Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

DESFILE AMBIENTAL “À DESCOBERTA DOS TESOUROS DE ESPOSENDE” ANIMA PRAIA DE OFIR

Iniciativa realiza-se no dia 5 de julho, a partir das 10h00

No âmbito da Campanha Bandeira Azul 2013, a empresa municipal Esposende Ambiente, com a colaboração do Centro Interpretativo de S. Lourenço, realiza amanhã, pelas 10h00, junto à Praia de Ofir, em Fão, o Desfile Ambiental “À descoberta dos Tesouros de Esposende”.

DSCF3722

Subordinada ao lema da Bandeira Azul para a presente época balnear – “Conservar o nosso património é contribuir para a protecção do ambiente” – esta iniciativa visa divulgar alguns dos valores naturais e culturais existentes no concelho e, desta forma, contribuir para a sua valorização e preservação. Pretende ainda promover junto dos mais jovens a reutilização de resíduos urbanos e a diminuição do desperdício de matérias primas, apelando à utilização conscienciosa dos recursos naturais existentes e ao usufruto sustentado do património construído concelhio.

O desfile terá como protagonistas as crianças de várias instituições concelhias com valência de ATL, num total de cerca de 180 participantes, que irão apresentar os trajes e acessórios ecológicos que realizaram ao longo das várias oficinas temáticas que decorreram no espaço praia, no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, e no Centro Interpretativo de S. Lourenço, em Vila Chã. Os pontos a divulgar no âmbito desta iniciativa serão os moinhos de vento da Abelheira e de Apúlia, o Castro de S. Lourenço e os hábitos dos castrejos, a barca na travessia do rio Cávado, os sargaceiros, a floresta autóctone, o mar de Esposende e a sua biodiversidade.

Os banhistas que pretendam integrar o grupo de "modelos" poderão também inscrever-se na iniciativa, podendo para isso fabricar o seu traje e/ou acessórios na oficina que decorrerá hoje, na Praia de Ofir.

O desfile contará também com a participação da Liga Portuguesa contra o Cancro que, para além da construção de acessórios “especiais”, irá sensibilizar os participantes e todos quantos estiverem a assistir para a necessidade e importância de ajustarem os seus comportamentos, de modo a prevenir situações de risco.

Para além da mensagem que será difundida através dos próprios trajes durante o evento, serão transmitidas importantes noções sobre a realidade do concelho, com o intuito de sensibilizar os veraneantes para os valores naturais e culturais de Esposende, despertando, desta forma, o interesse em conhecer melhor a região onde normalmente passam férias.

DSCF3725