Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE BARCELOS DISPONÍVEL PARA ATRIBUIR BOLSAS DE ESTUDO NA ÁREA DA INVESTIGAÇÃO

Autarquia estuda protocolo com a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Domingos Pereira, disse hoje que o Município está disponível para estabelecer com a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho um protocolo para a atribuição de bolsas de estudo na área da investigação. A declaração foi feita durante a sessão de boas vindas aos participantes no Fórum de Investigação em Neurociências do Minho, que decorre entre 29 de novembro e 1 de dezembro no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos e que conta com o apoio da autarquia.

unnamed

Domingos Pereira referiu que o Município tem desenvolvido protocolos com várias instituições de ensino, pelo que a atribuição de bolsas de investigação vem reforçar a ligação às instituições de ensino superior da região.

Segundo Domingos Pereira, “neste momento de grande incerteza, entendemos que é fundamental fazer um investimento no conhecimento, apoiando as entidades que o promovem”, como a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, uma instituição importante no contexto da região.

Os Municípios, referiu ainda o Vice Presidente, “têm de encarar o mundo dentro de um novo paradigma”, que “não se restringe às obras de betão, mas a outras áreas como a da saúde”. Por ser uma estrutura política mais próxima das pessoas e das instituições, as câmaras municipais “apoiam nas falhas que possam existir por parte da Administração Central”.

Nuno Sousa, responsável pelo Fórum, adiantou que a Universidade do Minho vai receber a visita de estudantes do ensino secundário de Barcelos e organizar iniciativas ligadas à investigação e à ciência, também em Barcelos.

O Fórum de Investigação em Neurociências do Minho é um espaço de discussão científica e reúne investigadores desta área, com particular incidência para a atividade desenvolvida no Minho, uma vez que as instituições desta região têm disso muito profícuas nesta área do conhecimento. A sua realização em Barcelos insere-se na estratégia de descentralização dos fóruns de discussão das capitais de distrito.