Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BENFICA FOI A ESPOSENDE VENCER O FUTEBOL CLUBE DE MARINHAS EM TORNEIO INTERNACIONAL INFANTIL DE FUTEBOL

Benfica venceu 31.º torneio de futebol infantil de Marinhas

O SL Benfica foi o vencedor do Torneio Internacional de Futebol Infantil, organizado pelo FC Marinhas, depois de vencer na final o Sporting CP. O FC Porto classificou-se na terceira posição e o Lille LOSC em quarto, seguindo-se SC Braga, Lech Poznan, FC Stéphanois e o clube organizador.

torneio marinhas 1

O Município de Esposende associou-se à organização desta 31.ª edição do Torneio Internacional de Marinhas, colaborando com a organização de um evento que já ocupa lugar de destaque entre os torneios destinados a jogadores de formação.

De resto, o Município de Esposende tem investido no apoio direcionado para o trabalho realizado pelos clubes na área da formação, seja na atribuição de subsídios, no melhoramento das infraestruturas e ainda no pagamento da inscrição dos jogadores, junto da Associação de Futebol de Braga.

O Sporting CP foi o clube mais concretizador, com 14 golos e o Benfica manteve a baliza imaculada. Vasco Teixeira, do Sporting CP foi o melhor marcador, com quatro golos, enquanto o troféu individual para melhor guarda-redes foi entregue a Enzo Defives, do Lille LOSC e o melhor jogador do torneio foi Sana Fernandes, do Sporting CP. A taça fair-play foi atribuída ao FC Stéphanois.

ESPOSENDE ASSINALOU DIA DOS OCEANOS

O Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, assinalou o Dia Mundial dos Oceanos, através da realização de um conjunto de iniciativas dedicadas a esta temática.

DiaaPenseVerdeTodoo Ano

No âmbito dos Planos de Atividades do Centro de Educação Ambiental e do Programa de Educação para a Sustentabilidade, a Esposende Ambiente promoveu a realização do espetáculo de marionetas “Viagem ao Fundo do Mar”, um jogo ambiental dedicado à biodiversidade marinha, e participou na Ação Nacional de Limpeza de Praias que a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e o Pingo Doce promoveram por todo o país, e que, no concelho de Esposende, se centrou na Praia do Fagil, em Apúlia.

O Dia Mundial dos Oceanos assinalou-se este ano sob o tema "Oceanos - Sensibilizar para agir, proteger para valorizar", com o objetivo de alertar os cidadãos para o problema da poluição dos oceanos nas suas mais variadas vertentes, em particular o plástico, e incentivar os países a definirem e implementarem soluções para um mar mais saudável.

A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU realizada na cidade de Rio de Janeiro em 1992 sobre Ambiente. Em 2008, as Nações Unidas tomaram a decisão de designar o dia 8 de junho como a data oficial do Dia Mundial dos Oceanos.

Os oceanos e mares ocupam dois terços da superfície do planeta e para além de serem o habitat de um vastíssimo número de plantas e animais, fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos. São igualmente essenciais no clima e na regulação térmica do planeta absorvendo um terço do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas nas condições climatéricas do planeta.

Limpeza

ViagemaoFundo Mar

ANDRÉ SILVA, DEPUTADO DO PAN, INTERVEIO HOJE NO DEBATE QUINZENAL

Publicamos o conteúdo da intervenção do deputado do PAN, Dr. André Silva, no debate que se realizou esta tarde na Assembleia da República:

Ficámos ontem a conhecer o Relatório Primavera 2018 do Observatório Português dos Sistemas de Saúde e queremos hoje voltar a falar sobre como se nasce em Portugal.

andre_silva_pan-925x578

Diz-nos o relatório o que já sabíamos: que o recurso à cesariana atingiu “proporções epidémicas” e não está a diminuir como seria desejável. Mas diz-nos mais: que a taxa de cesarianas nos hospitais privados atinge os 64%, o dobro dos hospitais públicos e quatro vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

E não existe nenhuma regra de boas práticas ou combinação de risco que possa explicar esta diferença. Não há nenhuma razão médica para esta diferença. Até porque as grávidas dos serviços privados têm, supostamente, menos complicações do que quem vai para os hospitais públicos que muitas vezes recebem os casos mais difíceis.

