Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS: PRESÉPIO HUMANO LEVA MAIS DE MIL PESSOAS À UCHA

“A encenação foi bem tradicional, representou as atividades da freguesia, que caracterizam a terra e as vivências da população”. É desta forma que uma das uchenses, Rosa Silva, caracteriza o presépio humano que aconteceu na tarde deste domingo, dia 29, na freguesia da Ucha, em Barcelos.

unnamed (1)

Foram mais de 1000 os que assistiram à representação dos costumes e tradições da freguesia, assim como ao nascimento do Menino, onde se deu a conhecer como seria “se Jesus tivesse nascido na Ucha”.

Maria Araújo que organizou uma excursão, onde incluiu o presépio movimentado e também o humano na sua rota, diz ter ficado “encantada” com o que viu. Com ela, trouxe 34 pessoas do concelho de Amares.

Também um outro espectador, Filipe Teixeira, de Cabreiros, mostrou-se satisfeito à saída: “Adorei, para o ano espero que se repita, cá estarei”.

Profissões e atividades como barbeiro, carpinteiro, lenhador e ferreiro, assim como cenários de cafés típicos da Ucha foram recordados e representados, numa viagem no tempo proposta pelos Escuteiros, Grupo de Jovens e vários voluntários. Cada pessoa que colaborou na realização do presépio movimentado deu vida a uma personagem no presépio humano.

Ao todo, a encenação contou com mais de 40 personagens.

“Um trabalho de equipa excelente, com uma dinâmica muito boa. Todos eles tinham um espírito de cumplicidade para que o resultado fosse um sucesso, e conseguiram alcançá-lo”, concluiu a espectadora Rosa Silva.

unnamed (3)

unnamed (2)

unnamed

unnamed (4)