Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA INAUGURA REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA 5 DE OUTUBRO – AVENIDA DOS PLÁTANOS

Cerimónia tem lugar no próximo dia 7 de julho, pelas 17h30

A aprazível Avenida 5 de Outubro, regularmente conhecida como Avenida dos Plátanos, na margem esquerda do Rio Lima, em Ponte de Lima, foi alvo de uma profunda intervenção, como forma de valorizar aquele espaço público, um excelente percurso pedonal, que apresenta caraterísticas sobre o Rio Lima e envolvente natural onde é possível desfrutar da paisagem e observar a Ponte Medieval e o casario típico da frente marginal.

14

Com esta intervenção pretende-se dar continuidade à política de valorização da envolvente do Rio Lima e ao seu potencial paisagístico e turístico.

O projeto de arquitetura aprovado para esta intervenção baseia-se em favorecer a qualificação do espaço público pedonal e viário, de forma articulada com a recente intervenção de reordenamento viário executada na área envolvente, nomeadamente, no Passeio 25 de Abril, Avenida de S. João e Rua Inácio Perestrelo, eliminando-se as zonas de estacionamento e a definição de uma faixa de sentido único de circulação automóvel, bem como a repavimentação da faixa longitudinal de circulação pedonal com a substituição de grandes maciços de betonilha existente por solocimento, a substituição de grandes quantidades de calçada à portuguesa existente entre árvores por grelhas de arrelvamento em PVC de alta densidade e a renovação de todo o mobiliário urbano.

De referir que o trabalho de requalificação da Avenida, especialmente junto das árvores foi cuidadoso e executado manualmente para evitar danificar as raízes.

A intervenção enquadra-se com a área envolvente, que é parte integrante da zona de jardins e áreas de lazer, objeto do programa de valorização das margens do Rio Lima que tem vindo a ser implementada desde a data de entrada em vigor do Plano Director Municipal, e posteriormente do Plano de Urbanização de Ponte de Lima.

A cerimónia oficial de inauguração está agendada para o dia 7 de julho, às 17h30 na Avenida 5 de Outubro – Avenida dos Plátanos.