E todo este cenário dá-se numa altura em que se sabe que esta forma de nascer tem riscos para as mães e piora a saúde dos bebés e das futuras crianças e adultos.

Para o PAN, o parto humanizado deve ser uma prioridade do Estado e é fundamental consciencializar mães e pais para os benefícios do parto normal e para a necessidade de redução da taxa de cesarianas.

Sr. Primeiro Ministro, pergunto:

- Esta enorme diferença de taxas de cesarianas entre o público e o privado tem na base interesses económicos?

- Porque é que os critérios que se aplicam aos hospitais públicos não se estendem ao sector privado, onde dois em cada três bebés nascem através de cesarianas?

- O que é que falta para que o Governo dê cumprimento à resolução n.º 928, do PAN, aprovada na Assembleia da República há um ano, no sentido de assegurar o cumprimento dos direitos das mulheres na gravidez e no parto?

CRIANÇAS SONHAM NAS ÁGUAS DO GERÊS

Centro Náutico de Rio Caldo irá receber atividade “Meninos a Sonhar nas Águas do Gerês”

A Associação os Minhotos de Clichy, da região de Paris, em colaboração com a Câmara Municipal de Terras de Bouro irá promover, no próximo dia 30 de junho, uma concentração no Centro Náutico de Rio Caldo, com a participação de crianças de todo o Distrito de Braga, com ou sem grau de deficiência, proporcionando-lhes uma viagem na Embarcação Turística “Rio Caldo”, pondo os “Meninos a Sonhar nas Águas do Gerês”.

CAPA

De acordo com as inscrições já efetuadas, é previsível que o número de participantes ascenda a cerca de 450, aumentando assim a presença humana nesse dia no espaço do Centro Náutico de Rio Caldo e nas áreas adjacentes.

Antevendo o eventual transtorno que este movimento poderá causar aos clientes do Centro Náutico de Rio Caldo, o Município de Terras de Bouro informa todos os utentes daquele espaço e publico em geral desta iniciativa e, ao mesmo tempo, solicita a melhor compreensão para a dificuldade ocasional que neste dia se poderá ter em transitar naquele espaço.

ARCOS DE VALDEVEZ FESTEJA 37 ANOS DO SEU CLUBE DE RUGBY

CRAV Festejou 37 anos de Vida em Prol do Desporto e dos Jovens Arcuenses

O CRAV – Clube de Rugby de Arcos de Valdevez, esteve de parabéns ao completar o seu trigésimo sétimo aniversário (1981-2018). Estão, portanto, decorridos 37 anos desde a sua fundação, motivada por um punhado de jovens arcuenses que admiravam o rugby como desporto de competição. Desde então, a sua história está repleta de êxitos e de muitas conquistas, sendo que a mais recente foi a obtenção do título de campeão nacional da 1.ª divisão 2017/2018, o que lhe dará direito de, na próxima época, estar entre os maiores do rugby nacional.

João Manuel Esteves

O amplo salão de festas da Quinta de Parada acolheu, no passado sábado, 16 de Junho, cerca de 400 convidados, autoridades locais e atletas, para participar no jantar/festa de aniversário. À chegada, dois jovens “ardinas” vestidos a preceito, ofereciam a última edição do jornal do clube “O Ensaio”.

O presidente desta instituição, Fernando Manso, deu as boas vidas e enumerou alguns dos momentos mais marcantes da vida do CRAV e dos diversos escalões, que vão desde os sub/8 até aos seniores, e ao “regresso” da equipa feminina, depois de um curto hiato de tempo: “somos a maior e mais antiga instituição desportiva do concelho, o que implica maior responsabilidade e dinâmica de trabalho, pelo que deixamos uma palavra de apreço e gratidão para aqueles que no dia-a-dia contribuem para o sucesso, ou seja, os atletas, treinadores e seccionistas, que são parte integrante desta família”.

Renzo Draghi (Catarina Pinto)

O presidente da autarquia, João Manuel Esteves, fez alusão “ao excelente trabalho que o CRAV promove junto dos mais jovens, com especial incidência na sua formação como atletas e futuros homens. E é isso que torna este clube diferenciador em termos de objetivos desportivos, pelo que o título de “capital do rugby nortenho” que lhe está associado o seja de pleno direito”.

