Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIMARANENSES “CURTEM” SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Uma Feira de Robótica, uma Mostra de Projetos de alunos de Cursos e Escolas Profissionais e Jogos Matemáticos são algumas das atividades agendadas para a Semana da Ciência e Tecnologia do Curtir Ciência, de 17 a 24 de novembro. Tal como em anos anteriores, esta iniciativa pretende ser um fórum de divulgação de projetos de cariz científico-tecnológico desenvolvidos por escolas e, também, um ponto de encontro entre o público e a C&T.

image001

O programa, além de uma sessão numa IPSS da cidade (dia 17) dirigida a crianças e jovens, inclui uma Feira de Robótica (20 e 21) com a presença de vários clubes escolares de robótica; uma Mostra de Projetos C&T (22 e 23) para que escolas/cursos profissionais de Guimarães promovam os projetos desenvolvidos por alunos/formandos; uma conversa entre um investigador e alunos (23) e Jogos Matemáticos (24), em simultâneo com o Circuito Xadrez e Ciência, organizado pela Academia de Xadrez de Portugal.

PROGRAMA

17 NOV | CIÊNCIA NO LAR DE SANTA ESTEFÂNIA

Ação no exterior para crianças e adolescentes do Lar de Santa Estefânia, que explora duas temáticas ligadas às novas tecnologias: a Prototipagem Rápida (impressora e canetas 3D) e a Robótica (Ozobots, pequenos robôs eletrónicos que ensinam noções básicas de codificação e programação).

20, 21 NOV | FEIRA DE ROBÓTICA

Um palco para os vários clubes escolares de robótica de Guimarães mostrarem os seus projetos e trocarem ideias. Entre as 14:00 e as 17:00 horas.

21 NOV | ENCONTRO COM A INVESTIGAÇÃO

Os investigadores João Borges e Nelson Rodrigues, da Universidade do Minho, falam sobre “Tecnologias na Condução Autónoma” com alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda.

22, 23 NOV | MOSTRA DE PROJETOS

Cursos profissionais das escolas públicas e privadas de Guimarães participam nesta mostra de projetos C&T.

24 NOV | JOGOS MATEMÁTICOS

No Dia Nacional da Cultura Científica, uma atividade de participação gratuita, durante a manhã, para as famílias que visitarem o Curtir Ciência. Em simultâneo decorre o Circuito Ciência e Xadrez, promovido pela Academia Nacional de Xadrez, que inclui, além da vertente de competição, ações de formação sobre este jogo.

Inscrições para visitas/participação: 253510830; geral@ccvguimaraes.pt

MUNICÍPIO DE CAMINHA PROMOVE OTL FÉRIAS DE NATAL

Inscrições terminam a 30 de novembro

Numa política de continuidade, a Câmara Municipal de Caminha vai promover na pausa letiva das férias de Natal oServiço de Ocupação de Tempos Livres - OTL “Férias de Natal”, direcionado para as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. Os objetivos são proporcionar umas férias divertidas às crianças e, ao mesmo tempo, dar uma resposta às famílias caminhenses. As inscrições terminam a 30 de novembro.

O OTL tem como objetivo principal o bem-estar das crianças, assim como o seu desenvolvimento de forma saudável, divertida e harmoniosa. Para tal, o Município está a ultimar um conjunto de atividades lúdicas, enriquecedoras do ponto de vista educativo, afetivo, cultural, desportivo e lúdico, de modo a proporcionar-lhes não só a simples ocupação do seu tempo livre, mas sobretudo um período de férias agradável e feliz. Para além de querer proporcionar férias memoráveis, o OTL é uma solução para as famílias caminhenses que trabalham e não têm com quem deixar os filhos nas pausas letivas.

Tal como os anteriores, o OTL "Férias de Natal" dirige-se às crianças do Ensino Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Sidónio Paise vai funcionarde 17 de dezembro a 2 de janeiro de 2019, das 8H00 às 19H00. É de salientar que no caso das crianças do pré-escolar a comparticipação é a aplicada durante o ano letivo. No caso dos alunos do 1º ciclo, para os meninos com Escalão A, a comparticipação diária é de 2,5 euros; com Escalão B é de 4 euros e para os meninos sem Escalão é de 6 euros.

