Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EM 1933, GRÉMIO DO MINHO PEDIU A BERNARDINO MACHADO COLABORAÇÃO PARA AJUDAR A CASA DO MINHO DO RIO DE JANEIRO

O Presidente da Direção do Grémio do Minho, sr. José de Azevedo, endereçou em 13 de novembro de 1933 uma carta ao escritor Bernardino Machado solicitando-lhe colaboração para número único a publicar por ocasião do Natal, com vista à obtenção de fundos destinados a ajudar a construção da sede do “Centro do Minho” do Rio de Janeiro.

 

Grémio do Minho era o nome pelo qual era então designada a Casa do Minho, em Lisboa. O “Centro do Minho” era a atual Casa do Minho do Rio de Janeiro, no Brasil. Refira-se que, entre 1930 e 1931 ou seja, por altura da grande depressão económica, aquela instituição promoveu o repatriamento de numerosos portugueses que então caíram na miséria, a viver no Brasil. Apenas em 1967, a Casa do Minho do Rio de Janeiro veio finalmente a adquirir um velho casarão situado na rua Cosme Velho, no Bairro das Laranjeiras, para aí proceder à edificação da sua sede social.

O documento que se reproduz pertence ao fundo DBG - Documentos Bernardino Machado.

Fonte: www.casacomum.org

A imagem mostra o velho casarão adquirido em 1967 pela Casa do Minho do Rio de Janeiro, o qual foi demolido para no local ser edificada a sua sede social conforme a imagem abaixo documenta.

563041_343245025789952_1897852370_n