O momento seguinte foi de apresentação dos novos corpos sociais e daqueles sobre quem vai recair a responsabilidade de cada escalão (técnicos e dirigentes), da entrega de troféus aos jogadores que mais se distinguiram (Atleta do ano Sénior: Renzo Draghi, que na sua ausência foi entregue a Catarina Pinto; Revelação Sénior: Gonçalo Pereira; Atleta do ano sub-18: Eduardo Fernandes; Atleta do ano sub-16: Rui Tiago Abreu; Mérito desportivo feminino: Bárbara Pacheco). No decorrer do jantar, Milay Lagarto, uma antiga atleta do clube, interpretou alguns temas musicais que mereceram, no final, o caloroso tributo dos presentes.

O momento alto da noite foi a entrega do galardão mais importante do clube, denominado “Prémio Júlio Faria” tendo a escolha do júri sido unânime atribuindo-o ao ex-atleta Gil Gonçalves, o qual, como médico, continua a dar a sua colaboração ao clube. A entrega esteve a cargo do patrono deste prémio.

A finalizar, foi apresentado o mascote do clube, “O cravito”, cantaram-se, em uníssono, os Parabéns, sopraram-se as 37 velas e brindou-se aos êxitos e ao futuro auspicioso, com os desejos de longa vida para o CRAV. A festa prosseguiu, depois, pela noite dentro.

Rui Tiago Abreu

Atividades Desportivas em Dia de Festa

Neste dia de celebração foi variado e intenso o programa de atividades.

Inicialmente, às 15 horas, no improvável Campo do Trasladário, as equipas sub 8, sub 10 e sub 12 do CRAV fizeram uma dmonstração do que é jogar Rugby,.

Todavia, dadas as limitações do terreno de jogo, em que a relva sintética foi substituída por granito, os jovens do CRAV fizeram o jogo no formato TAC Rugby,isto é, com um cinto que simula o contacto físico e impede os pequenos de cair no chão. 

Ao mesmo tempo, mas no campo de Rugby, os sub 14 do CRAV jogaram contra os sub 13 do US Salles (França), num jogo condicionado pelo forte calor, mas em que os jovens puderam contactar com o rugby de um outro país, mas desta vez com vantagens para os amigos franceses, que concluíram o jogo com uma vitória clara mas não demasiado expressiva.

Mais equilibrado foi o jogo que se seguiu, entre o CRAV sub 15 e o U.S. Salles sub 14. Os franceses venceram por uma diferença mínima (dois ensaios contra um), mostrando maior experiência face a uma equipa que afirmava um maior poder físico, e, de forma inversamente proporcional, um menor discernimento.

Seguidamente, às 17 horas, foi a vez de um mini-torneio de Touch Rugby. Rapazes e raparigas, seniores, sub 16, sub 18, femininos e veteranos, mesclaram-se e, divididos por três equipas, divertiram-se na variante o Rugby sem contacto.

Por fim, após alguns anos e mais alguns quilos, repetiu-se um dos acontecimentos marcantes do Rugby dos anos 90 no norte: CRAV vs UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) "fizeram uma perninha" em veteranos. Os tempos da acesa rivalidade já lá vão, mas ficou o registo do prazer de jogar Rugby, independentemente da idade.

Num balanço total de toda esta atividade, fica o registo de uma belíssima tarde de Rugby, onde todos, unidos pelo pretexto do aniversário do Clube, afirmaram o prazer de jogar Rugby e desfrutaram dos prazeres que a prática da modalidade proporciona.

004

010

020

035

041

276

326

386

390

419

Bárbara Pacheco

crav aniversario.docx

Eduardo Fernandes

Fernando Manso

YOGA PÕE FUNCIONÁRIOS DO MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA A MEDITAR

Município de Paredes de Coura faculta sessão de Meditação aos funcionários no Dia Internacional do Yoga

quinta-feira | 21 jun | 8h45

O Município de Paredes de Coura vai assinalar amanhã, 21 de junho, o Dia Internacional do Yoga, com uma sessão de Meditação para funcionários

Como meditação é yoga e yoga é meditação, o Município convidou a instrutora Gabriela Cunha para esta sessão com os colaboradores com o objetivo de proporcionar-lhes bem-estar, concentração e melhor ambiente laboral, aumentando a sua motivação e produtividade.

