MINHO DESCEU À CAPITAL EM DEFESA DAS SUAS FREGUESIAS
Foram muitos os minhotos que hoje desfilaram em Lisboa protestando contra a eventual extinção de freguesias nos mais diversos concelhos da nossa região. Eles foram de Braga e Viana do Castelo, Barcelos e Esposende, Fafe e Caminha, Paredes de Coura e Vila Praia de Âncora, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
O Minho abriu o desfile com a sua alegria e jovialidade que carateriza as nossas gentes no trabalho e na luta. Consigo levou os ranchos folclóricos e os “triquelitraques”, os cabeçudos e gigantones e os zés-pereiras com as suas arruadas. As raparigas de Viana do Castelo com o seu “traje à vianesa” emprestaram um colorido muito especial. Empunharam bandeiras e outros dísticos reclamando contra a extinção das respetivas freguesias. Com a sua gente seguia o Dr. Francisco Sampaio, notável paladino das nossas melhores tradições e do nosso turismo.
De norte a sul do país, cerca de duzentas mil pessoas desceram a avenida da Liberdade em direção ao Rossio. Seguiram-se os transmontanos nos com seus tradicionais “caretos”, os durienses e a suas fanfarras, os grupos de cante do Alentejo, as bandas filarmónicas e, de uma forma geral, as mais diversas representações das coletividades locais. Parafraseando o cantor, o povo saiu à rua e a fanfarra não parou de tocar… contra a extinção de freguesias!