As inscrições terminam a 30 de novembro. Assim, os encarregados de educação interessados deverão dirigir-se à Câmara Municipal de Caminha - Setor da Educação - 9H00/13H00 e 14H00/17H00 -, para efetuarem a respetiva candidatura. Deve ainda fazer-se acompanhar dos seguintes documentos: declaração das entidades patronais do pai e da mãe da criança atestando em como se encontram a trabalhar no período em causa; fotocópia da Declaração de IRS referente ao ano fiscal de 2017; recibos de vencimento dos dois últimos meses (pai e mãe), pensões de alimentos ou por invalidez; comprovativos de prestações sociais (RSI ou desemprego); comprovativo de ausência de rendimentos Segurança Social; comprovativos de despesas (renda/prestação habitação e de saúde).

VILA DE PRADO REALIZA FEIRA DE ANTIGUIDADES, USADOS E VELHARIAS

Vila de Prado recebe a próxima Feira de Antiguidades no dia 17 de novembro

O Largo S. Sebastião na Vila de Prado prepara-se para acolher mais uma edição da Feira de Antiguidades, Velharias e Usados durante o dia 17 de novembro (sábado).

A

De manhã até ao fim do dia, o espaço será ocupado por diversos expositores com artigos das mais variadas funções desde livros, roupas, discos, brinquedos e máquinas, entre muitos outros objetos.

As oportunidades de negócio estão em cima da mesa com preços acessíveis sempre ao terceiro sábado de cada mês.

Organizada pela Junta de Freguesia da Vila de Prado, a iniciativa tem despertado a atenção de muitos visitantes, que ajudam a promover e dinamizar o território local e concelhio.

Perspetivam-se excelentes negócios, tanto para quem vende como para quem compra!

IMG_3161

cartaz feira de velharias

MINHOTOS REGRESSAM ÀS "SOPAS DE CAVALO CANSADO"

Matança da Seba, Rejoada, Sopa de Cavalo Cansado e Magusto regressam à Lage

A Lage prepara-se para receber mais uma edição da ‘Matança da Seba; Rejoada, Sopa de Cavalo Cansado e Magusto’ durante o próximo fim de semana, 17 e 18 de novembro.

DSC_0245

Uma tradição que atrai anualmente largas dezenas de pessoas para viver momentos de grande entusiasmo e convívio.

No primeiro dia, sábado, as atenções estão viradas para a famosa recriação agrícola, a matança da seba, que acontece no lugar da Goja, a partir das 17h. Já no domingo, como habitualmente, há rejoada para o almoço com mesa farta nas instalações da sede da Junta de Freguesia, às 13h.

Durante a tarde, decorre o magusto típico. As famosas sopas de cavalo cansado também prometem fazer as delícias de lagenses e visitantes. A par do ano passado, as receitas da iniciativa revertem para uma causa social e, desta feita, o objetivo é a aquisição de um órgão para igreja paroquial.

O evento é aberto a toda a população e a organização fica a cargo da Junta de Freguesia da Lage, com o apoio das organizações e associações locais.

DSC_0290

Dois dias de muita tradição!

Inserida na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, a iniciativa pretende proporcionar dois dias de comunhão com o mundo rural, reforçando laços de amizade e dinamizando a freguesia. A matança da seba vai ter lugar no lugar da Goja, onde várias pessoas se juntam para levar a cabo uma atividade ancestral que cumpre todas as regras em vigor. O animal morre sem sofrimento, através de uma descarga elétrica, e a veterinária municipal está presente para garantir que se cumprem as condições higieno-sanitárias impostas por lei.  Tudo o resto será realizado como manda a boa tradição do Minho. A palha a arder é utilizada para queimar o pelo e fazer a cora da pele. Posteriormente, é feito o desmanche do animal. Durante todo o evento, os participantes e espectadores presentes têm à disposição petiscos para confortar o estômago.