Recorde-se que Paredes de Coura acolhe há 3 anos o Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana, que tem como ponto de partida o forte impacte das escolhas alimentares na nossa saúde, no meio ambiente, na economia e no bem-estar animal. Do mesmo modo, promove o ‘Green Weekend’, pensando que nos dias de hoje cada vez mais pessoas estão conscientes de que viver de forma mais sustentável não é uma moda, mas uma necessidade para proteger o futuro do nosso planeta, a nossa própria saúde e bem-estar.

É no contexto desta estratégia do Município, de aposta em projetos de promoção da sustentabilidade e de uma atitude ‘mindfulness’, que surge a oportunidade de realizar a sessão que terá uma duração de 30 minutos.

Ainda nesta quinta-feira, haverá prática de yoga de 2 horas com uma turma da EPRAMI, entre as 10h00 e as 12h00, bem como uma aula aberta e gratuita de yoga, pelas 18h30. Ambas as iniciativas ocorrem na Praia Fluvial do Taboão.

JONINHAS VILAR E OLÍVIA CAMPOS APURADOS PARA O XIX CAMPEONATO EUROPEU DE KARATE GOJU-RYU!

Os atletas da BAKE-Bushido Associação de Karate de Esposende / IOGKF PORTUGAL, Joninhas Vilar e Olívia Campos foram apurados para representarem Portugal no JONINHAS VILAR E OLÍVIA CAMPOS APURADOS PARA O XIX CAMPEONATO EUROPEU DE KARATE GOJU-RYU, que decorrerá entre os dias 22 e 23 do próximo mês de setembro, na Maia.

1

2

3

4

MUNICÍPIO DE BARCELOS TRANSFERE VERBAS PARA AS AUTARQUIAS

Câmara aprova apoios de mais de 1.4 milhões de euros para as freguesias

A Câmara Municipal aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 15 de junho, a transferência de 1.280.951,00€ para as freguesias do concelho, referente ao segundo trimestre do protocolo de transferência de competências que o Município e as freguesias subscreveram para o ano de 2018.

O protocolo inclui a transferência de verbas correspondentes a duas vezes o valor que aquelas autarquias recebem do Fundo de Financiamento das Freguesias, num total anual de 5.123.804,00€.

Para além da transferência da segunda tranche do protocolo, o executivo municipal aprovou, também, a atribuição de um conjunto de subsídios às freguesias, no valor global de 165.600,00€. Os subsídidos destinam-se a comparticipar investimentos na sfreguesias, ao nível de alargamento e pavimentação de caminhos, reconstrução de muros e águas pluviais, obras em cemitérios e aquisição de terrenos.

Quanto às restantes deliberações, destacam-se apoios financeiros no valor de cerca de 12 mil euros para atividades de escolas e associações de pais; apoios financeiros na área da ação social escolar a nove alunos e apoios ao arrendamento habitacional a 22 agregados familiares.

Foram também aprovados protocolos de colaboração com três associações do concelho que incluem a comparticipação financeira do Município no valor global de 7.400,00€.

BARCELOS REFORÇA APOSTA NA FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO

Presença no maior certame da Península Ibérica decorrerá entre 23 de junho e 1 de julho

O Município de Barcelos, através do pelouro do Turismo e Artesanato, vai estar presente, pela décima terceira vez consecutiva, na maior feira de artesanato da Península Ibérica, a Feira Internacional de Artesanato – FIA, em Lisboa, de 23 de junho a 1 de julho de 2018.

FIA 2017

O Município aposta, este ano, num stand de 54 metros quadrados, com quatro frentes, subordinado às artes certificadas e aos títulos de cidade criativa da UNESCO e Prémio Nacional de Artesanato, uma imagem objetiva focada nas várias artes representativas do concelho, nomeadamente o figurado, a olaria, bordado de crivo de S. Miguel da Carreira, as artes da madeira, bordados e tecelagem, ferro e derivados, cestaria e contemporâneo.

