O MINHO EM LISBOA: DE PONTE DE LIMA VEIO O RANCHO DAS LAVRADEIRAS DE SÃO MARTINHO DA GANDRA
São Martinho da Gandra é terra de grandes tradições na defesa e divulgação do folclore minhoto. Com mais de meio século de existência, o Rancho das Lavradeiras de São Martinho da Gandra é um dos mais conhecidos e apreciados agrupamentos folclóricos do Alto Minho. As suas danças são vivas e alegres, aproximando-se dos ritmos característicos das danças das gentes de Arcos de Valdevez. Os trajes, o batimento das castanholas e as coreografias são o que há de mais vivo no folclore do Concelho de Ponte de Lima.
Situada na margem esquerda do Rio Lima, as gentes de São Martinho da Gandra viviam outrora a azáfama do transporte de pessoas e mercadorias que, no cais do Carregadouro, embarcavam com destino a Viana do Castelo. A fiação e a tecelagem do linho e da lã, os bordados e as rendas fazem parte do artesanato caraterístico desta terra que também é de montanha e que recebeu do Criador algumas das mais deslumbrantes paisagens com que deslumbra o visitante.
O Rancho das Lavradeiras de São Martinho da Gandra, de Ponte de Lima, foi um dos grupos minhotos que participou no festival “O Minho em Lisboa – VII Encontro de Cultura Tradicional Minhota” organizado pelo Grupo de Danças e Cantares Besclore. As gentes de São Martinho da Gandra trouxeram a Lisboa o ritmo e a alegria das suas danças e cantares bem características do Alto Minho.