O MINHO EM LISBOA: GUIMARÃES TROUXE À CAPITAL O GRUPO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DE CONDE (S. MARTINHO)
Situada em plena bacia hidrográfica do rio Vizela, a Freguesia de S. Martinho de Conde pertence ao Concelho de Guimarães, limitando com o vizinho Concelho de Vizela. A estrada nacional 105 liga esta localidade a Santo Tirso e à sede do Concelho, inserindo-a num eixo industrial onde predominam os setores dos têxteis, da confeção e do calçado.
Porém, o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Conde, S. Martinho, procura manter vivas as tradições das gentes desta freguesia ao tempo em que as fábricas ainda não tinham acabado com o modo de vida ancestral nem a indústria têxtil substituíra ainda a produção artesanal do vestuário cujos trajes caraterísticos apresenta.
Regiões de grandes tradições na preservação do folclore, as gentes vimaranenses mantêm o ritmo e as danças caraterísticas do Baixo Minho, com coreografias bem marcadas que as distinguem das utilizadas noutras terras minhotas.
O Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Conde, S. Martinho, de Guimarães foi um dos grupos minhotos que participou no festival “O Minho em Lisboa – VII Encontro de Cultura Tradicional Minhota” organizado pelo Grupo de Danças e Cantares Besclore. As gentes de Guimarães trouxeram a Lisboa as danças e cantares bem características do Baixo Minho.