O stand comporta peças de mais de 35 artesãos locais, com atividades nos mais diversos domínios, e estarão presentes no evento apoiados pelo Município e Instituto de Emprego e Formação profissional cerca de 15 artesãos de diversas áreas e produções locais. De referir também que Barcelos, em virtude de ser Prémio Nacional de Artesanato no domínio das Entidades Públicas e de a artesã Júlia Ramalho ostentar o titulo Prémio Carreira, terá também grande destaque no stand do IEFP que, este ano, é dedicado precisamente ao Prémio Nacional de Artesanato.

A participação neste certame é de grande interesse para o artesanato e comunidade artesanal local, na medida que é nesta área territorial que se concentra o maior mercado consumidor de arte popular, quer em termos de colecionadores, quer em termos de lojistas, apresentando-se esta feira como um dos palcos privilegiados para a promoção das artes e ofícios tradicionais na Península Ibérica.

Por outro lado, o facto de Barcelos ser atualmente membro da rede Mundial das Cidades Criativas da UNESCO, será naturalmente um atrativo extra para potenciar contactos com os mais de 40 países que se farão representar neste certame, à imagem do que aconteceu na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), nomeadamente no domínio da promoção e dinamização do Turismo e Experiências Criativas. Uma ação que se enquadra na estratégia de promoção e internacionalização do artesanato de Barcelos, que vem na sequência das ações que têm vindo a ser realizadas para a promoção internacional do artesanato de Barcelos e potenciação da sua exportação como produto cultural de excelência.

FAMALICÃO EXPÕE DUAS CENTENAS DE OBRAS DO SURREALISMO MODERNO

Centro Português do Surrealismo acolhe exposição da Fundação Calouste Gulbenkian até 8 de setembro

O Centro Português do Surrealismo que foi inaugurado pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Vila Nova de Famalicão, no início deste mês, abriu com o pé direito com a apresentação da exposição "O Surrealismo na Coleção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian".

DSC_3744

A mostra que inaugurou a nova sala de exposições – um espaço único na região com 400 metros quadrados – vai ficar patente até 8 de setembro, possibilitando revisitar as obras ligadas ao Movimento Surrealista da coleção da Calouste Gulbenkian, e regressar aos acontecimentos plásticos desse período.

DSC_3745

Para o presidente do Conselho de Administração da Fundação Cupertino de Miranda, Pedro Álvares Ribeiro, “esta exposição representa um estímulo à investigação e compreensão, quer de atitudes, quer de pensamentos, levados a cabo por autores que desafiaram a situação social e política da época, demonstrando audácia, inteligência e liberdade.”

Por sua vez, a diretora do Museu Calouste Gulbenkian, Penelope Curtis, refere que esta exposição representa algumas das obras “mais significativas que podem ser definidas simultaneamente como surrealistas e portuguesas”. Para a responsável “esta primeira iniciativa ajudará a solidificar um conhecimento mais aprofundado dos parâmetros do Surrealismo em Portugal, não só na sua forma concreta, mas também como linguagem artística, que merece mais investigação e um apreço mais profundo”.

A exposição é composta por quase 200 obras de autores como António Pedro, António Dacosta, Fernando Lemos, Mário Cesariny, Cruzeiros Seixas, Paula Rego, João Cutileiro, Nadir Afonso, entre muitos outros.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das14h00 às 18h00. Aos sábados e feriados das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.

DSC_3746

FEIRA DO LIVRO DE BRAGA APOSTA EM NOVA LOCALIZAÇÃO

Certame decorre de 29 de Junho a 15 de Julho

Lídia Jorge, Frei Bento Domingues, Joana Amaral Dias, João Tordo e Pedro Marques Lopes são alguns dos autores que vão passar pela Feira do Livro de Braga, que se realiza entre os dias 29 de Junho e 15 de Julho. Este ano, o certame realiza-se em pleno Centro Histórico, fazendo do Largo S. João do Souto e das ruas Dr. Justino Cruz e Francisco Sanches uma verdadeira Alameda Literária.