DSC_0397

Um domingo em cheio!

No dia seguinte, 18 de novembro, a festa continua a bom ritmo. O espaço da sede da Junta de Freguesia está reservado para tempos de diversão com uma mesa repleta de sabores tradicionais, com uma saborosa rejoada preparada pelos voluntários locais. No decorrer da tarde, há também um magusto tradicional de forma animar o pessoal. A organização convida famílias, amigos e pessoas individuais a participar e a juntar-se à festa.

“Vive-se um autêntico ato de tradição”

Para o Presidente da Junta de Freguesia da Lage, o evento acontece essencialmente com o objetivo de valorizar a cultura tradicional, embora a recriação ancestral tenha sofrido alterações em função da evolução das normas legais. “Vive-se um autêntico ato de tradição. Com a colaboração de uma pessoa especializada na medicina veterinária, a matança da seba é feita com animal sem dor, tudo conforme as regras estipuladas”, afirma Carlos Pedro Castro. O autarca sublinha que a iniciativa gastronómica tem revelado um crescimento bastante positivo e que é fundamental fazer parte da Rota das Colheitas. “Tem corrido bem. De ano para ano, há um aumento gradual de participantes. Estar na Rota, aquela que é a maior festa de Vila Verde, possibilita sempre um maior impacto para o exterior”, refere o presidente da Junta de Freguesia da Lage.

A ‘Matança da Seba, Rejoada, Sopa de Cavalo Cansado e Magusto’ é mais uma iniciativa que pretende preservar e valorizar a genuína tradição minhota e que procura dinamizar e promover o território local e concelhio.

DSC_0406

PONTE DE LIMA LEVA A LOURES ALHEIRA DE GALO E ARROZ DE SARRABULHO À MODA DE PONTE DE LIMA E O GRUPO FOLCLÓRICO VERDE MINHO ANIMA A FESTA

Estão quase esgotadas as inscrições para o almoço de arroz de sarrabulho com rojões à moda de Ponte de Lima e a alheira de galo, numa iniciativa do Grupo Folclórico Verde Minho em parceria com os restaurantes de Ponte de Lima. Mas, praticamente metade das inscrições já estão asseguradas, devendo as mesmas ficarem esgotadas dentro de pouco tempo!

IMG_6274

A iniciativa vai ter lugar no próximo dia 3 de Fevereiro em Loures, a ter lugar na cantina da Câmara Municipal de Loures.

Sob a experiente batuta do Chefe Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião, na freguesia limiana de S. Pedro de Arcos, espera-se uma adesão bem mais superior à verificada no ano passado. Os comensais vão ter a oportunidade de saborear uma das requintadas obras do paladar da gastronomia minhota e portuguesa em geral – o arroz de sarrabulho com rojões à moda de Ponte de Lima!

Trata-se, realmente, de uma iniciativa a não perder e cuja inscrição não deve ser relegada para mais tarde… os contactos são os seguintes:

- Teotónio Gonçalves – 964 006 657

- Mário Oliveira – 914 080 246

IMG_6307

CapturarAlmoçoSarrabulho2019

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO VIZELENSE VISITA COMÉRCIO LOCAL

Executivo inicia Roteiro pelas Empresas e Comércio

No seguimento da estratégia para o desenvolvimento económico e empresarial do Concelho, implementada por este Executivo Municipal, o Presidente da Câmara Municipal inicia amanhã um conjunto de visitas às empresas e comércio do Concelho.

O objetivo destas visitas é reforçar a proximidade entre a Autarquia e os investidores privados, auscultando os empresários e comerciantes vizelenses acerca da realidade dos seus negócios, apostando numa postura de parceria e acompanhamento próximo da realidade empresarial do Concelho.

O Roteiro pelas Empresas é uma das linhas principais da estratégia do Executivo para o desenvolvimento económico e empresarial do Concelho, ao qual se juntam o Conselho Económico e Social, o Investe Vizela, a Via Verde do Investimento e a instalação do “Espaço Empresa” no edifício-sede da Câmara.

