Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CAMINHA APRESENTA PLANO ESTRATÉGICO 2014-2020 PARA O CONCELHO

Candidatura do rio Minho a Património Natural da Humanidade pela UNESCO é o grande projeto do Plano apresentado

O Município de Caminha apresentou hoje, dia 28, o Plano Estratégico para o concelho no intervalo temporal de 2014-2020. A principal proposta é a candidatura do rio Minho a Património Natural da Humanidade pela UNESCO.

apresentação Plano Estratégico Caminha 2014-202

O Plano Estratégico foi elaborado pela equipa de Custódio Oliveira, em estreita colaboração com o Município de Caminha. O consultor de comunicação explicou que “um plano estratégico de citymarketing é uma nova forma de gerir e encarar a gestão municipal, não é publicidade”. O Plano foi elaborado de forma a “atrair visitantes, novos residentes e investidores”, reforçou.

O plano está assente em quatro pilares fundamentais: a candidatura do rio Minho a Património Natural da Humanidade pela UNESCO, o projeto de navegabilidade do mar e do rio Minho, a constituição de uma Eurocidade Caminha, Vila Praia de Âncora e A Guarda (Espanha), e a defesa de Caminha como capital dos desportos de natureza.

Júlia Paula Costa destacou também o grau de exigência e de rigor que se impõe na gestão das vilas e das cidades, o que obriga a um rigoroso aproveitamento dos recursos existentes e a uma redução total dos desperdícios. “Esta tem sido a tónica da gestão do Município a qual queremos ampliar com este trabalho”, explicou a Presidente da Câmara Municipal.

apresentação Plano Estratégico Caminha 2014-202

A autarca realçou ainda a promoção de atividades de desporto outdoor como um importante fator de atração de turistas e de visitantes ao longo de todo o ano, exemplificando com o caso do Trail da Serra de Arga. “Cada vez mais, há um novo tipo de turismo ligado às atividades de desporto de natureza e o concelho de Caminha tem condições excecionais para a prática destas modalidades, da mesma forma que possui ótimas infraestruturas desportivas”, acrescentou.

O Plano Estratégico para o concelho de Caminha foi integrado no plano estratégico da CIM - Altominho para 2014-2020, o qual será o instrumento orientador para a gestão dos fundos comunitários do próximo quadro comunitário de apoio da Comunidade Intermunicipal. “Este foi um trabalho desempenhado pelo vereador Flamiano Martins que articulou a elaboração do plano de Caminha com o da CIM, dando contributos importantes sobretudo na área da rede de transportes e na lógica transfronteiriça”, frisou ainda Júlia Paula Costa.

apresentação Plano Estratégico Caminha 2014-202

apresentação Plano Estratégico Caminha 2014-202