Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIEIRENSES HOMENAGEIAM CASIMIRO FERNANDES

Município de Vieira do Minho homenageou o cantador Casimiro Fernandes
No âmbito da celebração do Dia do Cantador, o Município de Vieira do Minho homenageou ontem, dia 19 de maio, o cantador vieirense Casimiro Fernandes.

cantador.jpg

Casimiro Fernandes nasceu a 9 de maio de 1944, em S. João da Cova, no concelho de Vieira do Minho e desde cedo denotou aptidão para a música e para a poesia, improvisando melodias e fazendo as suas próprias flautas.
Este vieirense muito tem contribuído para o desenvolvimento da música popular do concelho, uma vez que foi fundador e co-fundador dos agrupamentos musicais Rancho Folclórico “ Passarinhos da Ribeira”, conjunto típico “ Flores de Abril” e grupo de Cantares ao Desafio “ Rouxinóis do Vale do Cávado”.
Casimiro Fernandes é um devoto da concertina, e, como tal, tenta transmitir o seu conhecimento e gosto pelo instrumento, a um grupo de Séniores da Universidade Sénior de Vieira do Minho, que ensina.
Com o processo a decorrer de candidatura à Unesco do canto ao desafio e do repentismo português, esta homenagem ao cantador ao desafio, Casimiro Fernandes foi no sentido valorizar esta arte tão popular, e que no concelho tem sido bem representada por este vieirense.
O Dia do Cantador trouxe até Vieira do Minho mais de meia centena de cantadores ao desafio. O evento iniciou com uma celebração litúrgica na Igreja Paroquial de Santa Maria Mãe de Deus, em Tabuaças, seguindo-se um almoço de confraternização, em frente aos Paços do Concelho.
A iniciativa foi promovida pelo Município em colaboração com a Junta de Freguesia de vieira do Minho.

BARCELOS RECEBE AJUDA PARA COMBATER POBREZA

Barcelos contemplado com verba até 500 mil euros para combater pobreza. Câmara Municipal aprovou manifestação de interesse no desenvolvimento de Contratos Locais de Desenvolvimento Social

A Câmara Municipal de Barcelos manifestou interesse em desenvolver no concelho o programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G), através do qual será contemplado com uma verba entre 400.001 euros a 500.000 euros, com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social.

Barcelos (1).jpg

A manifestação de interesse foi aprovada em reunião ordinária do executivo no dia 10 de maio, designando como entidade coordenadora local a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave.

A Portaria n.º 229/2018, de 14 de agosto, procedeu à criação do programa CLDS-4G e aprovou o respetivo regulamento específico. Nos termos do n.º 8, do artigo 2.º desta Portaria, foi publicado o Despacho n.º 3998/2019, de 10.04.2019, do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o qual determina que o concelho de Barcelos é elegível no âmbito do Programa CLDS-4G, pelo que será alvo de financiamento, cujo limite mínimo é de 400,001 euros e o limite máximo de 500.000 euros.

Os CLDS têm como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multisetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social.

Barcelos teve, e ainda tem, em funcionamento um CLDS 3G na freguesia de Arcozelo e na União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha de S. Martinho e S. Pedro. O trabalho desenvolvido durante os últimos três anos, pela equipa de técnicos e pela parceria estabelecida com outras instituições de direito privado e com a Câmara e Juntas de Freguesia, permitiu que os objetivos inicialmente estabelecidos fossem implementados com resultados reconhecidos pela comunidade local.

TERRAS DE BOURO PROMOVE SEGURANÇA NOS TRILHOS

O Município de Terras de Bouro informa que estão em curso trabalhos de manutenção e alteração de traçados da sua rede de trilhos no sentido de fornecer maior segurança e atratividade a todos os pedestrianistas.

tcm.PNG

Por este motivo, solicitamos que antes de realizar qualquer um dos trilhos contactem os nossos postos de turismo ou através de correio electrónico para conhecer as suas condições mais em detalhe. Esperamos ser breves.