Assim, o Roteiro pelas Empresas inicia amanhã, dia 14 de novembro, a partir das 10.00h, com a visita a alguns estabelecimentos comerciais do Concelho.

De realçar que com estas iniciativas, é intenção da Câmara Municipal apostar num projeto de dinamização empresarial e de investimento no incentivo e apoio ao tecido empresarial local.

VIZELA VAI REABILITAR PISTAS MINIGOLFE

Câmara de Vizela assina contrato para intervenção nas pistas de minigolfe

No seguimento da estratégia e os objetivos definidos para a área desportiva, a Câmara Municipal irá proceder à intervenção e reabilitação das 18 pistas do Campo de Minigolfe Fonseca e Castro.

Após a vistoria efetuada por um técnico devidamente credenciado, a Câmara Municipal de Vizela encontra-se neste momento em condições para proceder à referida intervenção nas pistas.

Assim, o respetivo contrato de empreitada, no valor de 48.000,00€, será assinado amanhã, pelas 15h00, no Campo Municipal de Minigolfe Fonseca e Castro, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, o empreiteiro responsável pela obra e o Presidente da Vizelgolfe, Miguel Bento.

De realçar que esta intervenção assenta na aposta numa política desportiva mais transparente, equitativa e justa e de acordo com os recursos disponíveis, sendo que a Câmara Municipal considera fundamental o estabelecimento de parcerias com o movimento associativo, desde que este contribua positivamente para a generalização do acesso à prática desportiva.

MUNICÍPIO DE VIZELA APRESENTA PROVAS DESPORTIVAS

Câmara apresentou Duatlo, Milha Urbana e Corta-Mato Curto

No seguimento da estratégia e dos objetivos definidos para a área desportiva, a Câmara Municipal de Vizela apresentou esta manhã no Bar do Rio, na Marginal Ribeirinha de Vizela, as provas desportivas Duatlo, Milha Urbana e Corta-Mato Curto.

Apres. desporto

A apresentação esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal ao qual se juntaram representantes das entidades parceiras nas provas, a saber: o diretor técnico da delegação regional norte da Federação de Triatlo de Portugal, Francisco Santos; o Vice-presidente da Associação Atletismo de Braga, Rui Ferreira; e o presidente adjunto do Futebol Clube Vizela, Pedro Oliveira.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou a importância das parcerias na organização destas provas e afirmou que enquanto este Executivo estiver à frente da Autarquia, vai sempre pugnar para que estas provas se realizem nos próximos anos.

Mais, disse que será sempre uma das prioridades do Executivo promover eventos que estejam intrinsecamente ligados com a génese e história do Município, como é o caso do atletismo, uma modalidade com enorme tradição no Concelho de Vizela.

O Duatlo Vizela 2018 resulta de uma parceria conjunta entre a Câmara Municipal de Vizela, o FC Vizela e a Federação de Triatlo Português e terá lugar já no próximo sábado, dia 17 de novembro, às 14h00, na marginal ribeirinha de Vizela.

A prova envolverá 5 km de corrida, 20 km de BTT e mais 2,5 km de corrida e os interessados podem inscrever-se através dos endereçoswww.triatlonorte.pt ou desporto@cm-vizela.pt.

A Milha Urbana de Vizela e o Campeonato Regional Corta-Mato Curto decorrem de uma parceria entre a Autarquia e a Associação de Atletismo de Braga e a inscrição para as duas provas pode ser feita na sede da Associação de Atletismo de Braga, por telefone (253514780) ou por e-mail(geral@aabraga.pt). Mais informações em http://www.aabraga.pt/.

A Milha Urbana realiza-se no próximo dia 24 de novembro (sábado), na Praça da República, pelas 15.00h e    as inscrições podem ser feitas até ao dia 21 de novembro. O Campeonato Regional Corta-Mato Curto terá lugar no dia 22 de dezembro, na Zona Ribeirinha / Parque das Termas, pelas 15.00h e as inscrições podem ser feitas até ao dia 20 de dezembro.

