Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MORGADO DE COVAS NA TOPONÍMIA DE SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS, NO CONCELHO DE LOURES

A Freguesia de Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, consagra na sua toponímia o Morgado de Covas, prestando desta forma homenagem a uma das mais destacadas figuras da arte equestre e tauromáquica portuguesa.

toponimos 002

Localizada entre Flamenga e Ponte de Frielas, a sul do concelho de Loures, Santo António dos Cavaleiros encontra-se implantada no sítio outrora denominado por Casal dos Cavaleiros, daí derivando a sua atual designação. A sua urbanização iniciou-se na década de sessenta do século passado, tendo em 1969 sido inaugurada pelo então Presidente da República, Almirante Américo Thomaz. Em 1989 foi constituída como freguesia a partir do desmembramento da freguesia de Loures e, em 1991, foi elevada á categoria de vila.

Fazendo jus à sua própria designação toponímica, a Freguesia de Santo António dos Cavaleiros decidiu homenagear grandes vultos da arte equestre portuguesa, nomeadamente cavaleiros tauromáquicos, atribuindo o seu nome à toponímia local. Encontra-se entre eles o Morgado de Covas, embora erradamente designado por “Morgado das Covas”.

Figura lendária do Alto Minho e da tauromaquia portuguesa, o Morgado de Covas, de seu verdadeiro nome Francisco de Lima da Costa Barreira, nasceu em 1876 no concelho de Vila Nova de Cerveira. Era filho de Manuel Domingos da Costa Barreira e de D. Rosa Franco Lima, ele oriundo da Casa do Cruzeiro, em Sopo, e ela da Casa do Engenho. Em 1904, casou com Maria das Dores de Barros Mimoso de Alpuim, da Casa da Seara, de Ponte de Lima. 

toponimos 001

A imagem mostra um aspeto da rua Morgado de Covas, em Santo António dos Cavaleiros

toponimos 004

A rua Morgado de Covas é uma artéria predominantemente residencial e pacata

toponimos 007

Vista panorâmica da área envolvente da rua Morgado de Covas, em Santo António dos Cavaleiros