Setembro. Entretanto, aguarda-se a disponibilização de uma vacina que terá entretanto de ser testada, produzida e distribuída em grande escala, propósito que levanta as mais sérias dúvidas – os países mais poderosos estão na primeira fila!

Dia-Nacional-do-Folclore-Português-800x445.jpeg

A verificar-se tais previsões por parte das entidades sanitárias, pouco ou nada se alterará no próximo ano relativamente às medidas sanitárias. O folclore e as festas tradicionais constinuarão impedidas de realizar-se – são praticamente os únicos eventos actualmente proibidos! – e não voltaremos uma vez mais a pode realizar os nossos festivais, festas e romarias. Trata-se de um privilégio que continuará reservado apenas a alguns privilegiados…

Cumprindo os seus deveres de cidadania, as pessoas que se encontram ligadas à divulgação do folclore e da cultura tradicional – associações, ranchos e grupos folclóricos – suspenderam todas as actividades em conformidade com as directrizes do Governo e da Direcção-Geral de Saúde, na suposição de que tais medidas se destinavam à defesa da saúde pública.

Porém, a pretexto de que a democracia não pode ser suspensa, tem vindo a ser estabelecidas tantas expecções que já se tornaram regra e nos levam a questionar se o folclore representa de alguma forma um atentado à democracia ou está na origem da pandemia, justificando-se o carácter excepcional da sua proibição.

VODAFONE EXPANDE FIBRA EM BARCELOS

A Vodafone Portugal alarga a cobertura do seu serviço de fibra no concelho de Barcelos, distrito de Braga, onde mais lares e empresas têm agora acesso à melhor experiência de telecomunicações em Portugal.

vodafonebarcelos.jpg

Esta expansão insere-se no compromisso assumido pela Vodafone de levar a sua rede de fibra ótica a 5,3 milhões de famílias e empresas, permitindo aos consumidores terem maior liberdade de escolha e garantindo o acesso de todos aos benefícios da economia digital.

A posição de destaque que a Vodafone Portugal conquistou ao longo dos últimos anos no serviço de televisão por subscrição é o resultado da qualidade do serviço prestado, bem como de um alargado conjunto de inovações introduzidas no mercado que têm contribuído para os mais elevados índices de satisfação e de recomendação, de acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest.

A expansão da fibra ótica da Vodafone Portugal neste concelho possibilita também o acesso das empresas a serviços integrados de telecomunicações e tecnologias de informação, tais como soluções fixas de internet, cibersegurança, aplicações na cloud, Internet of Things, entre outros serviços inovadores.

Características diferenciadoras do serviço Vodafone

  • Vodafone Tvcom os conteúdos preferidos dos portugueses, como Amazon Prime Video, HBO PortugalNetflix e Youtube, pesquisa inteligente por voz, área kids e muito mais;
  • Apps avançadas como Serviços Públicos, que permite aceder a serviços digitais da Administração Pública sem sair de casa; e Smart Replay, que permite rever os principais acontecimentos de um jogo de futebol durante a sua emissão;
  • Zapping ultrarrápido;
  • Imagem 4K: qualidade 4x superior ao Full HD;
  • Smart Router com Super Wi-Fiem toda a casa;
  • Rede 100% fibraque oferece até 1Gbps de velocidade;
  • Velocidade de internet garantida, medida e certificada no dia da instalação;
  • Melhor experiência de Gaming: lag mínimo e jogabilidade máxima;
  • Líder na satisfação dos Clientesem todas as categorias de telecomunicações – Televisão, Rede Fixa, Internet Fixa, Internet Móvel e Rede Móvel – pelo European Consumer Satisfaction Index (ECSI);
  • Experiência de TV por fibra e Internet móvel distinguida “Melhor do Teste”pela DECO PROTESTE. 
  • Melhor rede móvel nos mais recentes estudos de qualidade das redes móveis promovidos pela Anacom.

