Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CAMINHA: DIAMANTINO BÁRTOLO APRESENTA O LIVRO “A NOBREZA DO PODER LOCAL DEMOCRÁTICO”

Auditório do Museu Municipal de Caminha acolhe o lançamento do livro no dia 30 de novembro, às 16 horas.

O Auditório do Museu Municipal de Caminha vai acolher a sessão de lançamento do livro "A Nobreza do Poder Local Democrático”, do venadense e ex-autarca Diamantino Bártolo, no dia 30 de novembro, às 16 horas. A apresentação da obra literária está a cargo de Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal.

Diamantino Bártolo é um escritor experiente, com várias obras editadas e centenas de artigos publicados, em revistas portuguesas e brasileiras, em diversos sítios na internet e blogs.

“A Nobreza do Poder Local Democrático”, com a chancela da Chiado Editora, é o mais recente livro do ex-autarca. Trata-se de uma obra literária com mais de 400 páginas, na qual Diamantino Bártolo foca a importância do poder local e o papel do autarca, bem como realça a importância da participação ativa do cidadão. O autor escreve “O exercício do Poder Local Democrático, quando executado com abertura democrática, solidariedade, respeito e consideração pelos adversários, sem oportunismos de ocasião, então, enobrece e revela o verdadeiro e justo caráter de quem o desempenha. (…) o desempenho do Poder Local Democrático, nas freguesias rurais e semiurbanas, carece de uma profunda revisão e estruturação. Nesse sentido, o cidadão contemporâneo tem de participar no processo de atualização e ajustamento às realidades existentes, de forma a garantir dignidade, competência, eficácia, iguais direitos e tratamento para com todos os seus concidadãos, independentemente das suas opções político-partidárias. (…) o autarca no seio do povo, seu conhecido e seu igual, do qual brotou e com ele convive, poderá oferecer, à partida, não obstante as suas origens, eventualmente, humildes e pobres, as melhores condições para que a família e o trabalho se conjuguem, no sentido de contribuírem para uma comunidade harmoniosa, estável e em progresso sustentado”.

Sobre o autor, realça-se ainda que venceu do Prémio Nacional “Formador do Ano 2013”, na área Sociocultural.

Biografia do autor

1. Identificação: 
Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo 
Casado, nasceu em 1948, em Venade.
Caminha – Portugal
2. Formação Académica: 
Licenciado em Filosofia - Faculdade de Filosofia de Braga - Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea - Universidade do Minho – Braga – Portugal e pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas; Doutorado (Curso Livre) em Filosofia Social e Política: Especialização: Cidadania Luso-Brasileira, Direitos Humanos e Relações Interpessoais, pela FATECBA – Faculdade Teológica e Cultural da Bahia – Brasil.

3. Atividade Profissional:

Como Professor e Formador tem lecionado as seguintes disciplinas: Ensino Superior: “Antropologia Cultural”, Cultura e Pensamento Contemporâneo I e II”, “Projetos e Tecnologias Educativas I e II”, “Comunicação e Relacionamento Interpessoal I e II”, “Deontologia Profissional”, “Políticas Sociais I”, ”Relações Públicas I e II”, do 1º ao 4º ano das licenciaturas de Intervenção Social e Comunitária e Turismo; “Formação e Desenvolvimento Profissional” à Pós-graduação de; “Gestão e Conceção da Formação” no Curso de Técnico Superior de SHST, a licenciados; Formador de Ética e Deontologia Profissional e Gestão do Tempo, a quadros técnicos superiores; Formador nos 2º e 3º ciclos e Secundário de: “Homem e Ambiente”, “Português”, “Integração”; “Desenvolvimento Pessoal e Social”, ”Comunicações Radiomarítimas”, “Legislação Pesqueira”, “Marinharia”, Segurança Marítima”, “Formação para a Cidadania”; “Cidadania e Mundo Atual”; “Relacionamento Interpessoal” - Formações Modulares na Empresa internacional: Grupo Antolin Lusitânia; “Gestão e Motivação de Equipas” no Grupo Ezpeleta; “Cidadania e Sociedade”, “Cidadania Empregabilidade e Profissionalidade”, “Liberdade e Responsabilidade Democráticas”, “Processos Identitários”, Deontologia e Princípios Éticos”, no âmbito dos Cursos EFA e do CNO – Centros de Novas Oportunidades. Cerca de 16.000 (Dezasseis mil) - horas de formação ministrada, reportadas a Janeiro de 2013).

4. Obra Literária:

Cooperação Universal nos Direitos Humanos, in Revista Filosofia, Ciência & Vida, S. Paulo/Brasil: Escala, Ano II, Nº 22. 2008. O Desafio de Viver em Sociedade. 1ª Edição, Lisboa: Chiado Editora. Junho-2011 (ISBN: 978-989-697-168-7; Depósito Legal nº 326915/11) Crônicas, Cartas e Trovas. (Religião e Valores Culturais – págs 154-158). Coedição. Organização de Clarisse Maia-Guedes. Teresópolis-RJ/Brasil: Guemanisse. (ISBN 978-85-60516-26-1) S. Bento, Pescador de Homens. Confraria de S. Bento, Homenageia a Fé dos Seixenses. 1ª Edição, Lisboa: Chiado Editora. (ISBN: 978-989-697-400-8; Depósito Legal nº 336211/11) Vários Artigos, in Pórtico Cerveirense, Secção: Cultura e Cidadania, Gondarém – Vila N. Cerveira: Juvia – Pontevedra – Espanha, Nºs 2 a 12 e 5. (2008-2012). Dinâmica das Palavras. (Deontologia Profissional: Perspetivas de um Professor, págs. 102-109). Coedição. Organização de Clarisse Maia-Guedes. Teresópolis-RJ/Brasil: Guemanisse. (ISBN 978-85-60516-27-8). 2012. Direitos Humanos: Alicerces da Dignidade. 1ª Edição, Lisboa: Chiado-Editora. (ISBN: 978-989-697-690-3; Depósito Legal n.º 344445/12). 2012. Aldeias (Amor-de-Amigo), págs. 119-1126).Coedição. Organização de Clarisse Maia-Guedes. Rio de Janeiro/Brasil: Guemanisse. (ISBN 978-85-60516-28-5). 2013. A Nobreza do Poder Local Democrático. 1ª Edição, Lisboa: Chiado-Editora. (ISBN 978-989-51-0427-7. Depósito Legal N. 359073/13). 2013.