Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO RENOVA DISTINÇÃO DE “AUTARQUIA MAIS FAMILIARMENTE RESPONSÁVEL”

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso recebeu, ontem, a Bandeira de Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2012 e, por se tratar do terceiro ano consecutivo que consegue esta distinção, a edilidade recebeu uma Menção Honrosa. A entrega decorreu na sede da Associação Nacional de Municípios em Coimbra, na tarde de dia 24 de outubro. Cerca de 35 Municípios portugueses viram desta forma reconhecidas e valorizadas as suas políticas e práticas de apoio às famílias. Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, através do Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis.

Bandeira autarquia responsavel 2012 a

A Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, recebeu a distinção, representando a autarquia Povoense. “Esta distinção, pelo terceiro ano consecutivo, vem reconhecer o trabalho desenvolvido pela autarquia na área de apoio à família, onde tem sido pioneira em várias das medidas implementadas. O apoio às famílias foi sempre considerado como prioritário na estratégia política municipal e continuará a sê-lo. O agudizar dos problemas socioeconómicos exigem de nós, todos os dias, novas respostas e novas medidas", destacou Fátima Moreira, acrescentando: "O galardão de Autarquia Mais Familiarmente responsável é, sem dúvida, um estímulo para continuarmos a trabalhar em prol das famílias, incentivando políticas de proximidade e relações de afeto. Bem hajam todos e todas que, nesta autarquia, contribuem para que outros possam ter melhor qualidade de vida e ajudam a construir um melhor presente e um futuro de esperança".

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso implementou, ao longo dos últimos anos, um conjunto de medidas direcionadas para o apoio às famílias povoenses, de que são exemplo o subsídio às rendas de casa, o Programa HabitaLanhoso, a Ação Social Escolar, a atribuição de Bolsas de Estudo e de Prémios de Mérito, a criação do Banco de Tempo e do Serviço de Promoção da Igualdade de Género, a criação de Cartões Municipais, a manutenção de uma praia acessível a todos, a elaboração do Plano Municipal da Igualdade, de entre muitas outras medidas, como a construção dos Centros Educativos e de equipamentos desportivos, por exemplo.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara de Cantanhede, João Pais de Moura, que destacou, de entre outros aspetos, que esta bandeira é um estímulo a todos os municípios e que os critérios do Observatório cruzam com o papel dos municípios nos dias de hoje. Já o Presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Fernando Castro, salientou que o objetivo é que esta bandeira se estenda a todos os municípios do país, revelando a sua atratividade para a fixação das populações, contrariando o apelo para a emigração. Por parte do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, Margarida Neto, colocou ênfase na família como o coração da sociedade e na necessidade de existirem cada vez mais políticas de proximidade. Presentes estiveram ainda autarcas e pessoal técnico dos 35 municípios portugueses distinguidos em 2012.

Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional a que responderam 103 autarquias que permitiu analisar as políticas de família em áreas como: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família.