AMARES ENVOLVE JOVES NO PROJETO PELOS ANIMAIS E A COMUNIDADE

“Eco canil – Espaço Circular” envolveu grupo de voluntários jovens em prol dos animais e da comunidade

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e do Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, assinalaram, no passado dia 7 de agosto, o encerramento Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ promovido pela própria autarquia em articulação com a Junta de Freguesia de Dornelas. Ao longo de uma quinzena do mês de julho, 8 jovens voluntários estiveram envolvidos num conjunto de atividades, dinamizando o “Eco canil – Espaço Circular”, em Dornelas, o primeiro canil ecológico de Portugal.

IMG_5525.jpg

A demarcação de um trilho para passear animais, um dia aberto à comunidade para dar conhecer o espaço, ações de reflorestação e plantação de ervas aromáticas e caminhadas caninas foram algumas das iniciativas levadas a cabo pelo grupo de jovens. 

Manuel Moreira enaltece voluntariado como um “dom”

Na sessão de encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, congratulou-se pelo dinamismo e entusiasmo demonstrado pelos jovens voluntários que, na sua opinião, fizeram um “excelente trabalho”. “Esta foi uma candidatura muito importante para o concelho de Amares. Estou muito grato a todos vocês pelo vosso trabalho. Quem cá vier vê a alegria dos animais e das pessoas e essa é também uma das razões pelas quais vamos continuar com este tipo de iniciativas. É muito nobre dar um pouco de nós a estas iniciativas”, referiu Manuel Moreira que considera que o voluntariado é “um dom”.

Trabalho desenvolvido em prol da comunidade

Também o Director Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, deixou uma palavra de apreço aos jovens, destacando os resultados do programa. “Uma palavra para os jovens, que deram um pouco do seu tempo, das suas férias para trabalhar em prol da comunidade, da melhoria da qualidade de vida das pessoas e dos animais”.

Lembrando que o IPDJ tem vários programas que as entidades podem e devem aproveitar e que privilegiam sempre aqueles em que sabem que o resultado vai ser positivo, uma mais-valia para a comunidade, Vítor Dias disse que é precisamente isso que tem acontecido em Amares. “Este projeto junta duas coisas, a parte ambiental e a dos animais, pois hoje temos de ver o espaço público nesta perspetiva, como algo abrangente, global e que interessa a todos. Tem sido um programa que tem tido resultados muito interessantes”, conclui.

Dornelas contente por acolher estes projetos

Para finalizar, o presidente da Junta da Freguesia de Dornelas, António Paredes, agradeceu a participação e emprenho dos voluntários. “Muito obrigado a todos. É uma iniciativa muito interessante e temos todo o prazer de receber estes projetos. Tanto para o concelho como para a freguesia é algo ótimo, aproveitando assim para usufruir das condições para receber os animais que agora aqui temos”.

Calendário solidário e novo programa marcado para 17 de agosto

Um dos resultados finais deste programa de voluntariado foi a criação de um calendário solidário alusivo ao Eco Canil, que conta com fotos dos voluntários com o seu respetivo afilhado (amigo de quatro patas) ou então outras fotos representativas deste período.

Todos aqueles que, a partir de agora, procederem à doação de comida/ração para os animais vão ser brindados com a oferta de um exemplar dos respetivos calendários como forma de agradecimento.

O Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ já tem marcado uma nova edição, de 17 a 31 de agosto, para dar continuidade aos projetos já desenvolvidos e realizar, ainda, novas atividades.

IMG_5577 (1).jpg

VODAFONE EXPANDE FIBRA EM VIANA DO CASTELO

A Vodafone Portugal alarga a cobertura do seu serviço de fibra no concelho de Viana do Castelo, onde mais lares e empresas têm agora acesso à melhor experiência de telecomunicações em Portugal. Após a expansão inicial no concelho, o serviço de fibra chega agora a quinze novas freguesias a sul do Rio Lima.

image008FIBRA.jpg

Esta expansão insere-se no compromisso assumido pela Vodafone de levar a sua rede de fibra ótica a 5,3 milhões de famílias e empresas, permitindo aos consumidores terem maior liberdade de escolha e garantindo o acesso de todos aos benefícios da economia digital.