Consciente da importância e consistência que o movimento desportivo representa para toda a comunidade vizelense, a Câmara Municipal quer continuar a promover uma intervenção participativa e atenta, enquanto parceira social, no sentido de generalizar o acesso à prática desportiva, implementando para isso, um conjunto de diretrizes que vão de encontro às necessidades mais prementes do tecido associativo desportivo concelhio.

Apostando numa política desportiva mais transparente, equitativa e justa e de acordo com os recursos disponíveis, a Câmara Municipal considera fundamental o estabelecimento de parcerias com o movimento associativo, privado e público, desde que estes contribuam positivamente para a generalização do acesso à prática desportiva.

POSTAL ILUSTRADO MOSTRA "GRUPO DE BANHEIROS” EM VILA PRAIA DE ÂNCORA

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, é porventura a mais afamada e concorrida estância baldenar do Minho.

20431633_1026890574080198_4053623527823901577_n

Um postal centenário dá-nos conta de um "grupo de banheiros” junto à lage da Praia Norte, a qual ainda lá existe. O postal deverá ter sido editado antes de 1911 em virtude de ainda utilizar a grafia em vigor antes da Convenção Ortográfica imposta pelos republicanos naquele ano ou seja, pouco tempo após a implantação do novo regime.

Por outro lado, a gravura mostra um grupo de banhistas e não de “banheiros” – estes vestiam-se de forma diferente e encontravam-se ao serviço do Real Instituto de Socorros a Náufragos - o qual, apesar do Alto Patrocínio da Rainha D. Amélia, após a mudança de regime passou a designar-se simplesmente por Instituto de Socorros a Náufragos, assim se mantendo na actualidade.

Trata-se, pois, de pessoas da região que porventura resolveram ir a banhos, transportando eventualmente um delas o merendeiro numa cesta de vime coberta com um pano. Os fatos são os que à época se usavam pelos banhistas e a boina muito usual das gentes minhotas e galegas.

Com vista a despertar um maior interesse comercial e recorrendo a um expediente muito comun nesta profissão, o editor do postal muito provavelmente juntou pessoas de diferentes estatutos sociais e profissionais que ocasionalmente se encontravam na praia sem nenhuma relação familiar entre si, nomeadamente um pescador e uma família de banhistas de origem citadina...

Não esquecer as origens galegas dos pescadores de Vila Praia de Âncora… e, finalmente, convém não correr atrás do primeiro “boneco” que aparece quando pretendemos identificar o traje tradicional!

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE ESCLARECE POPULAÇÃO ACERCA DO PROGRAMA DA ORLA COSTEIRA

Esposende realiza Sessão de Esclarecimento sobre o Programa da Orla Costeira

O Município de Esposende vai promover uma Sessão de Esclarecimento sobre o Programa da Orla Costeira Caminha-Espinho (POC-CE), na próxima segunda-feira, dia 19 de novembro, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Esposende.

DSC09768

A sessão contará com a participação da equipa técnica responsável pela elaboração do programa e do Vice-presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, sendo que também estará presente o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

Este instrumento de gestão territorial da orla costeira encontra-se em fase de discussão pública até ao dia 14 de dezembro. O objetivo desta sessão é esclarecer os eventuais interessados sobre as ações previstas no POC-CE, nomeadamente no que se refere à faixa litoral concelhia, para que, caso pretendam, possam participar do processo de discussão pública, apresentando reclamações, observações ou sugestões.

A área de intervenção do Programa de Orla Costeira Caminha-Espinho abrange 122 km da orla costeira de 9 concelhos e de 36 freguesias, e inclui, as águas marítimas costeiras e interiores e os respetivos leitos e margens, assim como as faixas de proteção marítimas e terrestres inseridas na área de circunscrição territorial da Administração da Região Hidrográfica do Norte, dos municípios de Caminha, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho.

O programa pode ser consultado on-line em http://participa.pt/consulta.jsp?loadP=2357.

