Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFE INAUGURA EDIFÍCIO DO ARQUIVO MUNICIPAL

Ao longo da tarde, registou-se a inauguração de três melhoramentos pelo concelho. O primeiro a ser inaugurado, pelas 15h00, é o arranjo urbanístico da Igreja de Antime, que consistiu na requalificação do espaço envolvente do templo, construção de acessibilidades e casas de banho, num investimento de aproximadamente 200 000 euros. Promovido pela Junta de Freguesia, teve o indispensável apoio da Câmara Municipal, na disponibilização do projeto e apoio técnico, entre outros.

Uma hora depois, é inaugurado o edifício do Arquivo Municipal, que resulta da adaptação, recuperação e ampliação do chamado “Palacete do ex-Grémio”, um belíssimo imóvel “brasileiro” edificado em 1912 e que completa o quarteirão cultural, integrado ainda pela Casa Municipal de Cultura e pela Biblioteca Municipal.

Comparticipada pela ON 2, a obra de recuperação do edifício para instalação do Arquivo Municipal ascende a 1 229 600 euros.

As diferentes atividades que o Arquivo Municipal desenvolve ganharão nova dimensão com a sua transferência para o edifício definitivo (é a primeira vez que o arquivo municipal dispõe de instalações adequadas), pensado no sentido de responder aos desafios da sociedade atual e apto a reunir toda a documentação produzida pela administração nos últimos séculos, quer na documentação histórica, quer intermédia.

Vão concentrar-se nesta infraestrutura, adquirida pelo município em 2007, as áreas do Arquivo Municipal destinadas à receção, triagem, desinfestação, tratamento técnico e armazenagem de documentos, ações de conservação e pequenos restauros, as tarefas relacionadas com a transferência de suporte e de meios de reprodução, bem como áreas destinadas ao público, as quais incluem a sala de consulta, biblioteca de referência, serviço educativo, para além de espaços afetos à realização de exposições, conferências, ações de formação, workshops, entre muitas outras atividades, concretizando, desta forma, um projeto que se pretende que seja de âmbito concelhio e ao serviço do munícipe.

Finalmente, pelas 17h00, acontece a inauguração da Praia Fluvial e Zona de Lazer de Calvelos, uma obra comparticipada pelo programa PRODER e que orça os 143 580 euros.