Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BIBLIOTCA MUNICIPAL DE ESPOSENDE APRESENTA OLIVRO “O SEGREDO DE COMPOSTELA” DA AUTORIA DE ALBERTO SANTOS

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, vai promover, no próximo dia 19 de Julho, pelas 21h30, a apresentação do mais recente livro de Alberto Santos, intitulado” O Segredo de Compostela”.

Trata-se do terceiro romance histórico do autor, uma obra que aborda o sentido actual das peregrinações a Santiago de Compostela, lançando questões sobre este importante fenómeno religioso na Europa Ocidental. A história situa-se no final do século IV com uma parte substancial passada na antiga Bracara Augusta, então capital da Galécia.

Manuela Martins, docente da Universidade do Minho, que fez a revisão do livro, refere que “o Segredo de Compostela é uma obra genial de ficção histórica que se lê com enorme prazer. Sustentado numa sólida investigação e através de uma hábil narrativa, o seu amor desvenda a vida, o pensamento e a acção de Prisciliano, uma das figuras mais fascinantes e controversas da Galécia romana do século IV, ao mesmo tempo que nos faz mergulhar no complexo universo de institucionalização do Cristianismo no Império Romano. O confronto entre diferentes formas de interpretar e experienciar o divino e a intolerância serve de pano de fundo para o autor recriar ambientes, personagens e ideias que nos envolvem e, simultaneamente, desafiam a sua irredutível actualidade.”

Alberto Santos é advogado de formação e ocupa actualmente o cargo do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, concelho de onde é natural e onde reside.

Além de “O Segredo de Compostela”, Alberto Santos editou “A Escrava de Córdova” (2008) e “A Profecia de Istambul”(2010).