NAVIO GIL EANNES CHEGOU A VIANA DO CASTELO HÁ QUINZE ANOS
Navio Museu Gil Eannes – 15 º Aniversário da chegada a Viana do Castelo
Assinala-se, hoje, dia 31 de Janeiro, o 15º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, onde foi recebido festivamente na Foz do Lima e depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atratividade para Viana do Castelo como memória viva do passado marítimo da cidade e do país.
Para assinalar a data, a Fundação Gil Eannes durante o dia de hoje, disponibiliza gratuitamente visitas guiadas às escolas que o solicitam, bem como entrada gratuita a todos os que quiserem visitar o Navio Museu.
Recorde-se que a Fundação Gil Eannes considerando o navio hospital património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses.
O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955 e apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. A partir desta data, embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota bacalhoeira, o Gil Eannes foi também navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.
O Gil Eannes que se encontra aberto ao público todos os dias das 9H00 às 17H30, já registou nestes 15 anos 604 654 visitantes.
A Fundação Gil Eannes