TERRAS DE BOURO ADERE AO TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

O Município de Terras de Bouro esteve representado a 16 de maio pela Vereadora Dr.ª Ana Genoveva Araújo na assinatura do protocolo do plano de Adesão Plena ao CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo entre esta entidade, a Associação Comercial de Braga, a DECO, a Direcção-Geral do Consumidor, a Direcção-geral da Política da Justiça e os municípios de Terras de Bouro, Braga, Vila Verde, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Amares.

IMG_8649 (1).JPG

Com este protocolo o Minho quer afirmar-se na resolução de conflitos entre consumidores e empresas, tornando-se, assim, na região mais dinâmica nesta área,  permitindo que as empresas possam dar confiança aos consumidores e a possibilidade de, caso haja algum conflito entre as duas partes, sendo o CIAB  a entidade que poderá intervir nessa resolução, gerindo-o e evitando assim que chegue aos tribunais.

IMG_8648.JPG

MONÇÃO REALIZA 9ª FEIRA DO VINHO TINTO

Certame realiza-se no próximo fim de semana, 25 e 26 de maio, com provas de vinho tinto e degustação de produtos locais. No sábado, presença do Chef Cordeiro e do artista Toy. No domingo, manhã com Caminhada Tinto Color e tarde com música tradicional.

Festa do Vinho Tinto.jpg

Tangil, freguesia de montanha do concelho de Monção, promove no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de maio, a 9ª Feira do Vinho Tinto. Além de expositores dispersos pelo espaço exterior da Casa do Povo de Tangil, o certame apresenta produtos locais, como presunto, chouriça ou broa, e um programa diversificado com animação musical e provas de vinho.

Organizado pela Junta de Freguesia de Tangil com apoio da autarquia local e colaboração de empresas locais, a abertura oficial do certame está marcada para a 15h00, englobando atuação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil. 

Durante a manhã, realiza-se o 9º Raid Rota da Pedra Solta. A partir das 16h30, o programa prevê showcooking com o Chef Cordeiro, provas de vinho verde tinto, atuação de charangas e verbena com o Grupo “Paralelos”. Pelas 23h00, Toy sobe ao palco para animar a festa.

No domingo, o certame abre às 10h00, com a abertura de exposição de desenhos “Vinha no Papel”, seguindo-se a Caminhada Tinto Color, com animação de Pedro Pagodes, e Showcooking com o Mini Chef Américo. No período da tarde, festival folclórico com agrupamentos de Merufe, Troporiz e Vilela e atuação de charanga.

Com este certame, a organização procura a divulgação dos produtos locais, a criação de um fim de semana animado para os residentes e visitantes e a valorização de um espaço de montanha com património secular e paisagens naturais admiráveis e relaxantes. 

26ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DE PONTE DA BARCA MARCADA PELA ADESÃO E DIVERSIDADE

Depois de uma intensa semana dedicada aos livros e à cultura, numa iniciativa por onde passaram diversas apresentações de obras e encontros com autores, a 26ª edição da Feira do Livro de Ponte da Barca ficou marcada pela evocação de um dos grandes vultos de Ponte da Barca, Frei Agostinho da Cruz, num sentimento de orgulho da história barquense aliado à novidade e à irreverência de novos autores e novas obras literárias. “

Capturarflivrbarc.PNG

“A Feira do Livro de Ponte da Barca é um grande evento cultural que vai além da compra e venda de livros, pois apostamos numa oferta diversificada, criando um espaço dedicado aos livros, à cultura, à pedagogia e ao lazer, o que tem contribuído para a afirmação deste evento como referência obrigatória”, salientou o Presidente da Câmara, Augusto Marinho.

O dia inaugural ficou marcado pela apresentação do Livro "Frei Agostinho da Cruz: Vida e Obra do Venerável Poeta", de Luís Arezes, iniciativa integrada no âmbito das Comemorações dos 400 anos da morte de Frei Agostinho da Cruz, que contou, ainda, com a colaboração da Associação "Os Canários de Bravães".