DSC07767

DSC07994

sessão esclarecimento

BAIXA TERAPIA CONQUISTA MAIS DE 2 MIL PESSOAS EM FAMALICÃO

António Fagundes é cabeça de cartaz de um hilariante elenco

Esgotadíssimo!

O espetáculo BAIXA TERAPIA - Uma Comédia no Divã será vista por mais de 2000 pessoas na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, entre os dias 15 e 18 de novembro.

45853043_2244504862288725_1643204146137923584_n

O multifacetado ator brasileiro, António Fagundes, lidera um elenco formado por Mara Carvalho, Fábio Espósito, Alexandra Martins, Bruno Fagundes e Ilana Kaplan.

Aclamado pelo público e pela crítica, este espetáculo coleciona em Vila Nova de Famalicão mais dois milhares de espetadores que se juntam aos 150 mil que já agregou nas salas do Brasil.

42982636_2204113976467831_3167266981816565760_n

De acordo com a sinopse do espetáculo, três casais que não se conhecem encontram-se inesperadamente no consultório da psicoterapeuta que os acompanha para uma sessão agendada. Mas, desta vez, para espanto de todos, a psicoterapeuta não está presente. Todavia, ela deixou tudo preparado para a chegada dos casais – um pequeno bar onde não falta whisky e vários envelopes com instruções de como em conjunto deverão conduzir a sessão sem a sua presença. Esse é o objetivo: uma sessão sem o acompanhamento da terapeuta, onde todas as questões são resolvidas em grupo. Cada envelope traz uma situação mais inesperada que a outra o que acaba por transformar a sessão num hilariante caos. “Baixa Terapia” é uma comédia envolvente que conduz o público a um final surpreendente.

Dias 15, 16, 17, o espetáculo é às 21h30 e, no dia 18, às 17h00, sempre no Grande Auditório. O espetáculo começa rigorosamente no horário marcado e não é permitida a entrada após o seu início!

43013735_2204113763134519_2374550335487213568_n

43052429_2204113753134520_7713781402717650944_n

43087788_2204113876467841_6577329186430517248_n

MUNICÍPIO DE BRAGA DESMENTE NOTIFICAÇÃO JUDICIAL A PROPÓSITO DA "FÁBRICA CONFIANÇA"

COMUNICADO

Tendo o Município de Braga sido interpelado por diversos órgãos de comunicação social quanto à aceitação, pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga de uma Providência Cautelar que visa suspender a hasta pública do imóvel designado “Fábrica Confiança”, cumpre prestar os seguintes esclarecimentos:

  1. A Câmara Municipal de Braga não foi, até ao momento, notificada pelo Tribunal, desconhecendo o teor da Providência Cautelar em questão;
  2. A interposição desta Providência Cautelar não constitui qualquer surpresa uma vez que já tinha sido anunciado o recurso à via judicial pelos cidadãos que se opõem à venda deste imóvel;
  3. A aceitação desta Providência é um acto administrativo que não envolve qualquer análise do mérito da mesma ou dos argumentos aí vertidos, que serão naturalmente contestados pelo Município após a referida notificação;
  4. A Câmara Municipal concretizará o processo de alienação logo que tal lhe seja possível. 

Município de Braga, 13 de Novembro de 2018

ARCOS DE VALDEVEZ RECEBE 2º ENCONTRO DE TEATRO LUSO-GALAICO

Casa das Artes recebe 2º Encontro de Teatro Luso-Galaico com estreia de peça de companhia de teatro de Arcos de Valdevez, nos dias 15 a 18 de Novembro no auditório principal

De 15 a 18 de novembro, a Casa das Artes recebe o 2º encontro de Teatro Luso-Galaico, subindo ao palco principal da Casa das Artes, os grupos de teatro Krisálida (Portugal), Peripécia Teatro (Portugal/Espanha), GTV- Grupo de Teatro do Vez (Portugal) e grupo de Teatro Airiños (Galiza).

auto da india

O grupo Krisálida faz a estreia desta edição com a peça “Auto da Índia”, no dia 15, pelas 15h00 para o público escolar. O AUTO DA ÍNDIA que escolheram, preocupou-se com os comportamentos sociais, com um “gestus” que se faz o possível por mostrar, o que só é possível mostrando o contexto histórico.

