Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE FAFE COMEMORA 103º ANIVERSÁRIO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Cumprindo a promessa feita pelo presidente da Câmara José Ribeiro, há um ano, na sessão solene evocativa do 5 de Outubro, onde reiterou a continuação da comemoração da República, apesar de não ser dia feriado, a Câmara de Fafe volta a evocar a data histórica da proclamação do regime republicano em Portugal, o que vem fazendo desde há mais de três décadas, com um programa comemorativo que se estende pelos dias 4 e 5 de outubro.

Além da sessão solene, regista-se a inauguração de melhoramentos pelo concelho.

No dia 4 de Outubro, a partir das 21h30, no Pavilhão Multiusos, realiza-se a tradicional Festa do Desporto, que compreende a entrega do Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe e do Troféu “Não à Violência-Viva o Desporto”, relativos à época 2012/2013 e que junta habitualmente centenas de desportistas locais.

Dia simbólico, contudo, é o 5 de outubro, este ano apenas circunscrito à sessão solene.

Após o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho com o desfile da Fanfarra dos Escuteiros de Antime, pelas 10h00, realiza-se no Salão Nobre a habitual sessão solene evocativa da efeméride.

A sessão é aberta pelo Presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, registando-se ainda a intervenção de José Ribeiro, a última como presidente da Câmara de Fafe, dado ter atingido o limite de mandatos.

A sessão solene comemorativa finaliza com a execução do Hino Nacional pela Academia de Música José Atalaya.