Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

DIVERSAS INICIATIVAS EVOCAM EM FAFE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Fafe, em parceira com instituições locais, apresenta um programa para o mês de Março de 2013 dedicado à Mulher, que integra cinema, exposições e um colóquio.

Logo no dia 6 de março, pelas 21h30, o Cineclube de Fafe, em parceria com o Município, exibe na Sala Manoel de Oliveira, o filme “A Fonte das Mulheres”, de Radu Mihaileanu, que tem entrada grátis às espetadoras do sexo feminino.

Na manhã do dia 8 de março, sexta-feira, o Município de Fafe, através dos Serviços Educativos dos Museus (Museu do Automóvel, Museu de Imprensa e Museu das Migrações e das Comunidades), promove a organização de um colóquio subordinado ao tema “Universo Feminino - História e Memória”.

O programa do colóquio, que decorrerá no Auditório da Câmara Municipal de Fafe, entre as 9h00 e as 13h00, conta com a presença de três oradoras que versarão três temas - Deslocação, Mobilidade, Comunicação –, tendo presente a missão dos três museus municipais.

Maria Beatriz Rocha-Trindade, investigadora do fenómeno migratório, integra o tema “Mobilidade”, enquanto Nassalete Miranda, a primeira mulher em Portugal a lançar um jornal cultural, apresenta o tópico “Comunicação” e Maria de Lurdes Godinho, docente do Instituto Politécnico de Leiria, propõe o conceito de “Deslocação” a partir da vida e obra de Annemarie Schwarzenbach. Os três subtemas do Colóquio estão diretamente relacionados com a emigração, a imprensa e o universo do automóvel no feminino, e centram-se no papel da mulher nestes contextos na nossa história recente. O programa foi pensado para todos os públicos, com particular atenção para o feminino, que está convidado a participar ativamente no espaço de debate.

Na sessão de abertura, terá lugar a apresentação do projeto “Rumo à Igualdade”, a realizar pelo Serviço Social do Município, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade (PMI).

O colóquio conta com a parceria da MULHER MIGRANTE - Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade e terá a presença, na abertura e encerramento, de José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal e do vereador da Cultura, Pompeu Martins.

Entretanto, à noite, realizam-se duas atividades voltadas ou com epicentro na mulher.

No Auditório da Junta de Freguesia de Antime, a partir das 21h00, há teatro, com a peça “Labirinto de Amor e Morte”, texto de Moncho Rodriguez e interpretação de Marta Carvalho, espetáculo incluído no projeto “Fafe Cidade das Artes”.

Pela mesma altura, regista-se a abertura na Galeria Municipal - Casa Municipal de Cultura de Fafe, de uma exposição de artes plásticas, sob o título “Filhas da Mãe”, e que vai manter-se patente até 28 de março.

Nela participam as artistas Adriana Miranda Ribeiro (Fotografia), Délia de Carvalho (Desenho), Isabel Ferreira Alves (Pintura), Liliana Bernardo (Ilustração), Marta Ribeiro (Desenho), Sílvia Martins (Fotografia) e Sofia Carvalho (Fotografia).

Um conjunto de atividades para evocar condignamente o Dia Internacional da Mulher!