No dia 16, pelas 22h00, o Grupo Peripécia Teatro, encena “la Tortilla de mi Madre”. A nova peça desta companhia transmontana, resulta numa reflexão perspicaz e acutilante sobre a impiedade do tempo, sobre as relações humanas, as incoerências da existência e sobre a solidão, a que nos forçam ou à qual nos forçamos, por comodismo ou por opção, e que é fruto da crescente desumanização que caracteriza o nosso tempo.

No dia 17, pelas 22h00 o GTV- Grupo de Teatro do Vez sobe ao palco, em estreia absoluta, com a peça “OS 10 COBRIMENTOS”, um texto que retrata os descobrimentos portugueses, de uma forma des(construtiva), em que o autor “brinca com seriedade, faz a teatralização histórica da História ao Vivo, da sátira social, do humor constante, muitas vezes brutal, desajeitado, corrosivo, mas lucidamente construtivo”.

Por fim, no dia 18 de novembro, domingo às 16H00, a Casa das Artes recebe a encenação “ROMEO E XULIETA”, pelo Grupo de Teatro Airiños (Galiza). Nesta obra mais representada de todos os tempos, a comédia será a rainha, no entanto a sua essência será mantida… confrontos entre famílias que se odeiam, amor eterno e muita música. Uma obra para desfrutar só, ou em família, que nos recordará, como sempre em Shakespeare, que a vida é amor… mas também ódios.

Estes são bons motivos para ir até à Casa das Artes arcuense. Uma casa onde a Cultura é a rainha e a diversificação de espetáculos uma constante.

10 cobrimentos - GTV - Casa das Artes

LA TORTILLA DE MI MADRE 2

Romeo_e_Xulieta

TEATRO EM BARCELOS É UM FESTIVAL

Festival de Teatro de Barcelos mostra dinâmica teatral do concelho

O 31.º Festival de Teatro de Barcelos, organizado pela Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos e com o apoio do Município de Barcelos, teve a maior audiência de sempre, com o Teatro Gil Vicente lotado em todos os 7 espetáculos de grupos do concelho que se realizaram entre 6 de outubro e 3 de novembro.

Imagem 1

Foi com o espetáculo "Pão Nosso", do Teatro de Balugas, concebido e interpretado por Cândido Sobreiro, que encerrou no dia 3 de novembro o 31.º Festival de Teatro de Barcelos, peça que abordou de uma forma teatral e poética o ciclo do pão na aldeia, terra onde já se amassou muito pão e onde o pão era o sustento.

A atribuição de prémios decorreu no dia 11 de novembro, dia que marcou a estreia da peça “Nariz” pel'A Capoeira- Companhia de Teatro de Barcelos.

O júri do concurso era composto por Tiago Ferreira (ator de A Capoeira), Flora Miranda (atriz e cantora) e Leandro Covinha (jornalista).

A peça de teatro “Pão Nosso”, do Teatro de Balugas, venceu o prémio de melhor espetáculo no Festival de Teatro de Barcelos, tendo sido ainda contemplada com os prémios de melhor cenário, melhor sonoplastia, melhor iluminação cénica e melhor guarda-roupa.

Quanto à melhor interpretação feminina, foi atribuída a Telma Domingues, da Via 3 Companhia de Teatro, e melhor interpretação masculina atribuída a Filipe Gomes dos Pioneiros da Ucha.

As menções honrosas foram distinguidas na categoria de sonoplastia, iluminação cénica e espetáculo, respetivamente às peças: “Só Podia Ser Assim” da Associação Só Podia, à peça “Arístides, e agora?” e à peça “Trair pelos dois” do Grupo de Teatro Amador da Pousa “O Branselho?.

O festival teve como principal objetivo a troca de experiências entre grupos, o desenvolvimento da arte teatral e a promoção de novos projetos teatrais. 

Imagem 2