PINTORA ESPOSENDENSE RICARDINA SILVA EXPÕE NO ALENTEJO
A pintora esposendense Ricardina Silva vai a partir do próximo dia 3 de Março expor as suas obras em Monsaraz, no Alentejo. A exposição vai ficar patente até ao dia 30 de Março, na Galeria da Igreja de Santiago, sita na Rua de Santiago, naquela vila alentejana, podendo ser visitada todos os dias entre as 10h e as 12h30 e as 14h e as 17h30, com entrada livre.
Intitulada “Imagina, cria, recria e transforma”, Ricardina Silva apresenta ao público novas criações de estilo surrealista, garantindo que pretende prosseguir nessa vertente. As obras são a óleo sobre tela, acrílico e técnica mista.
Ricardina Silva nasceu em Esposende e tem vindo a realizar numerosas exposições um pouco por todo o país, afirmando-se como uma autêntica embaixatriz de Esposende no domínio das artes plásticas. Ainda recentemente fizemos notícia das exposições que efetuou em Ourém, Tomar, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Melgaço e Monção.
Como ela própria refere, “desde tenra idade que adorava desenhar apenas com um lápis e uma folha branca, guardava todos os desenhos num dossiê”. Aos dezassete anos experimentou a pintura sobre tela em acrílico.
Em 2006 realizou a primeira exposição e, a partir de então nunca mais parou. Sucederam-se os concursos e as bienais, passou a experimentar outras técnicas como a pintura a óleo, mista, pastel, aguarela e os desenhos começaram a ser realizados a carvão e grafite.
Para a artista, “cada obra é como um poema harmonioso, de cores luminosas que transparecem num clima rimático e transmitem a paz interior que desejo. Quando realizo um desenho ou uma pintura entrego o meu coração… a minha alma. É como se viajasse para um sítio maravilhoso e mágico, onde não existe o sofrimento, mas sim alegria e cor. Normalmente, para a realização das minhas obras, utilizo diversas técnicas como o óleo, o acrílico e a mista. Apesar do diversificado leque de temáticas que já executei, nas minhas obras a que predomina é a do mar, remontando às minhas origens”.