Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA REQUALIFICA AVENIDA DOS PLÁTANOS

A emblemática Avenida dos Plátanos, em Ponte de Lima está a ser alvo de uma profunda remodelação no sentido de requalificar aquele espaço público pedonal e viário. A intervenção está a ser levada a cabo de forma articulada com a recente remodelação de reordenamento viário executado na área envolvente, que é parte integrante de zona de jardins e áreas de lazer, objecto do programa de valorização das margens do rio Lima que tem vindo a ser implementada desde a data de entrada em vigor do Plano Director Municipal, e posteriormente do Plano de Urbanização de Ponte de Lima.

21

A obra de remodelação prevê a eliminação das zonas de estacionamento e a definição de uma faixa de sentido único de circulação automóvel, a repavimentação da faixa longitudinal de circulação pedonal com a substituição de grandes maciços de betonilha existente por solocimento, a substituição de grandes quantidades de calçada à portuguesa existente entre árvores por grelhas de enrelvamento e a renovação de todo o mobiliário urbano.

No sentido de evitar a deterioração das raízes, todos os trabalhos de levantamento e remoção de materiais existentes junto das árvores serão executados manualmente.

A obra com um custo de € 407.743,94, tem um prazo de execução de cinco meses, prevendo-se a sua conclusão em março de 2013.

 A Avenida dos Plátanos é um excelente percurso pedonal, com uma envolvente natural onde é possível desfrutar da paisagem e observar a ponte medieval e o casario típico da frente marginal.

Foto: http://vem-conhecer.blogspot.pt/