Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA: “CAVAQUINHOS DA CORRELHÔ DEIXARAM SAUDADES!

Corria o ano de 1985 quando a Escola de Cordas da Correlhã fez a sua primeira aparição pública, no Parque de Jogos da Boa-Morte, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança. O “Grupo de Cavaquinhos da Correlhã” como rapidamente ficou conhecido nasceu sob a égide da Associação desportiva e Cultural da Correlhã e depressa alcançou notoriedade.

img525

Formado por 31 tocadores de cavaquinho e 5 tocadores de viola, reunia um grande número de jovens da Correlhã, muitos dos quais despertavam para a música e a preservação do nosso património cultural. As atuações sucediam-se e os “Cavaquinhos da Correlhã” marcavam a sua presença em numerosos eventos culturais, não apenas no Minho como ainda noutros pontos do país e até no estrangeiro.

Para preservação da memória, o BLOGUE DO MINHO deixa aqui o registo da sua atuação no III Almoço Limiano realizado nos arredores de Lisboa, em novembro de 1987, distinguindo-se numa das fotos Rui Quintela dedilhando as cordas do seu cavaquinho junto de alguns fundadores daquela associação. Ainda, a participação da Escola de Cordas da Correlhã no programa de apanhados da SIC, “Minas e Armadilhas”, supomos que em 1996.

img524

img526

img527

img528