Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINHO DESFILA EM LISBOA NO MEGA PIC NIC CONTINENTE

Ponte de Lima e Celorico de Basto levam à capital ranchos folclóricos, mascarados e zés pereiras

O Minho levou à capital a alegria e o colorido das suas festas e romarias. Várias representações da cultura tradicional provenientes de Ponte de Lima e Celorico de Basto estão a participar no grandioso evento que a cadeia de hipermercados “Continente” está a levar a efeito no Terreiro do Paço.

A meio da manhã, milhares de pessoas assistiram ao desfile que constituiu uma singela mostra no nosso mundo rural. Ranchos folclóricos, tocadores de concertina, cabeçudos e bombos de Ponte de Lima, Máscaras tradicionais de Celorico de Basto, caretos de Macedo de Cavaleiros, campinos do Ribatejo e romeiros de Vila Boim foram algumas das representações que participaram do cortejo.

O Terreiro do Paço, local que sempre simbolizou o poder central, razão pela qual os portugueses preferem manter a sua designação original em lugar de a identificarem por “Praça de Comércio” que, na realidade nunca o foi, deu hoje lugar a uma reconstituição do ambiente que se vive em espaço rural, atraindo ao local milhares de lisboetas. As crianças, muitas delas nascidas e criadas em ambiente citadino, estiveram em contato com os animais e a natureza, adquirindo a noção da verdadeira origem dos produtos alimentares que diariamente consomem.

A escassas dezenas de metros, à entrada da rua Augusta, decorre a feira das casas regionais na qual participam, entre outras, a Casa Cerveirense, a Liga dos Amigos do Concelho de Valença e a Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, constituindo uma oportunidade para dar as conhecer os seus produtos regionais e divulgar a nossa região.

A alegria, colorido e rusticidade do mundo rural marcam o ambiente em dia de festa, numa iniciativa que levou o campo à cidade e os seus habitantes ao contato com a realidade do mundo rural, sensibilizando-os para a necessidade de consumir aquilo que produzimos e é genuinamente português!

MegaPicNic Continente 047

MegaPicNic Continente 046

MegaPicNic Continente 045

MegaPicNic Continente 052

MegaPicNic Continente 051

MegaPicNic Continente 049

MegaPicNic Continente 055

MegaPicNic Continente 048

MegaPicNic Continente 050

MegaPicNic Continente 054

MegaPicNic Continente 041

MegaPicNic Continente 029

MegaPicNic Continente 028

MegaPicNic Continente 039

MegaPicNic Continente 026

MegaPicNic Continente 025

MegaPicNic Continente 024

MegaPicNic Continente 036

MegaPicNic Continente 022

MegaPicNic Continente 016

MegaPicNic Continente 007

MegaPicNic Continente 006

MegaPicNic Continente 014

MegaPicNic Continente 008

MegaPicNic Continente 061

MegaPicNic Continente 059

MegaPicNic Continente 056