CMB20062018SERGIOFREITAS00000013213

Segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, a nova localização surge na sequência das diversas avaliações efectuadas pela organização em parceria com os livreiros. “Acreditamos que esta será uma aposta acertada para que livreiros e público possam usufruir em pleno desta Feira do Livro”, explicou a vereadora, na apresentação do certame, que decorreu hoje, 20 de Junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Com uma programação eclética, pensada para todo o tipo de público, a Feira do Livro é organizada pela Câmara Municipal de Braga e pela InvestBraga, com produção executiva a cargo da ‘Booktailors’, com o apoio do grupo dst, da Universidade do Minho, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Fundação Cupertino de Miranda e Museu Nogueira da Silva.

Este ano, a Feira do Livro apresenta-se com quatro exposições das quais se destacam as ilustrações de Paulo Galindro, Pedro Vieira e Vasco Gargalo. Já a Casa dos Crivos terá patente ao público a exposição “A Origem das pequenas Invenções” de Mário Cesariny, da coleção da Fundação Cupertino de Miranda, enquanto no Jardim de Santa Bárbara estarão expostas ‘Poéticas Visuais’ do escultor Francisco Simões.

A par das 26 apresentações de livros, o ‘Espaço Fórum’ da Feira do Livro vai acolher entrevistas de vida com Frei Bento Domingues e Lídia Jorge, às quais se juntam masterclasses dirigidas por Rodrigo Moita de Deus, Rui Tavares e Zita Martins.

O programa inclui mesas de debate sobre as Religiões e o Livro, a Literatura no debate político, ou a influência da vida na ficção, conversas que reunirão figuras como Ana Maria Magalhães, Cristina Norton, Maria do Rosário Pedreira, Nuno Camarneiro ou Sérgio Abrantes Mendes.

Além da programação infantil, a Feira do Livro terá um ciclo de conversas/concerto intituladas ‘Conta-me Histórias’ que irá decorrer no Largo S. João do Souto e que contará com Miguel Araújo, Mafalda Veiga, Capicua e Simone de Oliveira.

O mecenas cultural DST também enriquecerá o programa cultural da Feira do Livro, com a entrega do XXIII Grande Prémio de Literatura DST, no dia 29 de Junho, no Theatro Circo, e com mais 14 horas de programação em espaço próprio no recinto da feira.

O arranque da feira fica ainda marcado pela cerimónia de entrega do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, numa cerimónia agendada para o dia 29 de Junho, às 18h30, no Museu Nogueira da Silva.

JJ TEAM BIOJAQ – RALI DE MONTELONGO CUMPRE MAIS UMA PROVA DO CAMPEONATO REGIONAL DE RALIS DO NORTE

A equipa JJ Team Biojaq cumpriu mais uma prova do Campeonato Regional de Ralis do Norte no passado fim de semana em Fafe.

montelongo1

Foi uma prova muito frutífera para a equipa pois conseguiu os objetivos a que se propôs neste rali, tendo atingido a vitória por larga margem na sua classe e o terceiro lugar da classificação geral, tendo batido regularmente equipas com montadas muito mais evoluídas.

A equipa por fim gostaria de agradecer a todos os patrocinadores, Biojaq,Cemento Cosmos, Votorantim, Pulmor, Baltor Engenharia, Transportes Eurodão, Cardona Automóveis, Grupo Dizmar, Nervion Industries, Pina Ferreira, Recirosa e Jardins Rui Silva, Viana Lube, Auto Santos, Zico Morais sem os quais não seria possível realizar esta prova.

montelongo2

ESPOSENDE PROMOVE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

Centro de Educação Ambiental esclarece sobre Compostagem Doméstica

O Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, vai acolher no próximo dia 27 de junho, pelas 19h00, uma sessão de esclarecimento sobre compostagem doméstica.

sessao compostagem

Trata-se da última ação que o Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, leva a efeito, no âmbito da “Campanha de Sensibilização Intermunicipal para Recolha Seletiva e Compostagem Doméstica no Cávado”, da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado).

Esta campanha visa sensibilizar para a recolha seletiva e compostagem doméstica, fomentando a adoção de hábitos ambientalmente mais corretos e consequente redução da quantidade de resíduos passíveis de valorização encaminhados para aterro. Assim, os munícipes interessados em reaproveitar os resíduos orgânicos podem requisitar um compostor doméstico, gratuito, sendo que, para tal, têm que participar, obrigatoriamente, numa ação de esclarecimento.

