Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BANDAS FILARMÓNICAS DE CABECEIRAS DE BASTO E PONTE DE LIMA DESFILAM EM LISBOA NAS COMEMORAÇÕES DO 1º DE DEZEMBRO, DIA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

A Banda Cabeceirense e a Banda Musical do Centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gandra vão desfilar amanhã nas comemorações evocativas da Restauração da Independência que se realizam em Lisboa, em representação respetivamente dos distritos de Braga e Viana do Castelo.

À semelhança do ano anterior, são cerca de duas dezenas as bandas de música que, em representação de todos os distritos de Portugal continental, vão desfilar na avenida da Liberdade em direção à Praça dos Restauradores.

O Movimento 1º de Dezembro, entidade organizadora das comemorações, espera poder vir a anunciar já o lançamento do Concurso Nacional de Bandas Filarmónicas, o qual começará a realizar-se por todos os distritos do país em 2014 (Primavera/Verão) e convergiria para o Desfile Nacional anual comemorativo do 1º de Dezembro, junto aos Restauradores.

A supressão do feriado nacional do 1º de dezembro teve o condão de transformar estas comemorações numa verdadeira manifestação popular de cariz patriótico, contrastando com a solenidade e o distanciamento em relação aos cidadãos que ultimamente as vinham caraterizando.