AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO CELEBRA PROTOCOLO COM FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL
Celorico de Basto é um concelho que apoia o desporto nas suas diversas modalidades e viu ontem, 30 de janeiro, a celebração de um protocolo, na EB 2,3/S de Celorico de Basto, que apoia a prática do andebol com incidência no projeto “Inovar para vencer – A escola e família como meta”.
A Federação de Andebol de Portugal já tinha assinado um protocolo anteriormente com a Câmara Municipal de Celorico de Basto e agora, reiterou o apoio à modalidade no concelho com o protocolo assinado com o Agrupamento de Escolas.
A autarquia mantém o apoio que sempre deu à promoção da modalidade como referiu o vereador do Desporto, Fernando Peixoto, presente na iniciativa. “ A autarquia mantém e reitera o apoio à promoção desta modalidade nos diferentes âmbitos de intervenção, ciente de que se trata de um projeto inovador e que irá fomentar um crescimento mais saudável das crianças envolvidas” referiu.
O presente protocolo permitirá tornar o clube de andebol existente, “o BECA - Bastinhos” – Escola Clube de Andebol, num clube federado na Associação de Andebol de Braga, presidida por Manuel Moreira, presente na sessão, e que representará o concelho na modalidade a nível distrital e quem sabe, nacional.
Segundo o vice presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva, está a ser feito um “trabalho fenomenal a nível do concelho na promoção do andebol que é um veículo difusor de práticas sociais solidárias e acarreta uma componente lúdica de caráter formativo e educativo como veículo harmonioso de crescimento físico e psíquico”, observou.
Na mesma ordem de ideias o diretor do Agrupamento de Escolas, Marcelino Mota, afirmou que é com orgulho que aceitam os projetos que lhe são propostos, sendo um agrupamento entusiasta em todas as modalidades. Alias, referiu que “o desporto escolar potencia a evolução dos jovens não só ao nível desportivo mas também intelectual logo, o agrupamento apoiará todos os desafios impostos pela modalidade” concluiu.
O responsável pelo projeto, João Varejão, afirmou que trabalhar em Celorico de Basto é uma mais-valia porque as “ideias não ficam no papel, pelo contrário, concretizam-se”.
Com este protocolo para além de tornar o clube federado e incidir no projeto “Inovar para vencer – A escola e família como meta” estará acoplada a componente da formação voltada para os professores de todos os níveis de ensino a cargo do Centro de Formação de Basto.