CANTORA SOPRANO CRISTIANA OLIVEIRA REALIZA CONCERTO NA SÉ CATEDRAL DE VISEU ALUSIVO A GIUSEPPE VERDI E RICHARD WAGNER
A soprano Cristiana Oliveira leva à Sé Catedral de Viseu, no próximo dia 24 de abril, o Concerto Verdi / Wagner, o qual conta com a seguinte programação:
Richard Wagner - Tannhäuser, Prelúdio
Richard Wagner - Tannhäuser, “Dich, teure Halle, grüss ich wieder"
Richard Wagner - Edílio de Siegfried
Giuseppe Verdi – Nabucco, Abertura
Giuseppe Verdi – Otello, “Canzone Del Salice” e “Ave Maria”
Giuseppe Verdi – La Forza del Destino, Abertura
Cristiana Oliveira é natural de Braga, cidade onde começou os seus estudos musicais de piano e violino. De resto, a cidade de Braga tem vindo a adquirir notoriedade como berço dos melhores sopranos portugueses, de entre os quais salientamos a cantora Elizabete Matos.
De acordo com a sua biografia oficial que se transcreve, a soprano Cristiana Oliveira é licenciada em Canto pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, nas classes dos Professores Oliveira Lopes e Margarida Reis.
Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento e masterclasses com Ana Paula Matos, Patricia MacMahon, Enza Ferrari, Paulo Ferreira, Marc Tardue, Mme Dechorgnat no Conservatório Internacional de Paris, Gabriella Morigi em Bolonha e Palmira Troufa com quem estuda regularmente.
Em 2010 foi aceite no curso intensivo do Estúdio de Ópera de Nova Iorque onde interpretou o papel de Yaroslavna na ópera "Prince Igor", de Borodin.
Em 2011 obteve uma Menção Honrosa no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi.
Apresentou-se em vários recitais de Lieder e Oratória em Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos da América.
Na ópera interpretou Dido em "Dido e Aeneas", de Purcell, Gretel em "Hansel e Gretel", de Humperdink nos Teatros de Tomar e Ourém e Helena Sá e Costa e recentemente Ivette em "La Rondine", de Puccini e Nita na Zarzuela "Los Gavilanes", no Teatro Nacional de São Carlos.
No ano passado fez a sua estreia no papel de Violetta Valery de "La Traviata" de Verdi no Atelier de l'Opera, Centro de Alto Aperfeiçoamento Operático de Barcelona e no Festival de música de Sant Pere Sallavinera com aclamadas críticas.
Em 2012 obteve o 1º Prémio no Concurso Internacional de Interpretação do Estoril.
Em 2013 ganhou o prémio especial "Concerto a Milano" no Concurso Internacional de Canto Maria Malibran em Milão.
Do seu repertório fazem parte as grandes heroínas para soprano lírico/spinto de coloratura.