Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

DR. ALVES DOS SANTOS FOI UM DOS MAIORES VULTOS LIMIANOS

O Dr. Augusto Joaquim Alves dos Santos foi uma das figuras mais ilustres do Concelho de Ponte de Lima. Nascido na Freguesia da Cabração em 14 de outubro de 1866, foi pedagogo, escritor e político. Exerceu as funções de Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Diretor da Biblioteca da Universidade de Coimbra, Ministro do Trabalho, por três vezes eleito deputado pelo círculo de Coimbra entre 1910 e 1921, presidiu à Câmara dos Deputados e foi Chefe do Gabinete do Presidente do Governo provisório.

Foi um eminente teólogo, tendo frequentado o curso de Teologia do Seminário de Braga e recebido ordens sacras. Lecionou Grego e Hebraico no Liceu de Coimbra, Pedagogia, Psicologia e Psicologia Infantil, nomeadamente na Escola Normal Superior daquela cidade e, entre inúmeras cadeiras, Pedagogia, Psicologia e Lógica, História da Filosofia e Psicologia Experimental na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 1904 tornou-se Comendador da Ordem de Santiago.

Alves dos Santos foi o introdutor do estudo da psicologia em Portugal. De resto, a Universidade de Coimbra conserva o Laboratório com o seu próprio nome.

O Dr. Alves dos Santos faleceu em Coimbra em 17 de janeiro de 1924 e foi sepultado no cemitério da Conchada, naquela cidade. Na ocasião, a Câmara dos Deputados observou um minuto de silêncio e a comunicação social dedicou bastantes linhas ao nefasto acontecimento. Não deixou descendentes diretos. Na Cabração, a família “Santos” a que pertencia prolongou-se com o apelido “Gomes” e a casa onde Alves dos Santos nasceu permanece, altaneira, no caminho que segue para o lugar de Além.

Junto se reproduz e transcreve o seu assento paroquial de batismo.

Transcrição:

“Aos vinte e hum dias do mês de outubro do anno de mil e oito centos sasenta e seis n’esta parochial Igreja de Sancta Maria da Cabração, concelho de Ponte do Lima Diocese de Braga Primaz Baptizei Solenemente hum indevido do sexo masculino a quem dei o nome de Augusto Joaquim Santos que nasceo nesta freguesia no dia quatorze de outubro pelas quatro horas da manha do dito mês e anno folho legitimo de Manoel Joaquim Rodrigues dos Santos e Anna Maria Alves Soares natural da freguesia de Sam João da Rebeira e ele natural desta freguesia recebidos (…) de Ponte de Lima mas parochianos Proprietarios e moradores no Lugar da Igreja desta freguesia. Nepto Paterno de Antonio Jose Rodrigues dos Santos já defunto e Anna Joaquina Dantas proprietários e moradores no Lugar de Igreja que he desta freguesia e ella hoje residente na freguesia da Labruje deste concelho Materno de Antonio Jose Alves, Soares digo de Antonio Jose Alves e Mariana Luisa Soares da freguesia de Sam João da Ribeira Lugar de Crasto proprietários e forão Padrinhos o Reverendo Manoel Joaquim Soares thio do Baptizado e Maria Rosa Alves, solteira thia do Baptizado ambos da freguesia de Sam João da Rebeira Lugar de Crasto os quais todos sei serem os próprios. E para constar labrei em duplicado o prezente assento que depois de lido e conferido perante os Padrinhos comigo assinarão Era est supra.

os Padrinhos Manoel Joaquim Soares

                      Maria Rosa Alves

O Parocho     Antonio Raymundo da Cunha Ferreira”

(Arquivo Distrital de Viana do Castelo. Fundo Paroquial de Ponte de Lima – Cabração. Livro de baptismos. Datas extremas: 1855 – 1890. Fls. 33 Cota 3.13.1.32)