Outro dos momentos altos da edição deste ano aconteceu no sábado, aquando da apresentação do Documentário "Viver a Natureza em Ponte da Barca" produzido pelo Município de Ponte da Barca sobre a fauna e a flora do nosso Concelho, sendo um documentário único e pioneiro que mostra toda a força e beleza de um território que Miguel Torga designou como o “Portugal Nuclear, a Ibéria na sua pureza essencial...”

Durante a semana os visitantes tiveram oportunidade de participar na apresentação de várias obras, nomeadamente dos escritores João Tordo, Ana Bacalhau, José Viale Moutinho e Mariana Machado, certame que incluiu momentos com diversas atividades para aos mais jovens, destacando-se a entrega dos Prémios do Concurso de Leitura, que decorreu ao longo do ano entre os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da EPRALIMA.

Ao longo de toda a semana foram muitos os que visitaram a 26.ª Feira do Livro, atraídos quer pelas novidades literárias assim como pelos vários espetáculos culturais, numa adesão constante por parte dos barquenses e de quem visitou Ponte da Barca num fim-de-semana com uma agenda cultural preenchida, consolidando assim uma das maiores e mais conhecidas iniciativas culturais do Município de Ponte da Barca.

fairabarcccs (1).jpg

fairabarcccs (2).jpg

fairabarcccs (3).jpg

fairabarcccs (4).jpg

BRACARENSES DEBATEM NOVA LEI DA SEGURANÇA PRIVADA

Nova lei de segurança privada será comentada em Braga. O 2.º Fórum Segurança vai debater o estado da arte e o futuro da Segurança Privada em Portugal em 30 de maio

A nova lei da Segurança Privada, que foi aprovada há poucos dias pelo Parlamento, será o tema central do terceiro e último dia do 2.º Fórum Segurança.  A principal novidade que a nova Lei vem introduzir consiste na possibilidade das forças de segurança, sempre que se justifique, poderem ter acesso às imagens captadas em tempo real pelos sistemas de videovigilância, desde que ligados a centrais de receção e monitorização de sinais de alarme e videovigilância.

Foto Forum Segurança 2.JPG

Esta e outras novidades serão apresentadas e debatidas nos dois painéis temáticos que compõem o programa do dia 30 de maio. De manhã terá lugar o painel temático “Os próximos 10 anos da Segurança em Portugal”, que ficará a cargo do diretor do Departamento de Segurança Privada da PSP, Pedro Gouveia, do director de segurança do Sport Lisboa e Benfica, Rui Carlos Pereira, e do diretor de segurança da Auchan, Silvestre Machado. Serão apresentadas as principais alterações à legislação de segurança privada pelo diretor do Departamento de Segurança Privada.

Da parte da tarde, segue-se o painel “Segurança Pública vs Segurança Privada” com a presença de Mário Ferreira, empresário e empreendedor português, presidente do grupo Mystic Invest e mais conhecido como CEO da Douro Azul. O restante painel de oradores será constituído por Rui Pereira, antigo Ministro da Administração Interna, Ana Paula Brandão, professora e investigadora da Universidade do Minho e Nuno Poiares, diretor do Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna. A segurança da informação, a cibersegurança, a cooperação público-privada, a importância da segurança como fator estratégico da continuidade de negócio, serão alguns dos tópicos a abordar.

O encerramento do Fórum Segurança ficará a cargo da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto. Estão também confirmadas as presenças do Diretor Nacional da PSP, Luís Farinha e do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. O dia termina com a Comemoração do 142.º Aniversário do Comando Distrital da PSP de Braga.

A inscrição no evento é gratuita, mas requer inscrição obrigatória no website www.forumseguranca.pt .

A 2.ª edição do Fórum Segurança é organizada pela BC DIID e pela Sinalux. Segundo Ricardo Costa, fundador do Fórum Segurança e administrador do Grupo Bernardo da Costa (ao qual pertence a BC DIID) “A preocupação primeira da organização do Fórum Segurança é entregar aos profissionais de segurança um evento de qualidade no Norte do país, com oradores de renome e com uma perspetiva integradora das várias vertentes da segurança: segurança eletrónica e segurança privada, segurança no trabalho e segurança contra incêndio.