A posição de destaque que a Vodafone Portugal conquistou ao longo dos últimos anos no serviço de televisão por subscrição é o resultado da qualidade do serviço prestado, bem como de um alargado conjunto de inovações introduzidas no mercado que têm contribuído para os mais elevados índices de satisfação e de recomendação, de acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest.

A expansão da fibra ótica da Vodafone Portugal neste concelho possibilita também o acesso das empresas a serviços integrados de telecomunicações e tecnologias de informação, tais como soluções fixas de internet, cibersegurança, aplicações na cloud, Internet of Things, entre outros serviços inovadores.

Características diferenciadoras do serviço Vodafone

  • Vodafone Tvcom os conteúdos preferidos dos portugueses, como Amazon Prime Video, HBO PortugalNetflix e Youtube, pesquisa inteligente por voz, área kids e muito mais;
  • Apps avançadas como Serviços Públicos, que permite aceder a serviços digitais da Administração Pública sem sair de casa; e Smart Replay, que permite rever os principais acontecimentos de um jogo de futebol durante a sua emissão;
  • Zapping ultrarrápido;
  • Imagem 4K: qualidade 4x superior ao Full HD;
  • Smart Router com Super Wi-Fiem toda a casa;
  • Rede 100% fibraque oferece até 1Gbps de velocidade;
  • Velocidade de internet garantida, medida e certificada no dia da instalação;
  • Melhor experiência de Gaming: lag mínimo e jogabilidade máxima;
  • Líder na satisfação dos Clientesem todas as categorias de telecomunicações – Televisão, Rede Fixa, Internet Fixa, Internet Móvel e Rede Móvel – pelo European Consumer Satisfaction Index (ECSI);
  • Experiência de TV por fibra e Internet móvel distinguida “Melhor do Teste”pela DECO PROTESTE. 
  • Melhor rede móvel nos mais recentes estudos de qualidade das redes móveis promovidos pela Anacom.

AMARES ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

117655460_1384708341735002_1429147334415959028_o.jpg

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude que se comemora amanhã, dia 12 de agosto, a Câmara Municipal de Amares vai permitir a entrada gratuita, aos jovens, com idades até aos 30 anos, nas Piscinas Municipais de Amares e Caldelas. A oferta é condicionada mediante lotação do espaço e só pode ser validada perante apresentação do cartão de cidadão.

FAMALICÃO DISPONIBILIZOU CENTENAS DE VAGAS EM CINCO ENTIDADES FORMADORAS

Formação profissional é via de sucesso para muitos jovens

Estão ainda a decorrer as candidaturas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e Cursos de Especialização Tecnológica (CET) para o ano letivo 2020/2021. As entidades formadoras de Vila Nova de Famalicão disponibilizam 625 vagas distribuídas por 19 cursos CTeSP e 6 cursos CET, com início da formação no mês de setembro, quer em regime laboral, quer pós-laboral. As inscrições devem ser efetuadas junto de cada uma das entidades formadoras ou então através do Centro Qualifica de Famalicão http://www.famalicaoeducativo.pt/_centro_qualifica_apresentacao

Todo este volume de formação disponibilizado em território famalicense será ministrado pelas entidades: Citeve – Centro Tecnológico Das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (www.citeve.pt); Cenfim – Centro De Formação Profissional de Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (www.cenfim.pt); Cespu (www.cespu.pt); Instituto Politécnico do Cávado e Ave – Polo de Vila Nova de Famalicão (www.ipca.pt); e Instituto Politécnico de Bragança – Polo de Vila Nova de Famalicão (www.ipb.pt).

