ESPOSENDE "BOTA FORA O ANO VELHO”
Esposende reviveu uma vez mais a tradição de “botar fora o ano velho”. Pequenos grupos de cinco rapazes e raparigas, de caras enfarruscadas, percorreram ontem a vila para “botar fora o ano velho”. Quatro deles pegam à carrela do sargaço carregando nela outro que representa o ano que termina. E lá vão eles pelas ruas fora cantarolando: “bota o ano velho fora e venha o novo cá p’ra dentro. Láralá!”.
Vencedores - 1º Lugar
Em tempos mais recuados era costume o cortejo parar à porta das tabernas para os carregadores descansarem e molharem as goelas, oportunidade que era aproveitada pelos frequentadores do templo de Baco para lançarem os seus impropérios e lamentos. Trata-se de um ritual de origens ancestrais que nas suas origens pretendia celebrar a ação criadora dos deuses no contínuo renascimento da natureza, através de um ciclo ininterrupto da vida e da morte que possui no entrudo na “serração da velha” as manifestações mais expressivas.
Possui atualmente a tradição de “botar fora o ano velho” a forma de um concurso devidamente organizado e, este ano, os vencedores foram um grupo de homens que fazem parte da Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora da Saúde. O prémio ofereceram-no à comissão fabriqueira da igreja para ajuda da festa. O BLOGUE DO MINHO publica as fotos dos grupos vencedores deste ano, agradecendo ao colega do blogue “ESPOSENDE ALTRUÍSTA” a gentileza da sua cedência.
Fotos: http://esposendealtruista.blogspot.pt/
2º Lugar
3º Lugar