MUNICÍPIO DE BRAGA ATRIBUI BOLSAS DE ESTUDO

Município atribui Bolsas de Estudo para aulas de Dança e Música. Candidaturas até dia 14 de Junho

O Município de Braga, com o objectivo de fomentar o desenvolvimento do ensino da dança e da música no Concelho e de permitir uma utilização activa e participativa das instalações do Mercado Cultural do Carandá, celebrou com a Arte Total – Centro de Educação pela Arte e com o Conservatório Bomfim, tutelado pela Fundação Bomfim, um protocolo de colaboração de onde resulta a atribuição de bolsas de estudo para aulas de dança e música, respectivamente, a estudantes do ensino público, residentes no concelho de Braga.

As bolsas correspondem à frequência de aulas durante o ano lectivo 2019/2020 nas instalações das duas escolas reconhecidas pelo seu valor artístico e pedagógico e sediadas no Mercado Cultural do Carandá.

O processo de candidatura decorre até ao dia 14 de Junho, devendo os interessados dirigir-se ao Balcão Único da Câmara Municipal de Braga para proceder à apresentação da candidatura.

Para mais informações está disponível o seguinte endereço electrónico: cultura@cm-braga.pt.

Os formulários e as normas de candidatura encontram-se disponíveis no portal www.cm-braga.pt.

cartaz bolsas de estudo2019.jpg

CERVEIRA HOMENAGEIA O SEU CLUBE

Clube Desportivo de Cerveira homenageado pela Câmara Municipal

O executivo municipal de Vila Nova de Cerveira abriu, este domingo ao final da tarde, as portas dos Paços do Concelho para receber o Clube Desportivo de Cerveira (CDC), campeão distrital sénior de futebol 2018/2019. Na varanda do edifício, atletas e dirigentes do clube festejaram e agradeceram o apoio dos adeptos cerveirenses.

CDC Paços do Concelho.jpg

A equipa do Cerveira, liderada por Francisco Tobias, garantiu, pela 5ª vez, o título de campeão distrital sénior de futebol da Associação de Futebol de Viana do Castelo, época 2018/2019, e a consequente subida ao Campeonato de Portugal.

Numa homenagem simbólica, o executivo cerveirense recebeu, este domingo, toda a comitiva do CDC no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguindo-se a festa na varanda do edifício, que ostentava uma tarja de grandes dimensões com a seguinte mensagem: “O Município de Vila Nova de Cerveira felicita os campeões distritais”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira enalteceu a dedicação e o empenho dos atletas, assim como a entrega e a disponibilidade da direção na criação das condições necessárias para o excelente desempenho alcançado diariamente. “O Clube Desportivo de Cerveira tem sido exemplar na formação das camadas jovens e na construção de um percurso consolidado e assente em valores e, por isso mesmo, os resultados práticos surgem naturalmente. Muitos parabéns por esta conquista e um agradecimento especial por contribuírem para elevar o nome de Cerveira”, disse Fernando Nogueira. Para o edil cerveirense, a presença da comitiva do CDC serve ainda para reforçar a convicção de uma aposta acertada da Câmara Municipal no esforço de investir nas infraestruturas desportivas existentes.

Visivelmente satisfeito, o presidente do clube, Antonio Fernandes, agradeceu a união da família do CDC e o apoio da massa associativa, exaltando o fato de ter sido a primeira vez que a equipa cerveirense foi honrada com uma receção nos Paços do Concelho.

Para perpetuar este momento, a Câmara Municipal entregou uma lembrança ao Clube Desportivo de Cerveira. O ambiente de festa prosseguiu para a varanda dos Paços do Concelho, entoando-se cânticos de vitória e ostentando a taça de campeões distritais, partilhando a felicidade com os adeptos e população em geral concentrada na Praça do Município.