Para mais informações, basta consultar no Portal da Educação (www.famalicaoeducativo.pt) o booklet com esta oferta formativa https://issuu.com/municipiodefamalicao/docs/livro_cursos_ctesp_cet2020_v0505_c

profissionalfamali.jpg

O que são Cursos Técnicos Superiores Profissionais?

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são formações de ensino superior.

Gerontologia, Bem-Estar e Termalismo, Manutenção e Controlo de Equipamentos Biomédicos, Bioanálise e Controlo, Secretariado Clínico, Estética, Cosmética e Bem-Estar, Tecnologia Alimentar, Gestão Ambiental, Design de Moda, Eletrónica, Automação e Comando, Energia, Telecomunicações e Domótica, Sistemas Eletrónicos e Computadores, Apoio à Gestão, Exportação e Logística, Comércio Eletrónico, Desenvolvimento Web e Multimédia, Gestão financeira e contabilística, Manutenção industrial e Redes e segurança informática  são os CTeSP oferecidos pela Cespu, IPB e IPCA.

As condições de ingresso obrigam os candidatos a serem titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente; que tenha sido aprovado nas provas especialmente adequadas para maiores de 23 anos; titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de técnico superior profissional; titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

A duração do CTeSP tem 120 créditos e a duração de quatro semestres (2 anos), sendo o último em contexto de trabalho. A frequência destes cursos tem associado o pagamento de uma propina, ainda que os formandos se possam candidatar a uma bolsa de ação social.

O que são os Cursos de Especialização Tecnológica?

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são formações pós-secundárias não superiores que visam conferir uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Gestão da Produção para a Indústria metalúrgica e metalomecânica, Tecnologia Mecânica, Tecnologia Mecatrónica, Industrialização de produto moda, Comércio Moda e Processos de Coloração e Acabamentos Têxteis são os Cursos de Especialização Tecnológica oferecidos pelo Cenfim e pelo Citeve.

Para terem acesso aos CET, os candidatos têm de cumprir com as seguintes condições: serem titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; serem estudantes que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11.º e tendo estado inscritos no 12º ano, de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído; serem titulares de uma qualificação profissional de nível 4; serem titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Os estudantes que não sejam titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente têm de realizar, caso sejam selecionados, um plano de formação adicional.

Os CET têm a duração aproximada de um ano e meio (18 meses) a que corresponde entre 60 e 90 unidades de crédito. A frequência destes cursos é gratuita e tem direito a bolsa de formação e transporte.

ARCOS DE VALDEVEZ JÁ TEM PARQUE DE ESTACIONAMENTO EM S. BENTO

Concluído Parque de estacionamento em S. Bento

A Câmara Municipal concluiu a empreitada de Reabilitação do Espaço Público do Centro Histórico – espaços envolventes ao Cemitério Municipal, a qual englobou a execução de um Parque de estacionamento de apoio à futura Casa Mortuária e ao Cemitério Municipal de S. Bento.

IMG_3592.JPG

Com esta empreitada ficam agora disponíveis 12 lugares de estacionamento, e mais um para pessoas com mobilidade condicionada.

Este parque de estacionamento contribui para valorizar o espaço público e melhorar a qualidade de vida da população, assim como reforçar a segurança rodoviária.

IMG_3595.JPG

BRAGA: AGERE IMPLEMENTA SISTEMA TELEMÁTICO DE GESTÃO DE FROTAS

A AGERE implementou, em parceria com a Mercedes, um sistema de ‘Fleetboard’ nas suas 23 viaturas de limpeza urbana. Trata-se de um sistema ambientalmente responsável, já utilizado em outras áreas de negócio, mas que torna a AGERE pioneira na sua implementação na área da gestão dos Resíduos Urbanos em Portugal.

agere-fleetboard-3.jpg

Esta aplicação inovadora do sistema apresenta vantagens para a conservação dos veículos, minimizando o seu desgaste e permitindo diminuir os circuitos de recolha, o que por sua vez se traduz numa poupança de combustível e consequentemente redução da emissão de CO2. Esta diminuição contribui para o cumprimento dos objectivos estratégicos a que a AGERE se propõe, nomeadamente no aumento da eficiência energética e na garantia da sustentabilidade empresarial.

