Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA VERDE FAZ O BALANÇO DA ROTA DAS COLHEITAS

Rota 2013 - Balanço: Programação com impacto positivo na economia local.

A IV edição da programação Na Rota das Colheitas, dinamizada pelo Município de Vila Verde com a parceria de dezenas de entidades, associações e agentes turísticos e económicos, chegou ao fim, tendo terminado apoteoticamente com o Fim-de-semana Gastronómico 'Vila Verde, Capital do Pica no Chão', que se realizou de 22 a 24 de Novembro.

1461276_477063852408573_1632338227_n

Ao fim de quatro entusiasmantes meses, o saldo final é francamente positivo. Em quatro anos, esta programação consolidou o estatuto de Vila Verde como destino turístico que estimula os sentidos, preserva e promove a sua herança cultural e rural, de forma positiva, pedagógica e lúdica, com o objetivo de proporcionar a fruição do melhor que o concelho tem para oferecer, dinamizando a economia local.

Estes objetivos foram atingidos através de um potenciamento - que este ano superou os números anteriores - de parcerias e trabalho em rede local e regional. Graças ao total empenho e comprometimento de juntas de freguesia, associações culturais, casas de turismo, restaurantes, entidades públicas e agentes económicos e turísticos (mais de três dezenas), a longa programação superou o sucesso de edições anteriores, em termos mediáticos, de reconhecimento e adesão de público, visitantes e clientes, o que significa automaticamente, retorno económico. Este era um dos objetivos que foi amplamente atingido com esta edição: gerar dinâmica económica para o comércio e agentes locais e regionais, com a promessa de deixar um 'rasto' ao longo dos restantes seis meses do ano, até pela dinamização de outras programações com temáticas distintas mas objetivos semelhantes.

Três dezenas de iniciativas de sucesso! 

Na Rota das Colheitas 2013 arrancou em Agosto, com a Festa do Melão Casca de Carvalho, na freguesia de Soutelo, e passou por 15 das 58 freguesias do concelho, protagonizando 29 eventos e iniciativas (mais 5 que no ano anterior), que incluíram 7 práticas rurais, 9 feiras, festas e romarias, 5 momentos gastronómicos, 4 caminhadas e 4 outras iniciativas inspiradas no universo da combinação de ruralidade com cultura.

Os pontos altos desta programação foram muitos, o que tornou esta iniciativa do Município de Vila Verde ainda mais bem-sucedida. A inauguração do Museu do Linho, o primeiro em Portugal exclusivamente dedicado a retratar o complexo ciclo do Linho, significou o concretizar de um projeto anunciado há dois anos pelo próprio presidente da Câmara Municipal, António Vilela, durante a recreação de uma Espadelada do Linho. Com artefactos doados pelo presidente da Associação Recreativa e Cultural de Marrancos, Abílio Ferreira, o seu sonho de partilhar com a população, não só local, como de todo o país, o fruto das suas duas décadas de colecionismo de artefactos rurais, em especial dedicados aos processos de transformação do linho é agora uma realidade, na sua freguesia, na antiga EB de Marrancos.

Outro destaque foi para a XXIIª edição da Feira Mostra de Produtos Regionais, a Festa das Colheitas de Vila Verde, que este ano apresentou um denso programa e iniciativas atraentes, que captaram mais público e maior atenção mediática, com o ponto alto a atingir-se no domingo (6 outubro), com a transmissão de um programa televisivo em direto durante seis horas!

Merece igualmente amplo reconhecimento a organização do Fim de Semana Gastronómico 'Vila Verde, Capital do Pica no Chão', que este ano consolidou o seu estatuto de referência nas propostas de excelência na gastronomia nacional, atraindo atenções do público e da Comunicação Social. A associação de unidades de alojamento local permitiu criar um programa integrado que incluiu as sugestões de atividades locais emblemáticos, espaços culturais e outros prazeres à mesa, como a pastelaria excecional do concelho. O ponto alto foi mais uma vez atingido com a transmissão televisiva de outro programa em direto, durante meia dúzia de horas, nesse fim de semana, mostrando o que há de melhor em Vila Verde em várias setores.

Em suma, os objetivos da programação Na Rota das Colheitas foram amplamente atingidos, com a consolidação de um trabalho em rede, que representou o envolvimento de entidades de âmbito local e regional. Esta programação é dirigida à comunidade local, com o intuito primeiro de dinamizar o comércio e a economia locais, através da atratividade turística prolongada ao longo dos quatro meses de duração. Na Rota das Colheitas quer assumir-se, cada vez mais, como roteiro turístico alicerçado nas tradições e raízes culturais, artesanais e rurais do concelho, o que só é possível com o total envolvimento de parcerias.

Não obstante o reforço do investimento feito na concretização das iniciativas, por parte das entidades envolvidas em rede nesta organização, é de salientar que a concretização desta longa programação exige um orçamento extremamente reduzido, incluindo a mega Festa das Colheitas, cujo grosso da despesa é canalizada para a estrutura do certame. Este é outro dos fatores deveras positivos desta iniciativa.

1472885_477063965741895_1365089061_n