REGATA INTERNACIONAL UNE O MINHO À GALIZA

14ª Regata Internacional Ponte da Amizade marcada pelo sucesso

Mais um ano e mais um sucesso dentro e fora de água. Cerca de 500 jovens atletas de vários escalões, mais de 200 embarcações de 17 clubes (9 portugueses e 8 espanhóis) invadiram, este domingo, o rio Minho, para participar em mais uma edição da reconhecida Regata Internacional Ponte da Amizade. Ao caráter competitivo da prova junta-se o intercâmbio de princípios e valores desportivos.

Remo 2019 1.jpg

Organizada pela Associação Desportiva e Cultural Juventude de Cerveira, com o apoio da Câmara Municipal, esta regata de referência ibérica tem como singularidade o troféu “Ponte da Amizade” atribuído à prova de 8+ juvenil masculino, que apenas é entregue após a conquista de três vitórias consecutivas pelo mesmo clube ou de cinco vitórias intercaladas.

Na presente edição, a embarcação do Viana Remadores do Lima saiu vencedora no 8+juvenil masculino, somando mais uma vitória que, no entanto, não chegou para a erguer o tão ambicionado troféu.

Em pleno rio Minho e nas suas margens, centenas de jovens atletas competiram e outras centenas de pessoas assistiram a mais uma prova desportiva de grande êxito no concelho de Vila Nova de Cerveira, e que proporciona o desfrute de toda a beleza natural envolvente.

Satisfeita pelo impacto positivo, a direção da ADCJC agradece a todos as pessoas, entidades e patrocinadores envolvidos na concretização deste evento desportivo, com a expetativa de em 2020 assinalar a 15ª edição.

FAMALICÃO FESTEJA A SANTO ANTÓNIO

Antoninas de Famalicão animam a cidade de 7 a 13 de junho. Miguel Araújo e David Fonseca são cabeças de cartaz das festas concelhias

Miguel Araújo e David Fonseca são as grandes atrações musicais das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão, que decorrem de 7 a 13 de junho, com cerca de meia centena de iniciativas e atividades, entre costumes seculares e novidades contemporâneas.

Miguel Araújo.jpg

São sete dias intensos de festa abençoada pelo Santo António e marcada por inúmeras propostas culturais e desportivas que vão de encontro às várias gerações de famalicenses e aos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura.

Os concertos de entrada livre são um dos atrativos mais fortes da programação, David Fonseca atua a 9 de junho e Miguel Araújo a 11, na Praça D. Maria II, mas o que torna as Antoninas únicas e grandiosas é a forma genuína como que se revivem as tradições ancestrais e identitárias deste povo, com iniciativas como as marchas, a distribuição do pão, o desfile etnográfico, os arraiais, a sardinhada e os saltos às fogueiras, entre outras.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “as Antoninas são as festas de Famalicão e dos famalicenses. São a homenagem de um povo a Santo António, casamenteiro e protetor dos pobres, mas são também o grande momento de afirmação da identidade e do orgulho da nossa terra e das nossas gentes.”

As Marchas Antoninas que saem à rua, na noite do dia 12, são o momento mais emblemático das festas, numa saudável competição entre associações e freguesias do concelho, com a exaltação, orgulho e paixão de quem é famalicense. Este ano, há uma novidade a abrir o grandioso desfile com a exibição da marcha vencedora no cortejo das marchas infantis. “É uma forma de envolvermos as novas gerações num dos eventos mais tradicionais das Antoninas, assegurando desde já a sua vitalidade e preservação”, afirma Paulo Cunha.

Na tarde do dia 13, a procissão em honra de Santo António percorre as principais ruas da cidade, num momento de grande religiosidade e emoção. Antes disso, pela manhã realiza-se na Capela a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição secular.

O desporto conquista cada vez um lugar de importância nas festas. Este ano, contam-se mais de uma dezena de atividades desportivas, com destaque o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, para a Caminhada Camiliana e a Descida Mais Louca, entre outras.

À noite não falta animação com os concertos, mas também com os arraiais, sardinhadas e saltos às fogueiras. Referência ainda para o folclore com o desfile etnográfico, os bombos com o Tocá Bombar, o Encontro dos Grupos de Cavaquinhos, e o desfile de fanfarras.