No que respeita à segurança e conforto dos motoristas, o ‘Fleetboard’ permite uma adaptação das métricas e parametrizações avaliando o estilo de condução, para que se possa adequar evolutivamente aos diferentes tipos de serviço, já que fornece dados que permitem detectar as maiores dificuldades dos motoristas, a ser corrigidas através de formação.

As soluções de telemetria de ligação inteligente em rede e informação sobre os veículos, infra-estruturas, redes rodoviárias, dados do motorista e da carga transportada, optimizam a gestão de processo logístico, permitem redução de custos, a optimização da utilização do veículo, aumento de produtividade e um estilo de condução mais eficiente e preventivo, minimizando o risco de acidente.

Esta é uma decisão que privilegia o bem-estar dos motoristas da empresa e é mais uma evidência da responsabilidade social e ambiental que a AGERE pretende promover em toda a sua linha de actuação.

1-agere-fleetboard.jpg

PAREDES DE COURA RECLAMA MAIOR AGILIDADE E FLEXIBILIDADE NOS FUNDOS COMUNITÁRIOS

“Paredes de Coura tem uma visão para o território e uma estratégia para o seu futuro com uma definição de objetivos claros de desenvolvimento económico e de coesão social, suportadas em políticas de desenvolvimento industrial inovadoras que promovem o emprego e diversificam os setores produtivos”, apontou Vitor Paulo Pereira na sessão evocativa do Dia do Concelho, reclamando maior flexibilidade às Câmaras Municipais quando apresentam candidaturas aos fundos comunitários.

O Presidente da Câmara de Paredes de Coura recorda que no presente há muita gente inquieta a discutir a orgânica das CCDR’s “mas ninguém está verdadeiramente preocupado com a estrutura e o modo como os fundos estão organizados, que é o assunto mais estratégico para o desenvolvimento dos concelhos e da região”. Vitor Paulo Pereira sustenta que “o actual modelo não é ágil bem como não se adequa, na maior parte das vezes, às oportunidades de investimento ou às necessidades, no momento, das diversas autarquias”.

O edil courense insiste que a estrutura dura e pouco flexível dos fundos comunitários não é amiga do investimento estratégico. “Quantos vezes uma autarquia precisa de um apoio em determinada área para estimular um investimento e ele não está disponível ou quando existe é irrisório. Sem desprimor, muitas vezes os fundos assentam na inflexibilidade de um pronto a vestir”, ironizou Vitor Paulo Pereira, caricaturando com a seguinte imagem: “entramos à procura de um fato tamanho 50 e acabamos por trazer vestido o tamanho 56. São muitas as autarquias neste momento com as calças pelo meio da perna ou com as mangas do casaco demasiado compridas”. A figura muitas vezes não é a mais bonita e nem sempre a culpa é das autarquias, que nos últimos anos evoluíram muito, conclui o mesmo.

O presidente da Câmara de Paredes de Coura insiste que são precisos “fundos comunitários que apoiem os planos estratégicos das autarquias, bem definidos e com estudos de viabilidade económica e financeira, e não sirvam apenas para simplesmente acudir a necessidades pontuais, apesar de necessárias, das autarquias”.

O autarca sustenta que “se nada mudar continuaremos a acudir a tudo e sem planeamento, quando o que as autarquias querem é que sejam elas a decidir o que pretendem para o território, porventura até com o mesmo dinheiro, mas com a capacidade de decidir onde investi-lo e na melhor altura, sem estar à espera que abra o próximo aviso. Se nada mudar continuaremos a estar sujeitos ao pronto a vestir ou ao stock existente ou, em último lugar, às visões do Estado que tem a pretensão de decidir o que é melhor para nós”, argumentou.

