Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO SENSIBILIZA OS JOVENS NO DOMÍNIO DA PROTEÇÃO CIVIL

Campanha de divulgação e sensibilização percorre Centros Escolares do concelho de Celorico de Basto

Começou ontem, 29 de janeiro, uma campanha de divulgação e sensibilização no domínio da proteção civil, junto das crianças do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, sobre o tema “Conhece os riscos e previne-te, para víveres em segurança”. As temáticas abordadas nesta campanha enquadram-se dentro dos riscos identificados na última revisão do Plano Municipal de Emergência do concelho de Celorico de Basto.

campanha de sensibilização

A Campanha teve início no Centro Escolar de Celorico de Basto durante o dia e incidiu na apresentação de um vídeo pedagógico, na apresentação de diapositivos informativos mas, foi através da exposição de dúvidas com perguntas e respostas que as crianças se mostraram convencidas dos comportamentos a adquirir. Os oradores, funcionários da autarquia, responderam a todas as questões das crianças e ensinaram-nos que a prevenção “é primordial para evitar situações de perigo e é o primeiro passo para a segurança”.

Segundo o vereador da Educação, Fernando Peixoto, “trata-se de levar aos jovens o conhecimento de que, mesmo em casa, podem estar sujeitos ao perigo, e por isso, é necessário adquirir determinados comportamentos para evitar situações de risco”, referiu.

 As crianças ficaram cientes que em caso de emergência devem ligar o 112, reportar a situação que aconteceu, para que se possa acionar a entidade de acordo com a situação, Polícia, Bombeiros, Médicos ou outros. Devem ainda, sinalizar o local da ocorrência e se existem ou não vitimas.

Esta campanha, “Conhece os riscos e previne-te, para viveres em segurança”, insere-se no plano de atividades do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e, tem como mascote um boneco em forma de Camélia com o nome de Lia que acarreta um papel pedagógico junto do público infantil.

Uma ação que conta com a colaboração do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto, António Marinho Gomes, que esclareceu as crianças sobre os perigos a que estão sujeitos no seu dia-a-dia.

Hoje, 30 de janeiro, a campanha de sensibilização teve lugar no Centro Escolar da Mota.

campanha de sensibilização (2)