Aos mais pequenos cabe a honra de abrir as festividades, com toda a ternura e a criatividade das Marchas Infantis. Com os arquinhos empoleirados e as ancas a baloiçar, as crianças desfilam pela cidade, na sexta-feira, 7 de junho. A partir daqui, é um desenrolar de atividades num cruzamento entre as tradições pagãs e religiosas, entre o popular e o erudito.

Enfeitada a rigor com arcos e cores festivas, a cidade será invadida pelo aroma do algodão doce e da sardinha assada, pelos balões e pelo tradicional manjerico acompanhado de uma quadra alusiva a Santo António.

O programa completo pode ser consultado em www.famalicao.pt

David Fonseca_Radio Gemini_full.jpg

TECH VISA - IAPMEI JÁ CERTIFICOU 80 EMPRESAS

O Programa Tech Visa tem por objetivo apoiar as empresas a atrair recursos humanos altamente qualificados para o país e pode ser utilizado por empresas de todos os sectores de atividade.

A certificação Tech VISA permite simplificar os procedimentos de obtenção de visto e autorização de residência, e dessa forma facilitar o recrutamento de talento em áreas relevantes para a competitividade, por todas as empresas de todos os setores internacionalizáveis.

Das 80 empresas certificadas, a quase totalidade (94%) desenvolvem a sua atividade na área das tecnologias de informação, tendo já sido recrutados neste âmbito 148 trabalhadores.

Quanto à distribuição geográfica, estas empresas desenvolvem atividade em todas as regiões do país, com maior concentração na Região de Lisboa, seguida das Regiões Norte e Centro.

Esta medida dá continuidade à prioridade definida pelo Governo de captação de investimento, de desenvolvimento tecnológico e de construção de uma economia capaz de atrair trabalhadores qualificados, cumprindo igualmente o desígnio de promover a atração de imigrantes, neste caso quadros altamente especializados.

As empresas legalmente constituídas em Portugal dispõem assim de um mecanismo para atrair e reter talentos provenientes de outros países que não integrem o Espaço Schengen, devendo os seus projetos demonstrar potencial de mercado e orientação para os mercados externos, o que será determinante para uma avaliação positiva da candidatura.

O IAPMEI é responsável pela certificação das empresas candidatas, estando envolvidas várias outras entidades, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares, no processo de atribuição de vistos e de autorizações de residência para os profissionais contratados pelas empresas certificadas.

IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. é um organismo público de apoio às micro, pequenas e médias empresas, que tem por missão promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas. O IAPMEI foi criado em 1975 través do Decreto-Lei n.º 51/75. https://www.iapmei.pt/

CAMINHADA EM MONÇÃO “PASSO A PASSO PELA VIDA”

Com organização da Unidade de Cuidados Continuados Deu-la-Deu e Centro de Saúde de Monção com apoio da Rede Social de Monção, realiza-se no próximo domingo, 26 de Maio, pelas 17h30, a 11ª Caminhada na Luta Contra o Cancro e Doenças Cardiovasculares.

Monção- Centro de Saude Monção.png

Com a denominação “Caminhar Passo a Passo pela Vida”, a iniciativa consta de um passeio pela Ecopista do Rio Minho desde o Parque da Lodeira, junto à Ponte Internacional entre Monção e Salvaterra, até ao parque de lazer da Senhora da Cabeça, em Cortes.

Aberta a quem pretender participar, a 11ª Caminhada na Luta Contra o Cancro e Doenças Cardiovasculares, não implica pagamento obrigatório, contudo, quem pretender uma t-shirt alusiva à iniciativa e garrafa de água terá de fazer um donativo de 3,00 €.

O valor angariado reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Norte). As inscrições podem ser efetuadas no Centro de Saúde Monção e Unidade de Cuidados Continuados Deu-la-Deu (T. 251 653 923).

De acordo com a organização, a caminhada deverá contar com cerca de meio milhar de pessoas de todas as idades. O objetivo geral passa por estimular a atividade física e sensibilizar a comunidade local para estas problemáticas, alertando-a para a importância da componente preventiva.