CABRAÇÃO FESTEJA A NOSSA SENHORA DO AZEVEDO
No dia 15 de agosto, festeja a Cabração a Nossa Senhora do Azevedo, padroeira da Freguesia. Neste dia, todos os filhos que em terras distantes labutam, estejam em Lisboa ou no estrangeiro, regressam à terra para encontrarem-se com os seus familiares e amigos. É a festa maior da freguesia que por essa altura se torna muito populosa. Atualmente, durante a maior parte do ano, apenas ali vive pouco mais de uma centena de almas numa vastidão com mais de dezasseis quilómetros quadrados, superior ao território de alguns concelhos do país.
Mas, apesar da escassez de gente, a festa nunca deixa de realizar-se e, da capela de Nossa Senhora do Azevedo, saem os pendões e os andores enfeitados em procissão até à Crus da Veiga, dando a volta ao cruzeiro e regressando pelo mesmo caminho. E, nenhum dos santos falta à procissão…
Também, no domingo que ocorre ao dia 13 de junho, o povo desta terra faz a festa a Santo António.
Em tempos mais recuados, nos finais de julho, também era costume as gentes da Cabração irem em peregrinação a Santa Rica que fica no Alto da Travanca, no limite geográfico com a vizinha Freguesia de Romarigães, do Concelho de Paredes de Coura. O culto e a festa eram realizados pelos povos das duas localidades. Atualmente, as gentes da Cabração ainda vão a Santa Rita mas a festa é organizada pelas gentes de Romarigães.
Fotos cedidas pelos habitantes da Freguesia da Cabração