Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FESTAS EM HONRA DE S. MIGUEL TERMINAM HOJE EM CABECEIRAS DE BASTO

A atuação da ‘Banda Quadrângulo’ encerra hoje à noite, dia 30 de setembro, o programa das Festas Concelhias em honra de S. Miguel em Cabeceiras de Basto, programa este que brindou o concelho com 11 dias de animação, onde estiveram em destaque as corridas de cavalos, as chegas de bois, a desfolhada tradicional, o cortejo etnográfico, o concurso pecuário, a garraiada, os cantares ao desafio, os bombos e gigantones, as concertinas, o teatro e muita música popular, com realce para as atuações de ‘Quim Barreiros’ e ‘Augusto Canário’.

Procissão S. Miguel (29-09-2013) (89)

Apesar do mau tempo que se fez sentir durante o fim-de-semana, ontem, 29 de setembro, Dia de Feriado Municipal, milhares de pessoas assistiram à grandiosa procissão em honra de S. Miguel. Nesta sentida manifestação religiosa, os autarcas do Município fizeram-se acompanhar pelo presidente da autarquia francesa de Neuville-sur-Saône, Jean-Claude Olivier, que está de visita a Cabeceiras de Basto. Refira-se que aquela localidade da região de Lyon é geminada com Cabeceiras de Basto há 16 anos.

Ontem, o programa da TVI ‘Somos Portugal’ fez a sua emissão em direto a partir do Parque do Mosteiro, uma iniciativa que trouxe muita alegria e muita folia às Festas de S. Miguel. A noite de domingo encerrou com as atuações da Banda Cabeceirense e da Banda de Música de Amarante na Praça da República.

Procissão S. Miguel (29-09-2013) (129)

Também durante a tarde de ontem foi efetuado o Sorteio de S. Miguel, cujos números sorteados foram os seguintes: 1º Prémio: 2268; 2º Prémio: 0486; 3º Prémio: 5268; 4º Prémio: 5107; 5º Prémio: 2252; 6º Prémio: 1134; 7º Prémio: 4519; 8º Prémio: 2872; 9º Prémio: 2396; 10º Prémio: 3668; e 11º Prémio: 2646.

O dia de sábado, 28 de setembro, ficou marcado pela realização do Concurso Pecuário, uma organização da Câmara Municipal em colaboração com a Mútua de Basto/Norte, pela realização das Chegas de Bois, pela atuação do artista popular Augusto Canário e ainda pela ‘Noite de Estrelas’ organizada pela Associação Contacto.

Mesmo com as condições climáticas adversas, uma multidão de gente, oriunda de vários pontos do norte do país, deslocou-se a Cabeceiras de Basto para assistir às iniciativas que colocaram em destaque o património, as tradições e as potencialidades do concelho.

A Agro Basto – Exposição/Feira das Atividades Económicas, que encerrou ontem ao público, contou com a presença de 130 expositores dos mais diversos ramos de atividade, promovendo a economia local, a cultura e o turismo das Terras de Basto, um certame que encerrou com um balanço positivo.

Procissão S. Miguel (29-09-2013) (114)

Organizada pela Câmara Municipal e pela cooperativa Basto Vida, a edição 2013 da Feira e Festas de S. Miguel contou com a colaboração da Comissão de Festas, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, da Paróquia de Refojos, das Juntas de Freguesia, dos expositores, comerciantes, feirantes, industriais e ainda com a colaboração de vários patrocinadores que fizeram desta iniciativa mais um evento de sucesso em Cabeceiras de Basto.

Procissão S. Miguel (29-09-2013) (99)

Procissão S. Miguel (29-09-2013) (122)