Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

COMEMORAÇÕES DO 1º DE DEZEMBRO CONSTITUÍRAM UMA GRANDIOSA MANIFESTAÇÃO POPULAR E PATRIÓTICA

Minho desceu à capital para celebrar data evocativa da Restauração da Independência em 1640

Cerca de duas dezenas as bandas filarmónicas, grupos de bombos e outros agrupamentos de música tradicional portuguesa em representação dos mais variados distritos do nosso país desfilaram na avenida da Liberdade, rumo à Praça dos Restauradores.

Dia da Restauração 054

Do Minho vieram a Banda Cabeceirense, de Cabeceiras de Basto, e a Banda Musical do centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gandra, de Ponte de Lima, bastante aplaudidas pelo público à sua passagem.

As celebrações em Lisboa da data evocativa da Restauração da Independência Nacional em 1640 adquiriram um caráter popular que adquire um especial significado num momento de particular crise como a que atualmente se vive, traduzindo-se ainda numa reivindicação pelo restabelecimento do feriado nacional. Aliás, a sua supressão teve o condão de transformar estas comemorações numa verdadeira manifestação popular de cariz patriótico que contrasta com o distanciamento que anteriores celebrações vinham estabelecendo em relação à generalidade dos cidadãos.

Estas comemorações constituíram uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa, Sociedade Histórica para a Independência de Portugal e o Movimento 1º de Dezembro. Entretanto, a organização espera poder vir a anunciar já o lançamento do Concurso Nacional de Bandas Filarmónicas, o qual começará a realizar-se por todos os distritos do país em 2014 (Primavera/Verão), o qual convergirá para o Desfile Nacional anual comemorativo do 1º de Dezembro, junto aos Restauradores.

Para além destas iniciativas, prevê-se a realização no próximo ano de uma grandiosa recriação histórica dos acontecimentos do 1º de Dezembro de 1640 a ter como palco os locais históricos situados na baixa lisboeta.

Dia da Restauração 045

Dia da Restauração 060

Dia da Restauração 057

Dia da Restauração 063

Dia da Restauração 043

Dia da Restauração 056

Dia da Restauração 036

Dia da Restauração 061

Dia da Restauração 006

Dia da Restauração 004

Dia da Restauração 078

Dia da Restauração 100

Dia da Restauração 094

Dia da Restauração 102

Dia da Restauração 075

Dia da Restauração 114