Habitação a custos controlados acompanhará novo ciclo de desenvolvimento tecnológico

No Dia do Município, Vitor Paulo Pereira recordou que Paredes de Coura compete hoje, sem medo, pela captação por grandes investimentos com outros centros mais fortes, apontando que “brevemente apresentaremos investimentos que abrirão as portas de um novo ciclo de desenvolvimento industrial centrado na tecnologia e no conhecimento”.

A nova ligação da A3 ao Parque Industrial de Formariz orçada em 9,5 M€ e a requalificação e expansão do Parque Empresarial com o valor total de 1,8 M€ permitirão a fixação de novas empresas que diversificarão o tecido industrial e colocarão Paredes de Coura no grupo dos concelhos mais exportadores do norte do país.  Uma estratégia desenhada em complementaridade com uma nova estratégia para habitação, a preços compatíveis com os rendimentos das famílias ou a preços controlados, condição fundamental de sustentabilidade, que ainda arrancará este ano.

Neste Dia do Município com enorme simbolismo para Parede de Coura -- coincide com o dia em que os courenses também recordam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram fidelidade a D. João IV --, a Câmara Municipal manifestou todo o seu apreço e reconhecimento públicos perante alguns dos mais notáveis filhos da terra, que desempenharam funções de grande dedicação em campos tão diferentes como o voluntariado, ensino e serviços municipais, servindo também de exemplo para como enfrentar o futuro nestes tempos de adversidade.

CÂMARA DE VIZELA DESATIVA ESPAÇOS PARA LAR/RESIDÊNCIA DE RETAGUARDA COVID 19

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, o Município de Vizela implementou o Programa de Apoio Municipal Vizela COVID-19, sendo uma das medidas principais a criação de dois espaços para lar/residência de retaguarda, no combate à pandemia da covid-19, um para casos positivos, instalado no pavilhão da Escola Secundária e outro para casos negativos, instalado na Escola Básica e Secundária de Infias.

lares.jpg

Estes espaços de confinamento, apesar de nunca terem sido ativados, tiveram como função primordial garantir a segurança dos vizelenses em tempos de pandemia, criando retaguarda aos lares e IPSS’s do Concelho ou às residências dos vizelenses, sem cuidados hospitalares, com equipas de retaguarda, constituídas por enfermeiros, auxiliares e voluntários, para além das pessoas responsáveis por assegurar outras funções como a alimentação, a limpeza e as atividades ocupacionais.

Estes espaços disponibilizaram 150 camas, enfermarias, quartos individuais, sala de convívio e de refeições, gabinete médico e balneários masculinos e femininos.

Assim, no seguimento do Plano de Desconfinamento, a Câmara Municipal iniciou a desativação destes espaços para lar/residência de retaguarda, assegurando o devido armazenamento dos materiais no edifício da Autarquia, realçando, contudo, que, tendo em consideração a situação evolutiva do surto epidémico, os mesmos possam vir a ser reativados.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.

FAMALICÃO: SÍLVIA PÉREZ CRUZ, UM BÁSSAMO PARA A ALMA AO PÔR-DO-SOL

Anima-te Famalicão traz grandes nomes da música ao parque da Devesa

A catalã Sílvia Pérez Cruz é o grande destaque do Anima-te, o programa de animação sociocultural de Vila Nova de Famalicão que tem sido um verdadeiro sucesso e que já trouxe a Famalicão nomes como Salvador Sobral, Márcia, Tiago Nacarato, Kátia Guerreiro, Noiserv, entre outros. 

