Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

THEATRO CLUB DA PÓVOA DE LANHOSO RECEBE CONGRESSO INTERNACIONAL

O Theatro Club recebeu o V Congresso Nacional da APP, promovido pela Associação Portuguesa de Profissionais de piscinas, instalações desportivas e lazer (APP) com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

unnamed

A Vice-Presidente da Autarquia Povoense esteve na sessão de abertura, assim como o Presidente da APP, António Candeias, o Secretário-geral da APP, José Tavares dos Santos, e o Diretor Geral da Saúde, Francisco George.

Gabriela Fonseca referiu-se ao primeiro serviço municipal a ser certificado e que é cada vez mais uma referência nacional. “A Piscina da Póvoa de Lanhoso está certificada e pretendemos manter essa certificação e a qualidade para quem a utiliza. Daí que, neste congresso, os temas que estão em debate sejam de extrema importância para a Póvoa de Lanhoso e para os técnicos que trabalham na Piscina da Póvoa de Lanhoso”. Com este evento, no nosso concelho, a Autarquia apoia a troca de experiências e a partilha de ideias entre oradores de renome e pessoal técnico, ao mesmo tempo que prossegue o apoio às coletividades na realização das suas iniciativas.“A Câmara Municipal está sempre disponível para colaborar com todas as instituições para realizar congressos ou sessões de informação que tragam uma mais valia para o concelho e para os profissionais”, considerou, já que eventos de âmbito nacional são importantes igualmente para a promoção do nosso concelho. Segundo fonte da organização, este Congresso contou com cerca de uma centena de inscrições de todo o país. Assegurou Gabriela Fonseca, que “a Póvoa de Lanhoso é uma vila pequena, bonita, mas com dinamismo, bastante recetiva a fazer mais e melhor”.

Na sua intervenção, a mesma responsável agradeceu ainda a António Candeias pela escolha da Póvoa de Lanhoso; a presença do Diretor Geral da Saúde; e cumprimentou, de entre outros, António Vitorino Beleza, que serviu de elo de ligação entre a Póvoa de Lanhoso e a APP.

Interveio ainda, o Diretor Geral da Saúde, Francisco George, que felicitou a Câmara Municipal. “Sabemos que há aqui meios de lazer, piscinas, que são exemplares. Temos conhecimento. É mesmo uma referência para todos o trabalho que tem sido conduzido a nível municipal. É importante que este modelo seja replicado, seja reproduzido em todos os municípios, nas muitas piscinas que temos em Portugal”, referiu, de entre outros aspetos. “Hoje há uma procura muito grande em atividades desportivas, recreativas e até terapêuticas em piscinas. E por isso a importância deste Congresso, nesta perspetiva de acompanhar a evolução crescente dos utilizadores nesta atividade”, foi referindo Francisco George, abordando, por exemplo, aspetos como a qualidade da água, as instalações e o funcionamento das piscinas de utilização pública; a legislação; e a atuação e papel da Direção Geral de Saúde no âmbito da temática deste congresso.

O Presidente da APP, António Candeias, abriu o Congresso e referiu algum do trabalho que tem sido feito por aquela entidade que existe há cerca de 15 anos, abordando, de entre outras considerações, as dificuldades atuais da associação, dos associados e do sector. “De qualquer modo, a APP tem vindo a conseguir atingir alguns dos seus objetivos”, considerou. “Tem sido um percurso difícil, mas temos conseguido ter algumas ações que nos permitem projetar esta associação para o futuro e com continuidade”, referiu, de entre outros aspetos.

Durante o Congresso, o Diretor Geral de Saúde, Francisco George, foi homenageado pela APP, com a atribuição do título de sócio honorário.

unnamed (1)