Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA PRAIA DE ÂNCORA: CALVÁRIO É UM SANTUÁRIO DA NATUREZA ONDE SE ERGUE UM TESTEMUNHO DA FÉ

Em 1904, quando os acessos ainda eram íngremes, um grupo de alguns ancorenses decidiu dinamizar o Monte do Calvário. Nos finais de séc. XVII, a Capela de S. Salvador do Mundo e a antiga Via-Sacra encontravam-se em estado de degradação. Então, com subscrições obtidas na freguesia de Vale do Âncora e comunidades de emigrantes, o monumental escadório foi concluído em 1908, e só em 1911 se construiu o adro da Capela, sendo a Capelinha restaurada.

Calvário (11)

Desde 1904, muitos melhoramentos foram feitos no Monte do Calvário e motivos de remodelação surgiram, alguns em parceria com a autarquia, como a transferência dos cruzeiros de Bulhente e do Roque, a construção da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, a cruz luminosa, infraestruturas sanitárias, parque infantil, parque de merendas, parque de estacionamento, novos escadórios, calcetamento, monumento do Imaculado Coração de Maria, iluminação do escadório, etc… O Monte do Calvário tem um notável e extenso escadório com Cruzeiros, a ermida antiquíssima e a gruta de Nossa Senhora de Lurdes que se encontra no corolário do Monte, de onde se desfruta uma vista panorâmica sobre Vila Praia de Âncora. O seu interior recria a ambiência da gruta onde apareceu a Virgem de Lurdes, em França.

A Capela de S. Salvador do Mundo, delimitada por um adro bem arranjado, possui um corpo com sacristia adossada. No interior, com cobertura de pedra em abóbada de canhão, destacam-se o altar-mor neoclássico com a imagem de Cristo Crucificado.

Quem subir ao Monte do Calvário tem um surpreendente panorama, junto à Capelinha do Salvador do Mundo, o mar e a terra alongam-se Vale do Âncora acima. A vista que se observa lá do alto é lindíssima. Vila Praia de Âncora é envolvida pelo mar e pela Serra d´Arga em abraço secular e o rio Âncora fecunda o seu vale milenar. Em duas palavras: desfruta-se de uma vista maravilhosa, onde se mistura o sonho com a realidade e a espiritualidade.

O Monte do Calvário constitui um espaço obrigatório de visita, sendo espaço de lazer com área de piqueniques, acesso automóvel e parque para autocarros. Desde já, lanço-vos o desafio de um dia no Monte do Calvário… Será um dia inesquecível, onde poderão descansar entre flores e silêncio, em contacto constante com a natureza, sendo um solitário lugar de privilégio para quem busca beleza e paz.

O nosso passeio mais uma vez chegou ao fim, espero que tenham gostado, porque eu adorei, aqui espero por vocês. Para a próxima, vamos até à Capela de S. Salvador do Mundo.

Fonte: O Vianense

Calvário - panorâmica (4)

Perto de Âncora fica a povoação de Gontinhães, de pescadores e de pedreiros, os pescadores ao pé do mar, os outros lá em cima no Calvário, unidos pelo caminho da Lagarteira, torto e lajeado. É uma aldeia pobre e humilde, pobre e doirada. Do escadório descobre-se o panorama, a amplidão do vale, o morro compacto que entre pelo mar e o fio manso do rio… Aqui o sonho não é azul, o sonho é verde. É ao mesmo tempo esquecido e verde, doirado e verde. Também a vida é baixinha: são as mulheres que lavram e as vacas que puxam os carros. Os homens foram por esse mundo rachar o lajedo e afeiçoar a pedra.

Raul Brandão, de Caminha à Póvoa

Calvário

Calvário - panorâmica (2)

Calvário (6)

Calvário (8)