Silvia Perez Cruz vem a Famalicão_(C) Alex Rademakers (3).jpg

No seu primeiro concerto em Portugal após o período de confinamento provocado pela pandemia da Covid-19, Sílvia Pérez Cruz atua esta sexta-feira, dia 14, pelas 19h00, no Devesa Sunset,no Parque da Devesa, naquele que será um inesquecível e intimista concerto a solo, ao pôr do sol. A entrada é livre, mas com levantamento obrigatório de ingresso no próprio dia do espetáculo, no período das 3 horas que antecede o concerto.

O espaço está preparado para receber 882 pessoas e tem o selo “Clean & Safe” atribuído pelo Turismo de Portugal e pela Inspeção Geral das Atividades Culturais.

Para além de Sílvia Pérez Cruz, o Anima-te traz esta semana a Famalicão Fatspoon, Holy Nothing e The Last Internationale no contexto da realização do Mel – Piquenique das Artes.

Para além dos concertos, o cinema ao ar livre preenche o programa de quarta-feira à noite com o filme Mulherzinhas.

Em simultâneo com os concertos, no centro da cidade, continua o Mercado Artesanal e as carrinhas de Street Food até setembro, o mesmo acontecendo com a proposta de realização de um conjunto de roteiros turísticos sobre variadas temáticas.

Toda a programação completa em www.famalicao.pt

AFS_8312 (1).jpg

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE CEDE LOTE PARA ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO ÁGUIAS SERPA PINTO

No âmbito da política de apoio ao associativismo do concelho, o Município de Esposende estabeleceu parceria com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Águias de Serpa Pinto, de Fão, para apoio à sua atividade.

Assinatura Contrato Comodato - Aguias Serpa Pinto.jpg

Em causa está um contrato de comodato que determina a cedência de um espaço, concretamente um lote com cerca de 240 metros quadrados, propriedade da Câmara Municipal e contíguo à sede da associação, que possibilitará o desenvolvimento de atividades de lazer e recreativas e mesmo desportivas. O acordo é válido por um ano, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

A Associação Águias de Serpa Pinto completou 45 anos de atividade no passado dia 30 de maio e está sediada no Loteamento do Caldeirão, fomentando a dinamização de um conjunto diversificado de dinâmicas para toda a comunidade. O lote agora cedido pelo Município permitirá, assim, a realização de atividades, até agora inviabilizadas por falta de um espaço adequado.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “Esposende é um concelho com uma forte dinâmica associativa, nas mais diversas áreas, que importa valorizar, incentivar e promover”, notando que “o Município, dentro das suas capacidades e limitações, tem vindo a garantir às associações e clubes apoio nos mais variados domínios”. É neste contexto, explica, que se insere este contrato de comodato com a Associação Águias Serpa Pinto, que continua a desenvolver um importante trabalho na comunidade onde está inserida.

MUNICÍPIO ARCUENSE SUBMETE A CONSULTA PÚBLICA ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez colocou em consulta pública a Estratégia Local de Habitação (ELH) até ao final do mês de agosto.

Habitação-solidária-Vida.jpg

A Estratégia Local de Habitação pretende ser uma ferramenta que promova a integração das necessidades habitacionais existentes, com as respostas mais adequadas a cada situação identificada.

Para identificar as metas e os objetivos a atingir, bem como, definir as soluções habitacionais que serão desenvolvidas no concelho, foi efetuado um levantamento de necessidades, com a colaboração das Juntas de Freguesia, das diversas entidades da Rede Social Local, entre outros parceiros e realizados inquéritos à população.

Esta estratégia assenta num modelo de gestão dinâmico que permite a sua concretização, em termos de promoção e execução, com base na criação de sinergias entre o Município e outras entidades como também, na possibilidade de enquadramento com os apoios e incentivos legais em vigor em Portugal.

Foram definidas na Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez, um conjunto de medidas que visam: incrementar a oferta e melhorar a habitação Social, melhorar o acesso ao mercado de Arrendamento, criar incentivos à habitação própria, implementar benefícios e incentivos fiscais e melhorar a gestão e Serviços municipais no setor da habitação.