Esta sessão constitui, assim, a última oportunidade para obter um compostor. Os interessados devem efetuar a inscrição presencialmente no Centro de Educação Ambiental, pelos telefones 253 969 380 / 253 967 147… ou através de e-mail para cea@esposendeambiente.pt

Técnicos da Quercus e da Esposende Ambiente vão prestar todos os esclarecimentos relativos à compostagem doméstica e dar as devidas orientações para o correto desenvolvimento deste procedimento.

compostagem

MARIA DE FÁTIMA FERNANDES É A NOVA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE CELORICO DE BASTO

CPCJ de Celorico de Basto com nova presidente

Foi eleita no dia 18 de junho, por maioria, a nova Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico de Basto. A nova Presidente é Maria de Fátima Araújo Fernandes, representante do Ministério da Educação.

_DSC3203

Foi eleita, pelos membros da CPCJ, a nova presidente de uma entidade que tem como missão contribuir para a planificação da intervenção do estado e para a coordenação, acompanhamento e avaliação da ação dos organismos públicos e da comunidade na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens.

A nova Presidente que esteve no comando da CPCJ após a saída, por motivos profissionais, da anterior Presidente, mostra-se confiante e ciente de que, juntamente com todos os membros que integram a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico de Basto será um triénio de muita responsabilidade em continuidade do que tem vindo a ser feito.

 “Continuarei, juntamente com todos os membros que integram esta comissão, a trabalhar no sentido do superior interesse das crianças e jovens. Esta comissão tem feito um trabalho que nos deixa a todos orgulhosos sobretudo no que respeita à sensibilização e promoção dos direitos das crianças e dos jovens” disse a atual Presidente da CPCJ de Celorico de Basto, Fátima Araújo Fernandes.

Após a eleição foi designado, pela presidente, o secretário da CPCJ, representante do Ministério da Saúde, José Luís Freitas, que a irá substituir nas suas ausências e impedimentos.

A CPCJ de Celorico de Basto comemora este ano 15 anos de vida e está a preparar, para o mês de setembro uma ação comemorativa desse aniversário.

_DSC3172

PONTE DA BARCA REALIZA SIMULACRO NO ÂMBITO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA "ALDEIA SEGURA, PESSOAS SEGURAS"

Implementação do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”

REALIZAÇÃO DE SIMULACRO

Data: Sábado / 23 de junho

Hora: 10h00

Local:  Associação Social e Cultural da Freguesia de Britelo 

No seguimento da criação do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 157-A/2017, de 21 de outubroPonte da Barca implementa o referido programa no lugar de Paradamonte, freguesia de Britelo, a realizar-se nodia 23 de junho, pela 10:00 horas, no Associação Social e Cultural da Freguesia de Britelo, situada na Avenida 15 de Agosto n.º 2078, 4980-203 Britelo.

No decorrer da implementação do programa será realizado um exercício de evacuação, de forma a permitir identificar as dificuldades sentidas e assim como hipóteses de melhoria.

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICIPIO DE MONÇÃO, DESPORTIVO DE MONÇÃO, U.D. “OS RAIANOS” E U.D. MOREIRA

Quinta-feira, 21 de junho, pelas 21h30, no Salão Paroquial de Monção

O Município de Monção, o Desportivo de Monção, a União Desportiva “Os Raianos” e a União Desportiva de Moreira, formalizam esta quinta-feira, 21 de junho, pelas 21h30, no Salão Paroquial de Monção, um protocolo de cooperação interassociativo para o desenvolvimento desportivo do concelho de Monção.

O documento, aprovado em reunião do executivo municipal, aprovado ontem na sede da junta de freguesia de Mazedo, destina-se à formação dos jovens atletas monçanenses, na modalidade de futebol, englobando-se, por esse motivo, apenas os clubes com atividade na área da formação.

Em linhas gerais, o protocolo entre o Município de Monção e os três clubes mencionados tem como objetivo definir as condições de organização de cada um dos clubes envolvidos, visando o aumento da qualidade e competitividade das equipas monçanenses.