Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL DE ARCOS DE VALDEVEZ APROVA DIAGNÓSTICO SOCIAL E PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez reuniu no passado dia 26 de Julho e aprovou dois documentos estratégicos para o concelho em termos sociais: o diagnóstico social e o plano de desenvolvimento social.

P7267609

O diagnóstico retrata a realidade social do concelho, apresentando os seus recursos, as suas potencialidades, bem como as principais problemáticas. Já o plano de desenvolvimento social aponta as estratégias de intervenção a seguir, no sentido da promoção, do desenvolvimento e coesão social concelhio.

Relativamente às principais problemáticas, o documento refere como grandes preocupações, entre outras, as questões relacionadas com o envelhecimento e a desertificação; o isolamento social a que alguns idosos do concelho poderão estar voltados; o desemprego, nomeadamente a falta de oferta de emprego e o desemprego jovem; a escassez de recursos na área da deficiência e a falta de respostas para este grupo da população, e ainda, os problemas relacionados com os comportamentos de saúde inadequados e os consumos, nomeadamente o alcoolismo.

Tendo em conta os recursos e as necessidades diagnosticadas, o plano de desenvolvimento social aponta como principais prioridades de intervenção para o concelho para o período 2013/2016: promover o emprego a nível local e aumentar os níveis de qualificação; promover respostas adequadas destinadas aos grupos mais vulneráveis da população (deficientes e idosos); promover competências sociofamiliares nas famílias disfuncionais; promover a intervenção junto de pessoas com problemas ligados ao álcool e promover o envelhecimento ativo.

Os parceiros do Conselho Local de Ação social de Arcos de Valdevez aprovaram os dois documentos (os quais resultaram de um trabalho participativo em que todos estiveram envolvidos) que representam, assim, excelentes ferramentas de trabalho conjunto.

P7267599