Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ESPOSENDE COMEMORA DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

Dia Internacional do Voluntariado assinalado em Esposende com encontro-convívio de voluntários

O Banco Local de Voluntariado (BLV) do Município de Esposende vai assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, que se comemora a 5 de dezembro, com um encontro convívio, que inclui uma sessão de yoga do riso, dirigido a todos os voluntários inscritos no BLV. A iniciativa “Voluntariado com Riso” decorrerá durante a tarde, a partir das 14h30, no Hotel Suave Mar, em Esposende.

Sabendo-se que o riso traz benefícios sociais, fortalece as relações, melhora o trabalho em equipa e promove a união do grupo, esta iniciativa pretende, pois, constituir-se um momento de reflexão e interação social.

Em atividade desde 20 de abril de 2010, o Banco Local de Voluntariado conta atualmente com uma bolsa de 166 voluntários, que disponibilizam parte do seu tempo em prol desta causa, nomeadamente em projetos de natureza social e comunitária. São exemplo as Campanhas de Recolha de Bens Alimentares desenvolvidas pela Rede Social de Esposende, atividades de apoio à Loja Social Rede Solidária, assim como o trabalho desenvolvido nas instituições concelhias, entre outras.

O Banco Local de Voluntariado faz a ponte entre os voluntários e as entidades que disponibilizam oportunidades de enquadramento a práticas de solidariedade social. Assim, as pessoas e entidades interessadas deverão contactar o BVL através do e-mail voluntariado@cm-esposende.pt, do telefone 253 960 100 ou diretamente nas suas instalações, na rua dos Bombeiros, n.º 51, em Esposende.

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas o Dia Internacional do Voluntariado tem como intuito incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo, homenageando quem dá do seu tempo para ajudar. A efeméride reveste-se de um significado muito especial, na medida em que reconhece a importância do voluntariado como forma efetiva de praticar uma autêntica cidadania, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.