Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE CAMINHA PROMOVE CAMINHOS DE SÃO JOÃO D’ARGA

Câmara Municipal pretende preservar as tradições associadas à Romaria de São João d’Arga

A Câmara Municipal de Caminha quer promover os Caminhos de São João d’Arga e preservar uma tradição de muitos anos: a romaria à serra. Para isso vai desenvolver trabalhos de limpeza e marcação dos caminhos, para que seja possível percorrê-los não só em tempo de romaria, mas durante todo o ano.

z

Os trabalhos já começaram. Nesta primeira fase, está a ser feito um inventário dos antigos caminhos do romeiro e posteriormente o Município vai proceder à limpeza e marcação dos percursos. Serão também elaborados topoguias para orientar o acesso aos Caminhos de São João d’Arga e para dar a conhecer as tradições associadas aos caminhos dos romeiros.

Esta intervenção vai permitir não só preservar uma tradição com muitos anos, como promover os caminhos e desta forma atrair mais visitantes e peregrinos à Serra. Ao sinalizar os percursos qualquer um pode percorrê-los durante todo o ano. Este é mais esforço do Município de Caminha em promover o concelho como um destino de eleição para a prática de desportos ao ar livre.

Amanhã é o dia da romaria a São João d’Arga

Uma vez que os trabalhos ainda não estão finalizados, o Município este ano vai associar-se às Juntas de Freguesia de Dem e de Vila Praia de Âncora, que todos os anos organizam a subida ao Mosteiro e que têm desenvolvido um trabalho de promoção e preservação dos caminhos.

Romaria S. Joao d'Arga (3)

Em Vila Praia de Âncora, o ponto de encontro para o início do percurso é na Igreja Matriz às 7h30 da manhã. Para quem quiser associar-se aos romeiros de Dem, o Município disponibiliza transporte a partir de Caminha até ao ponto de partida. Os interessados devem contactar através dos números 258721708/914476461 ou pelo e-mail cisa@cm-caminha.pt. A partida de Caminha está prevista para as 15h junto ao edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.

A romaria de São João d’Arga começa amanhã e termina, na quinta-feira, dia 29. Esta é uma festa que atrai todos os anos milhares de peregrinos e visitantes à serra. Segundo reza a lenda, após a subida ao monte, os peregrinos e visitantes têm como tradição dar três voltas à capela, seguindo-se da entrega de duas esmolas: uma ao santo e outra ao diabo. E para além da fé, muitos sobem a serra para assistir e participar nos cantares ao desafio, ouvir as bandas musicais em despique e as concertinas e provar o bagaço com mel, néctar oficial da romaria.

Joaquim Araujo / https://www.facebook.com/pages/Sao-Joao-DArga/258411130846875?sk=photos_albums

Romaria S. Joao d'Arga (2)